Consultora financeira explica sobre a nova liberação de empréstimo para quem é beneficiário do BPC
O prefeito Emanuel Pinheiro publicou o decreto 7.929/2020, nesta quinta-feira (28), permitindo a reabertura de shopping centers, Shopping Popular, restaurantes, bares e lanchonetes. De acordo com o novo decreto, os quatro shoppings da Capital, assim como o Shopping Popular, no Porto, podem retomar as atividades na próxima quarta-feira, 3 de junho, mas apenas com 30% da capacidade.
Os estabelecimentos podem abrir as portas para o público de segunda-feira a sábado. Aos domingos e feriados, deverão permanecer fechados, apenas com sistema de delivery para os restaurantes.
No caso dos shopping centers, o horário de atendimento ao público permitido é das 14h às 22h para as lojas. Apenas 30% da capacidade de clientes será permitida até 30 de junho. A partir de 1º de julho, 50% da capacidade será permitida.
Os restaurantes das praças de alimentação nos shopping centers podem funcionar apenas a partir do dia 8 de junho, das 11h às 15h30 para o almoço; e das 18h30 às 23h para o jantar, de terça-feira a domingo. Às segundas-feiras deverão permanecer fechados, apenas com sistema delivery.
O horário de atendimento pelo sistema delivery está permitido de segunda a domingo, das 10h às 22H.
No Shopping Popular, os lojistas terão que fazer revezamento para abertura dos box, sendo que metade poderá abrir num dia, e a outra metade no outro. A capacidade de clientes também ficará restrita a 30% até o dia 30 de junho. A partir de 1º de julho, sobe para 50%. O horário de atendimento ao público está permitido das 9h às 17H.
Cinema: os cinemas não foram contemplados neste decreto. Apenas na semana que vem serão tratados, em nova publicação.
De acordo com o prefeito, o controle das medidas de prevenção, especialmente a capacidade máxima de 30% nos primeiros dias, caberá aos administradores dos shoppings.
Todos eles assinarão Termo de Compromisso se responsabilizando pelas medidas de biossegurança.
“Nós devemos defender aquilo que todos precisamos: o emprego, o salário, a dignidade, a produtividade. Por isso, depois desses longos 75 dias de medidas restritivas e suspensões de atividades econômicas, algumas podemos reabrir, sempre com base nesses indicadores técnico-científicos”, disse o prefeito.