Um concorrido evento abriu a programação da VII Semana Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência, na tarde de quinta-feira (21), no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Mato Grosso (OAB-MT). “É uma grande satisfação para a Ordem poder realizar esse evento, precisamos, sim, nos reunir, debater, conversar e atuar para a garantia dos direitos das pessoas com deficiência, para garantir o que estabelece a nossa constituição federal que é, sobretudo, o direito a igualdade, o princípio da dignidade da pessoa humana”, enfatizou Gisela Cardoso, presidente da OAB-MT, durante a solenidade.
A abertura da Semana foi marcada por uma roda de conversa e uma palestra, quando foram debatidos assuntos relacionados a educação inclusiva e a gestão municipal, especificamente sobre os direitos das pessoas que vivem com alguma limitação física. A realização foi uma parceria entre o Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CONEDE-MT) e a Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiências da OAB-MT.
“Temos uma parceria com muito diálogo e que fortalece o movimento”, disse a presidente do CONEDE-MT, Jandira Andrade.
O presidente da Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiências, Rodrigo Guimarães de Souza, destacou que o preconceito se combate com conhecimento. “Eventos como esse visam, justamente, levar o conhecimento para todos. Devemos estar receptivos para aprender sempre”.
“Precisamos nos unir, os Poderes, as instituições, todos, para buscarmos, cada vez mais, ações que visem a inclusão e a diminuição de discriminações que ainda existem”, finalizou a presidente da OAB-MT.
Formaram o dispositivo de honra, além da presidente da OAB-MT, Gisela Cardoso, o presidente e o vice-presidente da Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiências, respectivamente Rodrigo Guimarães de Souza e Cleiton Pereira Alves. A presidente do CONEDE-MT, Jandira Andrade; o promotor de justiça do Ministério Público de Mato Grosso, Cesar Faccioli; o secretário adjunto de Direitos Humanos da Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania, Kennedy Dias; o procurador de Contas do Estado de Goiás, José Gustavo Athayde; a advogada e professora especialista em Direitos das Pessoas com Deficiência, secretária-adjunta da Comissão Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência do CFOAB, Ludmila Hanisch; a presidente da Federação Estadual das APAES/MT, Silvia Nogueira Artal; e o assessor parlamentar Riguel Brum de Paula.
—
Judite Rosa
imprensaoabmt@gmail.com
Instagram @oabmatogrosso