Primavera Leste conta com 9.298 empresas ativas de comércio, serviço, indústria e agronegócio e a tendência é que nos próximos anos, esses números inflem ainda mais.
Um crescimento tão grande pode gerar curiosidade, afinal porque Primavera está crescendo tanto?
De acordo com o Secretário de Desenvolvimento Econômico, Franklin Rohr, o município passa por um momento sem igual na sua história, no que se refere a verticalização industrial. Com uma das leis de incentivo mais agressiva e abrangente do Estado (Lei 1779/2018).
“Nossa cidade tem se notabilizado pela chegada de novas indústrias, tanto é que no momento são 19 na fase de projeto ou construção. Isso tudo se dá pela ótima administração pública, Agricultura que é referência no Estado e país, comércio forte e logística privilegiada”, justifica o secretário.
A cidade fica no entroncamento da BR 070 com a MT 130, e muito em breve será contemplada com a chegada da Ferrovia. É ainda Polo de uma região com 11 cidades, referência em Saúde, Educação, Cultura e Lazer com milhares de vagas de empregos esperando para serem preenchidas, atraindo mais pessoas para morarem em uma das melhores cidades de Mato Grosso.
“Tudo isso faz com que a cidade não pare de crescer”, destaca.
Investimento e geração de emprego
Entre as indústrias que estão em fase de construção, destacam a Denardi, uma indústria de módulos pré-fabricados para construção civil no conceito de indústria 4.0 com investimento de cerca de R$ 2,5 milhões, com a expectativa da criação de mais de 110 empregos diretos e indiretos.
Outra empresa se instalando é a Gebon, indústria de sorvete, que irá investir R$ 6 milhões, gerando quase 300 empregos diretos. Além de gigantes com a Usina FS e a Valorem.
“O Brasil se crescer muito vai crescer de 0,8% a no máximo 1,2% e Primavera deve passar de 10% a 13% de crescimento, e um aumento de 20 mil pessoas nos próximos 2 anos, tudo isso alavancado pelo processo industrial passado pela cidade, elevando Primavera do Leste como Polo da Região Sul do Estado e isso facilita conseguir trazer grandes redes e lojas”, diz o prefeito Leonardo Bortolin.
Novo Distrito Industrial
Ainda de acordo com o Plano de Incentivo e Fomento a indústria o Distrito Industrial Adivino Castelli está sendo construído com recursos do próprio município.
De acordo com Franklin Rohr são 8 empresas em fase de projeto ou construção que irão produzir sorvete, defensivo químico, indústria no ramo de tecelagem entre outras, que vão gerar 1.500 empregos direto. Ainda existe terreno disponível e devem chegar mais três ou quatro negócios.
O poder municipal está trabalhando para oferecer toda a infraestrutura necessária para a instalação de novas indústrias e criação de novos empregos.
“Um dos segredos do crescimento de Primavera do Leste é uma gestão atuante, com servidores capacitados e integração entre todas as áreas da sociedade, seja com o legislativo, polícias, produtor rural, comércio todos trabalhando juntos, não tem como o projeto de uma Primavera cada mais forte economicamente”, Ademir de Goes.
Planejamento para qualificação profissional
Ao passo que o número de empresas e indústrias cresce, inevitavelmente muitas novas vagas de emprego surgem, e para conseguir manter bem assistidas as empresas, Primavera do Leste também investe em mão de obra especializada, exemplo disso é o ‘Projeto Qualifica Primavera’.
Se trata de uma parceria do Governo de Estado de Mato Grosso, através da Setasc (Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania), junto ao Senai e Senac. O objetivo é preparar os munícipes para o mercado de trabalho.
Os cursos oferecidos são avaliados e abertos de acordo com a necessidade do mercado, após um levantamento efetuado pelas Secretarias de Desenvolvimento Econômico e Assistência Social.