Consultora financeira explica sobre a nova liberação de empréstimo para quem é beneficiário do BPC
Com mais de 10 frentes de obras espalhadas na capital mato-grossense, a Águas Cuiabá inicia nesta quinta-feira (04) mais uma etapa de ampliação do sistema de esgotamento sanitário da cidade. Serão duas equipes trabalhando simultaneamente para instalação de novas redes coletoras no bairro Boa Esperança. Com foco na conservação do meio ambiente, com investimento de 15 milhões, a obra faz parte do pacote de expansão no saneamento da região do Coxipó, permitindo que 7,1 mil moradores passem a contar com mais saúde e qualidade de vida.
A primeira frente de obra iniciará na Rua 5, no cruzamento com a Rua 44. Já a segunda equipe fará a implantação das redes a partir da Rua 62, ambas em direção à Avenida Fernando Corrêa da Costa. O destino dos efluentes coletados será a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Dom Aquino. A unidade foi modernizada em um plano de ação desenvolvido pela concessionária pertencente ao Grupo Iguá e, atualmente, é responsável por tratar 30 milhões de litros por dia. A expansão do Sistema de Esgotamento do Boa Esperança contempla a instalação de 30 km de novas redes e a construção de sete Estações Elevatórias de Esgoto (EEE) – estrutura que permite a condução dos esgoto até às estações de tratamento de esgoto.
Nas palavras do diretor-geral, William Figueiredo, a construção desse sistema reflete a ampliação do tratamento de esgoto da cidade. “Atualmente os sistemas de tratamento Tijucal e Dom Aquino, juntos, são responsáveis pela remoção de 12 toneladas de carga poluidora nos rios Coxipó e Cuiabá. Neste mês de fevereiro, também iniciamos a construção da ETE Ribeirão do Lipa que realizará o atendimento a 66 bairros. Gradativamente, novos bairros passarão a ser contemplados pelos serviços de tratamento atingindo o índice de 91% até 2024”, destaca o diretor.
Sistema de Esgotamento Tijucal – Paralelamente as obras do Boa Esperança, a Águas Cuiabá também iniciou, esta semana, a expansão no tratamento o Sistema de Tratamento de Esgoto Tijucal no bairro Jardim Imperial III. Com desenvolvimento previsto no período de 90 dias, a instalação de 2.500 metros de novas redes e 39 poços de visita, proporcionará que 5 mil pessoas passem a contar com uma nova realidade de saneamento.
Ainda em relação à rotina de obras da cidade, Figueiredo, destaca que “é pelo desenvolvimento das ações de eficiência operacional e expansão do esgotamento sanitário, necessárias para saúde e preservação ambiental que, desde 2017, a população tem vivenciado constantes mudanças no cenário do saneamento básico. O investimento de 1,2 bilhão em um extenso calendário de obras modifica a paisagem urbana momentaneamente, mas insere a capital mato-grossense na dianteira entre as melhores no saneamento brasileiro” – declara Figueiredo.
Boa Esperança – Com início marcado para ocorrer na próxima quinta-feira (04), as atividades no bairro seguirão um calendário de 120 dias. Os trabalhos desenvolvidos pelas equipes serão realizados de segunda a sexta, no período de 07h30 às 19h30 e aos sábados de 07h30 às 17h30. Passada a fase de obras das novas redes e testes operacionais, chegará o momento de os clientes efetuarem as conexões ao sistema de saneamento. Os profissionais da companhia informarão aos moradores e comerciantes, das localidades contempladas, como realizar os procedimentos de efetivação do processo de coleta.
Sobre a Águas Cuiabá – Por meio de concessão plena com validade de 30 anos, a Águas Cuiabá assumiu os serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário na capital mato-grossense em 2012. A empresa atende a 613 mil pessoas e tem como objetivo universalizar o acesso da população à água de qualidade e à coleta e tratamento de esgoto. Desde 2017, faz parte da Iguá Saneamento, companhia que está presente em 37 municípios brasileiros e que alcança 6 milhões de pessoas com o compromisso de ser a melhor empresa de saneamento para o Brasil.
Sobre a Iguá Saneamento: A Iguá é uma companhia de saneamento, controlada pela IG4 Capital, que atua no gerenciamento e na operação de sistemas de abastecimento de água e esgotamento sanitário por intermédio de concessões e de parcerias público-privadas. Atualmente, está presente em 37 municípios de cinco estados brasileiros – Alagoas, Mato Grosso, Santa Catarina, São Paulo e Paraná – por meio de 18 operações que, somadas, beneficiam cerca de 6 milhões de pessoas. O alcance dos serviços prestados pela companhia a coloca entre os principais operadores privados do setor de saneamento do país. Em 2020, a Iguá aderiu à Rede Brasil do Pacto Global, iniciativa da Nações Unidas (ONU) para mobilizar a comunidade empresarial na adoção e promoção, em suas práticas de negócios, de Dez Princípios universalmente aceitos nas áreas de direitos humanos, trabalho, meio ambiente e combate à corrupção. A companhia foi eleita, em 2020, pelo quarto ano consecutivo, uma ótima empresa para se trabalhar pela consultoria Great Place to Work (GPTW). Atualmente, emprega cerca de 1,5 mil pessoas. O nome Iguá é uma referência direta ao universo em que atua: em tupi-guarani, “ig” quer dizer água. www.iguasa.com.br.