Etarismo é o preconceito, principalmente contra mulheres, à medida que vão envelhecendo. Este tema tão atual foi o escolhido para ser tratado no painel 14 da IV Conferência Nacional da Mulher Advogada, em Curitiba, nesta sexta-feira (15).
O painel foi presidido pela presidente da 14ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Mato Grosso (OAB-MT) em Peixoto de Azevedo, Fabiane Lemos Melo. “O etarismo ocorre muito no mercado de trabalho, e tenta colocar em xeque a capacidade profissional em decorrência da idade”.
Fabiane destacou sobre a experiência de debate com outras advogadas sobre o tema. “Tive a honra de ser presidente deste Painel, abordando tema tão importante que é o preconceito, em todas as camadas da sociedade, referente à idade”.
Participaram do Painel a Relatora Juliana Prost (Presidente da Comissão Idoso OAB/PR) e a Secretária: Ângela Parreira Oliveira Botelho (Vice-Presidente da OAB/MG) e as palestrantes Lázara Carvalho (Advogada), Catarina Vasconcelos (Ouvidora da OAB/PE) e Francisca Leite (Presidente de Honra e Ouvidora da Rede de Sororidade).
CONFERÊNCIA
O painel foi realizado na Sala Myrthes de Campos, advogada brasileira, carioca, que foi primeira mulher a exercer a profissão no país. Ela ingressou na carreira pública em 1910 e ocupou o cargo de delegada fiscal no Ministério da Justiça e Negócio. Faleceu aos 90 anos, em 1965, no Rio de Janeiro.
—
Keka Werneck
Assessoria de Imprensa OAB-MT
Celular/WhatsApp: 65-99610-7865
imprensaoabmt@gmail.com
Instagram @oabmatogrosso