Consultora financeira explica sobre a nova liberação de empréstimo para quem é beneficiário do BPC
As equipes da Secretaria de Assistência Social, responsáveis pelo atendimento do Cadastro Único, continuam realizando ações em diversas regiões da cidade, buscando ativamente famílias com atualizações cadastrais desatualizadas. Essa desatualização pode resultar na suspensão de benefícios, como o Bolsa Família.
Com o intuito de agilizar o atendimento, mutirões estão sendo promovidos nos bairros e em locais de fácil acesso. Isso proporciona a oportunidade para aqueles que não conseguem se deslocar até os Centros de Referência em Assistência Social (CRAS) a buscarem esse serviço em seus próprios bairros.
Nessa terça-feira (14), a ação se concentrou no bairro Alameda, onde os moradores compareceram à Comunidade Sagrado Coração de Jesus em busca de informações sobre os benefícios. Dona Regina Célia de Campos foi uma das beneficiadas: “Soube dessa ação aqui no bairro e vim saber de um benefício que estava suspenso há pelo menos três meses. Para minha surpresa, o dinheiro estava depositado em conta, e agora poderei resgatar o valor, que chega em boa hora”, comemorou.
Ela ressaltou a importância de manter os dados atualizados para evitar a suspensão do benefício, destacando que seu cadastro não estava em ordem, o que resultou na suspensão. “Saio daqui aliviada, pois estou desempregada e com o aluguel atrasado. Esse dinheiro vai ajudar muito, e estou muito feliz”.
Anete Luiz de Souza também participou do mutirão em busca de informações sobre o programa habitacional. Um dos critérios para a inscrição e sorteio das casas é manter os dados atualizados. “Vim em busca dessas informações, sou mãe solteira e pago aluguel. Quero me inscrever no programa e concorrer ao sorteio das casas, por isso vim atualizar os dados e ver se tenho condições de me inscrever”.
A coordenadora do Cadastro Único destaca que desde junho, a equipe da Assistência Social realiza essas ações nos bairros, com resultados positivos. “O mutirão nos bairros encurta a distância e se aproxima da população, que não reside próximo aos CRAS, onde existem postos de atendimento. Daí a importância dessa ação nas comunidades”.
Vale ressaltar que em Várzea Grande existem quatro Centros de Referência em Assistência Social (CRAS): Cristo Rei, Santa Maria, São Mateus e Jardim Glória. Todos esses locais contam com equipes dedicadas ao cadastramento de novas famílias e à atualização do Cadastro Único. Além dos CRAS, a Secretaria de Assistência Social mantém uma unidade específica para o Cadastro Único, onde são realizadas novas inscrições e atualizações cadastrais.
Parceria para o Projeto Social no Chapéu do Sol – O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso – Campus Várzea Grande – solicitou à Secretaria de Assistência Social uma parceria de serviços para um projeto a ser realizado no próximo sábado (18), das 8h às 12 horas, no Chapéu do Sol, denominado “Chapéu do Bem”.
O projeto, desenvolvido pelos alunos do 6º semestre do Curso Superior em Tecnologia de Gestão Pública, busca atender às demandas dos cidadãos do bairro Chapéu do Sol, oferecendo serviços sociais que contribuam para o desenvolvimento da sociedade. A ação inclui a inclusão e atualização do Cadastro Único.
A titular da pasta, Ana Cristina Vieira, destacou a parceria com o IFMT, ressaltando a importância desses projetos na vida dos acadêmicos e oferecendo apoio à instituição e aos alunos. “Não só estaremos presentes, mas também nos colocamos à disposição para outras informações que possam contribuir para o desenvolvimento dos alunos envolvidos no projeto”.