Consultora financeira explica sobre a nova liberação de empréstimo para quem é beneficiário do BPC
O presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso (Crea-MT), eng. civil Juares Samaniego recebeu do Sindicato dos Engenheiros de Mato Grosso (Senge-MT), quarta-feira, 26 de abril da 1° edição do Manual de Acessibilidade para Construção Civil, desenvolvido por meio do edital de patrocínio do Chamamento Público.
Para o presidente do Senge-MT, eng. agrônomo Luiz Benedito de Lima é um orgulho e felicidade participar do desenvolvimento dessa obra, que é uma referência para a acessibilidade brasileira e é um instrumento para profissionais das Engenharias, Agronomia e Geociências notarem esses parâmetros fundamentais para a execução de suas atividades. “ Com relação a nossa contribuição através deste manual, oferecemos incentivo, apoio institucional para que dessa forma a missão consolidasse”, disse Luiz Benedito.
O presidente do Crea Mato Grosso, engenheiro civil Juares Samaniego, explicou Chamamento Público é voltado aos profissionais das engenharias e que o principal objetivo é selecionar projetos que direcionem à missão, aos valores e estratégia do conselho, além de envolver ações de interesse das áreas da Engenharia, Agronomia e Geociências. “ Uma forma de contribuir para o fortalecimento, valorização e aproximação das profissões pertencentes ao Sistema Confea/Crea”, destacou Juares.
Chamamento público – A comunicação do Crea-MT, no âmbito externo, visa atender ao dispositivo constitucional de publicidade e transparência de atuação da Administração Pública, com foco em campanhas de caráter educativo, informativo ou de orientação social, visando divulgar suas atribuições de fiscalização e regulamentação do exercício profissional definidas na Lei nº 5.194, de 24 de dezembro de 1966. Como ação de comunicação, o patrocínio do Crea-MT busca agregar valor à marca, consolidar posicionamento, gerar identificação e reconhecimento, estreitar relacionamento com públicos de interesse, divulgar programas e políticas de atuação, por meio da aquisição do direito de associação da imagem do Conselho, enquanto patrocinador de projetos de iniciativa de terceiros.
Principal objetivo do Manual de Acessibilidade – propor informações técnicas, conceitos e legislação vigente no âmbito federal relacionadas às atividades de planejamento, construção de cidades e edificações, referente à acessibilidade. Visando direcionar profissionais do Sistema Confea/Crea das áreas de Engenharia, Urbanismo e correlatas, o manual explica a necessidade de adaptações frequentes, de modo a contribuir para uma cidade mais democrática e que respeita a diversidade humana no seu direito de ir e vir, conforme a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência) nº 13.146, de julho de 2015, e Norma técnica brasileira (NBR) 9050/2015. Este trabalho é abundante para formação de uma cultura atualizada, com intuito de inserir no dia a dia todas as pessoas em igualdade de condições no que diz respeito à Mobilidade Urbana, tornando os espaços públicos e as edificações acessíveis de acordo com os conceitos do desenho universal. O manual trata-se de um compilado de informações sobre acessibilidade, em especial aquelas contidas na Cartilha de Orientação de Acessibilidade do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Santa Catarina (Crea-SC) e do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea). As cidades do futuro deverão garantir cidadania para todos, promovendo, assim, o acesso à educação, trabalho, transporte, saúde e lazer.
Além do presidente do Crea-MT, eng. civil Juares Samaniego e do Senge-MT, eng. agrônomo também estive presente o associado da entidade classe eng. químico Noe Rafael da Silva.
Cristina Cavaleiro/ Gerência de Relações Públicas e Marketing e Parlamentar(GEMAR)/Fotos: Rennan Kawahara