Consultora financeira explica sobre a nova liberação de empréstimo para quem é beneficiário do BPC
A fonoaudióloga Samia Ribeiro da Audax Aparelhos Auditivos defende que quanto antes o paciente que possui perda auditiva fazer o diagnóstico, mais eficaz é o tratamento. Samia atua na área auditiva há mais de 15 anos em Cuiabá e aconselha que crianças e jovens que estão com dificuldade de audição devem buscar uma avaliação.
A perda auditiva permanente é um grave problema de saúde pública, que apresenta resultados satisfatórios em seu tratamento se a intervenção ocorrer nos primeiros meses de vida. O diagnóstico precoce da perda auditiva tem benefícios incalculáveis para a qualidade de vida das pessoas. O desenvolvimento da linguagem e a maneira como nos relacionamos com os outros está em jogo.
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), 34 milhões de crianças apresentam graus de perda auditiva que são incapacit
antes. Estas situações têm consequências graves para o desenvolvimento e a capacidade de relacionamento das crianças, já que os três primeiros anos de vida são chave neste aspecto.
O preocupante, de acordo com números da OMS, é que 60% dos casos de perda auditiva que podem se converter em surdez ou perda auditiva severa, devem-se a causas que podem ser prevenidas e terminam custando $750 milhões de dólares aos sistemas de saúde em nível global.
Assim sendo, foram desenvolvidos exames para identificar os casos de perda auditiva em suas fases iniciais e elaborar um diagnóstico detalhado. A dra. Samia Ribeiro comenta sobre a importância de se fazer o exame. “Os exames real
izados pelo paciente deve ser levado até o médico otorrino o mais rápido possível para fechar o diagnóstico da pessoa que está com perda auditiva. Em seguida o médico indica qual é o tratamento adequado para cada caso”, disse Samia Ribeiro.
A perda auditiva têm consequências graves para o desenvolvimento e a capacidade de trabalho socialização e relacionamento das crianças e jovens e todo atenção da família se faz necessária para identificar problemas de surdez.