Consultora financeira explica sobre a nova liberação de empréstimo para quem é beneficiário do BPC
A Avenida João Eugênio Gonçalves Pinheiro, localizada no bairro Areão, está ganhando um novo sistema de iluminação pública. O trabalho é realizado por meio da Empresa Cuiabana de Zeladoria e Serviços Urbanos (Limpurb) e deve ser finalizado ao longo desta semana. A ação faz parte do plano de modernização desenvolvido pela gestão Emanuel Pinheiro.
Conforme o projeto elaborado e executado pela Limpurb, o trecho da via situado entre as avenidas João Gomes Sobrinho e Fernando Corrêa da Costa, serão instalados 18 postes de concreto e 24 braços longos, com luminárias de vapor metálico de 250 watts de potência. Também serão utilizados mais de 1,1 mil metros de cabeamento.
“Quando se fala em segurança, em qualidade de vida, também estamos falando de iluminação pública. Uma das primeiras determinações do prefeito Emanuel Pinheiro foi que criássemos uma solução para melhorar a prestação desse serviço à população. Estamos colocando isso em prática e vamos continuar avançando”, comenta o diretor-geral da Limpurb, Júnior Leite.
Desde 2017, a gestão Emanuel Pinheiro tem adotado medidas que assegurem o avanço gradativo do plano de modernização. Esse trabalho é feito em duas etapas, sendo que a primeira consiste na substituição de lâmpadas “amarelas” por luminárias de vapor metálico, que produzem a coloração branca.
A segunda etapa, também em andamento, constitui na instalação de luminárias de LED nos grandes corredores de mobilidade urbana, praças e parques públicos. De acordo com Júnior, Cuiabá tem um parque de iluminação pública de aproximadamente 90 mil lâmpadas e uma parte considerável delas já foram trocadas por do tipo LED e vapor metálico.
“É óbvio que o ideal seria a troca pelas lâmpadas de LED, mas ainda não é possível fazer isso por conta do custo desse equipamento. Todavia, as lâmpadas de vapor metálico têm um rendimento de até 50% melhor que as amarelas, custa infinitamente mais barato que as LED, e garante uma claridade maior para nossa cidade”, pontua o diretor-geral