Breaking News :

Consultora financeira explica sobre a nova liberação de empréstimo para quem é beneficiário do BPC

Fonoaudióloga defende diagnóstico precoce para prevenção da perda auditiva

Atleta olímpico participa de jogo de fuga em Cuiabá

Dia do fonoaudiólogo: entenda a importância desse profissional no ambiente hospitalar

Profissionalismo e dedicação marcam 20 anos de profissão da fonoaudióloga Samia Ribeiro

Chapa 2 Integração protocola pedido para que profissionais da contabilidade tenham férias fiscais em MT

Adrenalina, desafios e diversão te esperam no Halloween da Escape60, em Cuiabá

Encontro automobilístico “Esperienza” supermáquinas entra para o calendário de eventos em Mato Grosso

Experiência única de recreação e entretenimento: Conheça o Escape60′

Fotógrafo vem a MT para ensaios que levantam autoestima de mulheres

Aparelho auditivo com “modo máscara” é alternativa que possibilita a comunicação com a proteção facial

Professora da UFMT recebe moção de aplausos em homenagem ao Dia do Contador

Escape 60′ oferece desconto para confraternização corporativa de fim de ano

Jogo de fuga cercado de desafios, mistérios e adrenalina: conheça o Escape60′

Feira gratuita ajuda jovens a cursarem faculdades fora do país

Municípios precisam de representatividade na Assembleia Legislativa

Dia do Estudante tem programação especial em escola de Cuiabá

Justiça reconhece que concessionária não é responsável solidária em processo de indenização por defeito de carro

SINDSPEN cobra vacinação urgente para policiais penais e servidores do sistema penitenciário

Prefeito Léo Bortolin toma posse na diretoria do consórcio nacional de compras de vacinas contra a covid

Policiais Penais protestam contra a Pec-32 em todo o Estado

Prefeito de Primavera do Leste e Secretário de Cultura de MT se solidarizam com classe artística e articulam prorrogação da Lei Aldir Blanc

Membros da Academia Mato-grossense de Letras prestigiam lançamento de livro de estudante cuiabano

Pacu entra no cardápio de restaurante internacional

Grupo São Benedito retoma lançamento imobiliário com condomínio recorde de vendas

Pesquisa aponta vitória de Edemil Saldanha(DEM) em Santo Antônio do Leste-MT

Com ampliação de horário e final de ano chegando academias começam a ter mais procura em Cuiabá

Com volta às aulas permitidas, escola de Cuiabá promove visita guiada com alunos do infantil

Após pandemia, professor aposta em pousada sustentável em Cáceres

Aumento de 35% para 40% do desconto em folha e taxas menores beneficiam aposentados e pensionistas do INSS

MDB lança Léo Bortolin à reeleição em Primavera do Leste

Fonoaudióloga alerta sobre perda da audição em crianças

Cresce em Cuiabá a procura por eletroestimulação para pacientes recuperados da Covid-19

Advogado, com orgulho! (Giroldo Filho)

Para facilitar a comunicação, empresa cuiabana doará máscaras transparentes para famílias de pessoas com perda auditiva

Por erro de cálculo, empresários pagam mais impostos do que deveriam, alerta professora da UFMT

Projeto do Deputado Estadual Thiago Silva cria a medalha Pastor Sebastião Rodrigues de Souza

Estudante de Cuiabá participa de live para arrecadar fundos para combater covid 19

Estado atende deputado Thiago e entrega 2 ambulâncias para Rondonópolis

Perda auditiva não tratada gera mais gastos com a saúde, diz pesquisa

quinta-feira, 26 de dezembro de 2024

Primeira-dama de Várzea Grande abre evento em comemoração ao mês dedicado à mulher

DEBATER, DISCUTIR METAS E DEFINIR AÇÕES SEMPRE SERÃO FUNDAMENTAIS PARA SE REVERTER O QUADRO DE DIFERENCIAÇÃO ENTRE HOMENS E MULHERES E TRABALHAR PELA IGUALDADE COMO PRINCÍPIO DE CONVIVÊNCIA MÚTUA.

Com políticas públicas inovadoras como a Casa de Sarita, Várzea Grande tem se destacado na atenção especial as mulheres e suas famílias, e, nas ações visando colocar as mesmas em condição de igualdade com os homens e tendo acesso a oportunidades de empregabilidade, capacitação profissional e atendimentos especializados.

A primeira-dama de Várzea Grande, Promotora de Justiça Kika Dorilêo Baracat, deu início às comemorações ao Dia Internacional da Mulher, comemorado em todo mundo no dia 8 de março. Ela participou da abertura do movimento Mulheres em Evolução. Essa é a terceira edição do evento que durante todo o mês de março (todas as quintas-feiras) será realizado em um Centro de Referência em Assistência Social – CRAS. O encontro de abertura foi promovido na unidade do bairro São Mateus.

