Consultora financeira explica sobre a nova liberação de empréstimo para quem é beneficiário do BPC
Um trabalhador incansável e comprometido, Professor, Advogado, servidor da Defensoria Pública há 10 anos, esteve na Ouvidoria da Prefeitura Municipal de Cuiabá nos anos de 2011 e 2012 sendo responsável pela implantação dos projetos “ É você na Prefeitura de Cuiabá’ que resultou na melhoria do acesso dos munícipes ao órgão, posteriormente foi eleito e reeleito Ouvidor da Defensoria Publica do Estado de Mato Grosso pelos anos de 2019 a 2022, apoiando e fazendo seu sucessor o atual Ouvidor, Dr Getulio, que foi seu assessor jurídico durante os 4 anos que esteve nessa função.
Na Ouvidoria da Defensoria revolucionou, sendo responsável pelo aumento de acesso dos assistidos ao órgão, implantação de vários projetos, como Defenzap, Ouvidoria na área, Ouvidoria Volante, Ouvidoria Solidária, Ouvidoria Projeto Eu Reconheço, dentre outros.
Seu trabalho foi reconhecidos por diversos parlamentares do nosso Estado, copiados em vários outros Estado da Federação, inclusive inscritos no Premio Innovare por 3 vezes, sendo finalistas em todos.
Atualmente ocupa a função de Presidente da Comissão de Ações Comunitárias da OAB/MT e é possível pré candidato a vereador na nossa capital, aparecendo por 3 vezes na 4 pesquisa que foram divulgadas pelo instituto Percent com o melhor desempenho entre os novatos em pesquisa para vereador de Cuiabá.
Tendo como foco melhorar a qualidade dos serviços públicos e atender de maneira satisfatória requisições da sociedade, as ouvidorias têm sido ferramentas de transformação na prestação de serviços públicos. A mediação de conflitos, a negociação e o diálogo entre as partes também fazem parte da missão institucional do ouvidoria.
Características do ouvidor
Além do conhecimento geral de normas, leis e procedimentos, a profissão de ouvidor requer uma série de habilidades
Comunicação assertiva e escuta empática e acolhedora, além de resiliência e criatividade, estão entre as qualidades de um bom ouvidor, relatou Tuca Nogueira. “O ouvidor é alguém que está apto a receber reclamações e elogios de toda a sociedade, portanto deve ter em seu perfil uma escuta apurada e uma capacidade de análise adequada para encaminhar as questões da melhor forma.
Acesso à informação
No âmbito público, o ouvidor necessita cumprir papéis especiais: o de protetor da legalidade, do sigilo de informações pessoais sensíveis e de elo com o cumprimento da cidadania.
Dentro das organizações públicas, é necessário que o servidor tenha um trabalho pedagógico no sentido de mobilizar gestores e funcionários para que conheçam o direito do cidadão e para que entendam a importância da prestação do serviço de qualidade e de informações fidedignas claramente. Ele é o representante dos legítimos interesses do cidadão, e há essa confiança da sociedade”, argumentou Tuca Nogueira.
Dia Nacional do Ouvidor
Comemora-se nesta terça-feira, 16 de março, o Dia Nacional do Ouvidor, data instituída pela Lei 12.632/12.
TUCA NOGUEIRA é considerado o melhor ouvidor que a Defensoria Publica do Estado de Mato Grosso ja teve e por alguns o melhor serviços ja desempenhado por uma ouvidoria no nosso Estado.