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Programa reúne família, escola e poder público para desenvolver nas crianças habilidades e mecanismos de resistência e de valorização da vida
Cerca de 3 mil alunos dos 5º e 7º Anos da rede pública municipal de Cuiabá, foram atendidos este ano pelo Programa Educacional de Enfretamento e Repressão às Drogas e Violência (Proerd).
Realizado por meio da parceria entre a Prefeitura de Cuiabá e a Polícia Militar de Mato Grosso o programa trabalha para elevar a autoestima das crianças abordando temas como drogas bullying, violência física, direitos e deveres, entre outros.
A coordenadora de Programas e Projetos da Secretaria de Educação de Cuiabá, Jane Regina da Silva Costa disse que o foco do programa é a prevenção à violência e a resistência às drogas, temas recorrentes nessa faixa de idade, devido à vulnerabilidade em que as crianças se encontram.
“Lá eles têm acesso a um material elaborado e estruturado sobre como agir em abordagens envolvendo oferta de drogas; como se comportar diante de uma situação de violência, ou se prevenir em relação a essas situações. As informações são repassadas uma vez por semana aos alunos que trabalham essas temáticas”, explicou a coordenadora.
A partir das informações, espera-se que as crianças e os adolescentes sejam multiplicadores. “O objetivo é criar uma sementinha e, a partir daí, eles sejam os multiplicadores dessas informações nas comunidades em que vivem, em casa e com os coleguinhas, na escola, estando preparados para lidar com essas situações”, finalizou a coordenadora.
No último dia 20, mais uma etapa do programa foi encerrada com uma cerimônia de formatura na Arena Pantanal envolvendo um total de 7.650 crianças e adolescentes. O encerramento das atividades de 2019 contou com as participações de professores além de monitores do projeto, pais de alunos e autoridades entre elas, comandante-geral de Policia Militar de Mato Grosso, coronel Jonildo José de Assis.
Proerd
O Proerd é uma ação preventiva, baseada no Programa Norte Americano DARE – Drugs Abuse Resistence Education, criado em 1983, por duas pedagogas.
O programa consiste numa ação conjunta envolvendo policiais militares, professores, especialistas, estudantes, pais e a comunidade, visando a prevenção e a redução do uso indevido de drogas e a violência entre estudantes, ajudando as crianças e adolescentes a reconhecerem as pressões e, a partir daí, a resistirem a elas.
A integração social é o princípio que orienta as atividades que são desenvolvidas em 10 lições que abordam noções de cidadania, técnicas para resistir a pressões e ao uso de drogas, prevenção contra a violência, maneiras de lidar com o stress, promoção de autoestima e tomada de decisões responsáveis.