Consultora financeira explica sobre a nova liberação de empréstimo para quem é beneficiário do BPC
A Prefeitura de Cuiabá lançou na manhã desta segunda-feira (19), a campanha de vacinação contra Influenza, no PSF do bairro Jardim Independência e a imunização terá início a partir desta terça-feira (20), em todos os postos de saúde, com exceção de alguns locais onde não há condições de fazer a separação entre os pacientes de COVID e os que vão ser vacinados.
“Agora, mais do que nunca, precisamos evitar hospitalizações, em razão do aumento no número de casos de coronavírus. As equipes de vacinação estão preparadas para conduzir as campanhas contra a Influenza e a Covid paralelamente, por isso pedimos que a população cuiabana se atente para os grupos de imunização já disponivel para a vacina da Influenza e compareçam aos postos, sempre fazendo o uso da máscara de proteção facial e as demais medidas de Biossegurança”, disse o prefeito Emanuel Pinheiro.
Neste primeiro momento, a campanha contemplará os seguintes grupos: crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias), gestantes e puérperas. A previsão é que a campanha aconteça até o dia 9 de julho.
“A campanha é extremamente importante, porque tem algumas semelhanças com a Covid. A diferença é que ela ataca mais as crianças e gestantes, por isso que elas são iniciais, mesmo assim há alguns sintomas que eles se confundem, por isso é importante a imunização neste primeiro momento”, disse a secretaria da SMS, Ozenira Félix.
As unidades que NÃO terão vacina contra a gripe são: PSF Osmar Cabral / Liberdade, PSF Nova Esperança, PSF Pedra 90 lll e lV e PSF São Gonçalo, na região Sul; PSF Novo Horizonte e CS Ana Poupina, na região Leste; PSF Santa Amália /Jd. Araçá, PSF Santa Isabel I e II e PSF Santa Isabel III, na região Oeste.
Maria Inocência dos Reis, que levou no PSF Jd Independência, a filha de 4 anos para ser vacinada, agradeceu à todos e falou sobre a importância da imunização.
“É muito importante sim tomar a vacina, porque são os anticorpos que defende eles [crianças] das doenças. Ainda mais nesse momento tão difícil que estamos passando de pandemia, graças a Deus que temos esses cientistas que estão lutando tanto para que o mundo tenha essa vacina. O que seria de nós sem isso?”, desabafou.
Em todo Brasil, foram disponibilizadas 75 milhões de doses e o objetivo é atingir 90% de cada um dos grupos prioritários. Cuiabá recebeu 21 mil doses. A vacina previne contra três tipos de Influenza: Influenza A H1N1, Influenza A H3N2 e Influenza B.