Consultora financeira explica sobre a nova liberação de empréstimo para quem é beneficiário do BPC
A primeira-dama de Cuiabá, Marcia Pinheiro, participou do lançamento da programação do Outubro Rosa, na segunda-feira (10), no auditório da Secretaria Municipal da Mulher. O evento contou com a presença de diversas lideranças de bairros para efetivar a parceria do movimento comunitário.
“Nós precisamos dos presidentes e lideranças para buscar essas mulheres que precisam ter o acesso a esse atendimento porque isso significa salvar vidas”, frisou a primeira-dama em relação à importância do diagnóstico precoce (tumores menores de 1 cm), que pode significar até 95% de chance de cura.
A prefeitura irá montar uma grande estrutura, na Praça Alencastro, na próxima semana, para atender até 100 mulheres, por dia, no acesso à informação, exames preventivos ao câncer de mama e direcionamento especializado.
O fluxo de atendimento será dividido em três etapas, sendo a primária realizada pelos profissionais da secretaria da Mulher no atendimento, cadastro e identificação das mulheres.
Em seguida, a Secretaria Municipal de Saúde, a cargo da Atenção Básica, disponibilizará duas enfermeiras que farão a triagem do público.
Nessa etapa será ensinado o autoexame da mama e também a promoção da informação, via palestras acerca da importância do processo preventivo.
A Central de Regulação ficará a cargo da terceira etapa com o oferecimento de atualização cadastral do Cartão Nacional de Saúde, consulta sistêmica de cirurgias pendentes, além do encaminhamento prioritário para as unidades de saúde, de modo a garantir a realização eventuais exames necessários identificados na triagem.
“É um pedido da nossa primeira-dama que essas mulheres que passarem pela triagem e necessitarem dos exames, sejam acompanhadas de perto pela secretaria da Mulher. O que mostra toda a preocupação e humanização da nossa gestão que pensa acima de tudo nas pessoas”, frisou Cely Almeida, titular da pasta da mulher.