Consultora financeira explica sobre a nova liberação de empréstimo para quem é beneficiário do BPC
Com a presença de todos os gestores, coordenadores e articuladores pedagógicos da rede municipal de Ensino de Várzea Grande, o secretário municipal de Educação. Cultura, Esportes e Lazer, Silvio Fidelis, e a promotora de Justiça e primeira-dama de Várzea Grande, Kika Dorilêo Baracat, fizeram a abertura do Encontro de Gestão e Planejamento Educacional, promovido pela gestão, na última sexta-feira, 15 de março, no auditório do Hits Pantanal.
Em sua fala, o secretário destacou as ações da Educação no município lembrando que o Plano de Governo para a Educação já está praticamente com 98% das metas alcançadas. “Houve um compromisso e o empenho de ser fazer efetivamente as melhorias que hoje estamos vendo nas áreas da educação, da cultura, do esporte e do lazer, isto tem um reflexo positivo para nós e para toda a comunidade de Várzea Grande” comemorou.
Fidelis foi enfático ao lembrar a necessidade de todos estarem preparados para acolher as crianças dando oportunidade para que todos confiem seus filhos à escola. Ele ainda reforçou que o modelo de ensino adotado no município tem sido referência para outras cidades.
“Estamos fazendo um trabalho realmente de atendimento diferenciado às nossas crianças. Profissionais da Educação de outros municípios querem conhecer esse trabalho, procuram a Secretaria de Educação para conhecer as ações e resultados. A ‘Escola Criativa’ que está fazendo sucesso, está dando oportunidade de pessoas estarem em outros locais. Estamos chegando a 34 mil alunos. Em 8 anos, aumentamos em 10 mil alunos atendidos pela nossa rede. Isso é uma coisa muito boa”, disse.
O Secretário pontuou que atualmente existe demanda de quase 1.5 mil crianças de 1 a 3 anos e ressaltou a responsabilidade cada vez maior dos gestores da Educação Municipal. “Além dos oito Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) para entregar, e, três espaços locados, é preciso construir e entregar mais escolas para os próximos quatro anos. A escola tem que acolher, tem que incluir, tem que dar a oportunidade do aprendizado” afirmou.
Fidelis fez questão de citar os nomes de todos os profissionais que fazem parte dos Conselhos Municipais como lideranças e descrever o potencial dos coordenadores, articuladores e professores que atuam na rede municipal.
PALESTRA DE ABERTURA – A primeira-dama, Kika Doriêo Baracat, que é promotora de Justiça do Ministério Público de Mato Grosso com 24 anos de atuação e idealizadora do Gabinete de Apoio às Ações Transformadoras (GAAT) da Prefeitura de Várzea Grande, apresentou a palestra com o tema: “A importância das escolas na prevenção da violência contra mulheres e meninas”, onde compartilhou experiências obtidas ao longo de sua atuação no MPE e também sua preocupação com a situação atual vivenciadas pelas mulheres na atualidade.
“O trabalho integrado entre secretarias de Educação, Assistência e redes de proteção tem trazido resultados positivos na questão da redução da violência contra a mulher. O município de Várzea Grande não registrou nenhum caso de feminicídio em 2023”, destacou.