Consultora financeira explica sobre a nova liberação de empréstimo para quem é beneficiário do BPC
Entre os dias 04 a 07 de março, ocorreu nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) de Primavera do Leste a “Semana da Mulher”. A organização do evento estima que, durante os quatro dias, mais de 300 mulheres participaram das ações.
“Essa programação é voltada para trabalhar também os direitos das mulheres. Mas nós enquanto assistência fazemos esse trabalho durante todo o ano e nessa semana a gente intensifica”, comenta a secretária de Assistência Social, Leninha Riva.
A secretária lembra ainda que a maioria das pessoas que hoje atuam na secretaria de assistência social são mulheres e isso é motivo de satisfação para a gestão.
No encontro, também foi enfatizada a relevância do cuidado com a saúde mental, o equilíbrio das emoções e o reconhecimento dos sentimentos para ter uma vida melhor e mais leve.
A psicóloga do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), Lorrayne de Paula, realizou uma dinâmica com balões que representavam as muitas funções atribuídas às mulheres diariamente.
A representante das participantes tinha a missão de não deixar que eles chegassem ao chão. Com isso, Lorrayne propôs uma reflexão às mulheres sobre a quantidade de papéis e tarefas que elas assumem e a importância de se ter uma rede de apoio nesses momentos, como os CRAS e CREAS.
“Quando nós não conseguimos dar conta de tudo, quando erramos, somos as primeiras a nos julgar e a julgar as outras mulheres. Nós estamos numa cultura que acumula funções e acaba esquecendo de se cuidar. Mas precisamos trocar o julgamento pelo incentivo, até porque o erro não determina o tipo de mulher que somos”, pontua Lorrayne.
Aurenice Mendes de Brito, que se voluntariou para participar da dinâmica, comenta o que achou das observações propostas na reunião. “Eu gostei bastante das palestras porque a gente aprende muito aqui no CRAS, no dia a dia conversando. Onde tem uma palestra eu estou”, afirma.
Durante a ação, foram realizadas ainda orientações sobre como proceder em casos de violência, disponibilização de exames de glicemia, aferição de pressão e indicação sobre exames de rotina para as participantes.
A assistente social e coordenadora do CRAS Mabília, Igelci de Souza, calcula que compareceram no Centro, no dia 07 de março, cerca de 70 mulheres. “Esse evento de hoje busca também desenvolver a autoestima da mulher, deixar ela mais empoderada para que ela volte para casa mais confiante”, conclui.
O primeiro dia do evento (4), foi realizado no CRAS Jonas Pinheiro e o segundo dia no CRAS Mabília Extensão. No terceiro dia (6), a reunião aconteceu no CRAS Ivone Agne e o último dia (7), foi dedicado às mulheres do CRAS Mabília.
Participaram também dos encontros da “Semana da Mulher” representantes do SENAC, projeto Conviver e Rede de Enfrentamento à Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher, como CREAS, Câmara Municipal, Policia Militar, Policia Civil, Ministério Público, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Conselho Municipal dos Direitos das Mulheres (CMDM), entre outros.