Consultora financeira explica sobre a nova liberação de empréstimo para quem é beneficiário do BPC
O Hospital Municipal de Cuiabá (HMC) Dr. Leony Palma de Carvalho fechou o mês de maio com 100% dos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) ocupados, conforme dados divulgados pela Secretaria Municipal de Saúde. A unidade hospitalar é referência em atendimentos de média e alta complexidade para os 141 municípios de Mato Grosso.
Nos meses de março, abril e maio, o HMC atendeu 6.330 pessoas na urgência e ealizou 2.098 cirurgias de média e grande complexidade. Os dados dão conta de que, no contexto geral, os atendimentos a pacientes de pessoas residentes de outros municípios do estado chega a 60%.
Segundo o diretor-geral da Empresa Cuiabana de Saúde Pública (ECS) que administra o HMC, Alexandre Beloto o aumento de casos se dá ao fato de a unidade estar atuando em reforço a todas as medidas de enfrentamento a Covid-19, adotadas pelo prefeito Emanuel Pinheiro (MDB).
Esse desempenho, segundo o secretário municipal de Saúde, Luiz Antonio Pôssas de Carvalho, aliado às frentes de trabalho adotadas no combate à pandemia, incluindo o isolamento social, foram os responsáveis pelo não colapso do sistema de saúde até então.
A Prefeitura de Cuiabá deve disponibilizar um total de 105 leitos de UTIs exclusivamente para pacientes infectados pelo novo coronavírus distribuídos no Hospital de Referência à Covid-19 (sendo 40 vagas de UTI adulto e 15 pediátricas) já em pleno funcionamento e mais 40 leitos de UTI específicos para Covid no Hospital Municipal São Benedito. Outros 10 leitos de UTI serão também disponibilizados no Hospital de Referência em prazo célere.