Consultora financeira explica sobre a nova liberação de empréstimo para quem é beneficiário do BPC
Caso ocorreu na terça, no Altos da Serra; Semob havia dito que homem caiu ao perder controle
Imagens do circuito de monitoramento de segurança de uma rua no Bairro Altos da Serra 2, em Cuiabá, flagraram nesta terça-feira (3) uma viatura da Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob) atropelando um mototaxista.
A Pasta havia emitido uma nota afirmando que os agentes tinham solicitado que o mototaxista, de identidade não revelada, parasse durante uma abordagem e ele não obedeceu. Contaram então que ele fugiu em alta velocidade e por isso perdeu o controle da direção e acabou caindo.
No entanto as imagens mostram o profissional sendo perseguido pela viatura dos “amarelinhos” – como são conhecidos – e em seguida sendo atingido.
Populares que estavam no local se revoltaram e atiraram pedras e tijolos no carro, destruindo o para-brisas.
Os agentes informaram que o mototaxista não teria licença para atuar ou Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Ele ainda teve a moto apreendida pelos agentes.
Os guardas de trânsito não se feriram e relataram que estavam em fiscalização rotineira e ao avistarem a moto com o homem, identificaram que ele seria a mesma pessoa já autuada por eles anteriormente.
O mototaxista foi socorrido por uma ambulância do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência). Ele teve escoriações leves e não corre risco de morrer.
Segundo a Semob, um boletim de ocorrência foi registrado e o caso está sendo investigado pela Polícia Civil.
Afastamento
Na manhã desta quarta-feira (3), o prefeito Emanuel Pinheiro (MDB) determinou que os três agentes de trânsito fossem afastado de suas funções.
Segundo a nova nota, o prefeito tomou conhecimento sobre o vídeo na madrugada de hoje e ordenou o afastamento.
Além disso, comunicou que uma investigação interna já foi solicitada e os servidores podem inclusive ser exonerados de seus cargos.
“Cabe ressaltar que atitudes como estas são repudiadas pela gestão Emanuel Pinheiro – que prima pelo respeito e humanização à população, por meio dos serviços públicos”, diz trecho da nota.
Confira a 1ª nota da Semob, com versão distorcida sobre o fato:
“A respeito do ataque a uma viatura da Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob), a Pasta informa que:
– Os agentes faziam uma ação rotineira de fiscalização do transporte coletivo no bairro Altos da Serra.
-Também cabe aos profissionais a fiscalização de veículos de transporte privado, como táxis e moto-táxis. Assim, ao avistarem o envolvido, que já havia sido autuado anteriormente, solicitaram sua parada.
– Diante da solicitação o moto-taxista fugiu do local, perdendo o controle da direção e caindo logo em seguida.
– O homem recebeu os primeiros atendimentos dos agentes, que acionaram o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). A vítima sofreu escoriações leves e não corre risco.
– No local, populares atacaram a viatura com pedras e tijolos, causando danos ao veículo.
– Por este motivo, um boletim de ocorrência foi registrado e o caso será investigado pela Polícia Civil.
– Há que se destacar ainda que o moto-taxista não possui CNH e nem licença para atuar. Razões pelas quais teve sua moto apreendida.
– A Semob reforça que os profissionais não têm atribuições de Polícia e que irá apurar se houve irregularidades na ação. Se contatadas, todas as medidas cabíveis serão tomadas.”