Com aval do setor produtivo o agrimensor Antonio Francisco Batista Filho (Toninho) assumiu a Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente com o propósito de “manter as ações da agricultura familiar que já é referência para outros municípios e do meio ambiente que tem um papel importante para o setor produtivo, como também estabelecer uma interação profissional com o produtor rural”.
Com a formação acadêmica em gestão ambiental e a experiência profissional de muitos anos atuando no setor, Toninho tem como meta de estreitar a relação com o produtor rural exatamente nas questões ambientais, subsidiá-los nas dificuldades junto a SEMA, Intermat, Incra, já “que nas funções principais da produção como plantar na hora certa, colher, adubar, cada produtor tem o técnico especializado, mas que não lida com a parte ambiental e nós vamos suprir essa deficiência”.
A secretaria tem duas coordenadorias – Agricultura Familiar e Meio Ambiente, que na avaliação do secretário estão desenvolvendo ações importantes para o setor produtivo. Segundo Toninho, a agricultura familiar, sob a responsabilidade de Rogério Delmon, “tem crescido muito, a produção já consegue abastecer as nossas feiras e mercados devido a qualidade dos produtos”. Pela sua ótica, a agricultura familiar já conquistou seu espaço no mercado e tem visibilidade como setor importante na economia da região.
O meio ambiente teve uma evolução muito grande sob a gestão do atual secretário, “conseguimos, enquanto coordenador, estabelecer um diálogo com os órgãos estaduais e avançamos de maneira significativa principalmente na parte de licenciamentos; apenas para exemplificar, quando precisamos de material para uso da Prefeitura, o licenciamento para as cascalheiras está sob nossa responsabilidade, evitando a burocracia e a demora de um órgão em Cuiabá”. Essa coordenadoria está
sob a responsabilidade do agrônomo Igor Nascimento, servidor de carreira na parte ambiental.
Maria Luiza