“O movimento Mulheres em Evolução” é um projeto realizado pela secretaria de Assistência Social para homenagear as mulheres de Várzea Grande. É um momento de relembrar a importância da figura feminina para a construção de um município forte, ordeiro e de um município ainda mais humano”, destacou Kika Dorilêo.
A primeira-dama frisou que é importante para a gente reforçar a figura feminina. “É por isso que estamos aqui nesta manhã e que cada um de vocês se sintam especial, se sintam honradas e vistas”.

Kika Dorilêo disse ainda que, infelizmente, como sociedade ainda não chegamos aonde deveríamos, em matéria de proteção às mulheres, já avançamos muito, mas ainda temos um caminho longo a percorrer. “E para que isso aconteça é muito importante que as mulheres, principalmente as meninas, se inspirem em outras mulheres. Quanto mais mulheres estudarem, trabalharem e ocuparem espaços de destaques, mais políticas públicas especiais voltadas para as mulheres nós teremos”.

A vereadora Eucaris Terezinha de Arruda Barros destacou o papel da mulher e principalmente, a jornada de trabalho que todos nós desempenhamos. “Somos mulheres, profissionais, filhas, mães e esposas e fazemos de tudo, mas queremos também garantir os nossos direitos enquanto cidadãs. Estou aqui também para dizer que embora ainda pequenas, temos desafios e conquistas. Temos em nosso município vários órgãos de proteção à mulher e muitas mulheres não conhecem o trabalho que é desenvolvido nesses locais, a exemplo dos CRAS que trabalham no fortalecimento de vínculos das famílias e da comunidade. E esse é um momento de difundir os serviços realizados no município bem como dar apoio às mulheres que passam ou passaram por algum tipo de violência”.

A Guarda Municipal, Flávia Cunha, lembrou que a Guarda Municipal de Várzea Grande também atua na Rede de Proteção às mulheres do município e que o trabalho desenvolvido pela Patrulha Maria da Penha, tem alcançado resultados positivos. “A GM está inserida nessa rede de enfrentamento que reúne todas as forças e poderes constituídos no combate e prevenção a violência doméstica e familiar contra a mulher. Enquanto Maria da Penha atuamos no acompanhamento das mulheres com medidas protetivas, com acompanhamento in loco. Entramos em contato com a assistida, e damos a ela todo tratamento e cuidado necessário”.

A secretária de Assistência Social, Ana Cristina Vieira, disse que o Movimento Mulheres em Evolução foi criado numa ideia proposta pela primeira-dama Kika Dorilêo Baracat, o de levar, a um número expressivo de mulheres, informações quanto aos serviços disponibilizados pelo poder público, bem como a existência da Rede de Proteção, que está ativa e atuante no município.
“A nossa primeira-dama e Promotora de Justiça é a nossa inspiração diária e uma mulher que conhece e que atua há mais de duas décadas na defesa do direito das pessoas. É uma pessoa que tem conhecimento técnico e sensibilidade para entender as nossas dores. Com o apoio dela, esse movimento foi criado e entra na sua terceira edição”, comemorou.

A secretária disse ainda que o evento será realizado nas demais quintas-feiras do mês. “Hoje tivemos a abertura do evento no CRAS São Mateus. E a agenda segue no dia 14 no CRAS Jardim Glória, no dia 21 no CRAS Santa Maria, e no dia 28 o encerramento acontece no CRAS Cristo Rei e todos estão convidados a participarem desse grande movimento”.
PALESTRANTE: A titular da Delegacia Especializada de Defesa da Mulher, Criança e Idoso, Mariell Antonini Dias, foi convidada para participar do evento como palestrante. Ela destacou a importância da data 8 de março, e da necessidade de as mulheres conhecerem os seus direitos, e a Rede de Proteção existente se precisarem de ajuda.

“O mês de março é um mês muito especial que tratamos o direito das mulheres, os avanços, as políticas públicas e tudo que for alterando em termo de legislação, comportamentos sociais exigidos perante as mulheres. É importante neste mês falarmos um pouquinho também da violência praticada contra as mulheres, porque conseguimos reunir essas mulheres, conseguimos dar uma atenção referente a temática, e quais os mecanismos que a polícia tem a sua disposição para trabalhar. É um momento também para falarmos de vários outros fatores que culminam para que essa mulher permaneça nesse quadro de violência doméstica que ela tem grande dificuldade de romper”, destacou a delegada.
Mariel disse ainda que o movimento tem também o propósito de elevar a autoestima das mulheres, compartilhando informações, e sobretudo, deixando claro que todas nós somos responsáveis por nossos atos, nossas vontades e pela nossa felicidade.

 

COMENTE ABAIXO:

Read Previous

Tardin Confirma Apoio a Kalil e Marchará Juntos nas Eleições Municipais

Read Next

Mães dos participantes do Serviço de Convivência serão homenageadas durante este mês de março