Consultora financeira explica sobre a nova liberação de empréstimo para quem é beneficiário do BPC
Os bairros Pedra 90, Coxipó, os três CPAs e bairros circunvizinhos são os campeões quanto ao número de denúncias de aglomeração, afirma o Secretário Municipal de Ordem Pública, coronel Leovaldo Silva. Segundo o secretário, muitas das denúncias realizadas em Cuiabá não são necessárias por não configurarem, de fato, aglomerações.
“A grande Morada da Serra, CPA I,, II, III e IV e os bairros circunvizinhos. Depois segue-se a grande região do Coxipó, com foco principal no Pedra 90”, detalha o secretário ao Olhar Direto.
Leovaldo explica que há uma certa dificuldade em se quantificar numericamente o que configura ou não uma aglomeração. Por este motivo, a Pasta acaba recebendo denúncias que não deveriam ser feitas, às vezes feitas por concorrentes de estabelecimentos, como também trotes são comuns. Leovaldo não quantificou em números, mas explica que a grande maioria dessas denúncias são resolvidas na base do diálogo.
“A aglomeração é justamente onde não dá para você fazer o distanciamento social. Quatro pessoas é aglomeração? Você não tem um número. É um ajuntamento onde você não consegue fazer o distanciamento social entre as pessoas. Mas aí eu fico atendendo um monte de coisa que não é [aglomeração], e você chega lá e manda uma pessoa afastar da outra e resolveu. Os trotes também [acontecem] e [tem] a concorrência, a denúncia dos concorrentes”.
Apesar das denúncias de aglomerações, as mais recorrentes são, na verdade, referentes a pessoas que ultrapassaram o horário permitido de funcionamento – atualmente, definido por decreto até às 22h para bares e restaurantes na capital. “Às vezes [é] até por necessidade. Você vê que o cara precisa vender o produto dele”, acrescenta.
Termo de compromisso
Leovaldo se reuniu nesta terça-feira (20) com o Secretário de Estado de Cultura, Esporte e Lazer, Beto Dois a Um, Associação Brasileira de Bares e Restaurantes em Mato Grosso (Abrasel-MT) e o Sindicato dos Hotéis, Restaurantes e Similares de Mato Grosso (SHRS) para a assinatura de um termo de compromisso para a colaboração entre Governos Estadual e Municipal com a Associação para conscientizar os estabelecimentos quanto ao cumprimento de medidas contra o novo coronavírus.
Novo decreto
Os estabelecimentos comerciais poderão funcionar das 5h às 22h, de segunda a sábado. Anteriormente, era permitido das 5h às 20h. Nos domingos, fica mantido o horário de 5h às 12h, com exceção dos restaurantes, inclusive os de shopping centers, que poderão funcionar até 15h.
O funcionamento de restaurantes e similares nas modalidades take-away (pegue e leve) e drive-thru poderá funcionar até 22h45. A regra anterior permitia até 20h45. Os serviços de delivery continuam autorizados a funcionar até 23h59.