Consultora financeira explica sobre a nova liberação de empréstimo para quem é beneficiário do BPC
A quarta edição do Prêmio Band Cidades Excelentes será realizada na Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM) no dia 19 de junho, a partir das 14h30. O objetivo da iniciativa é incentivar, reconhecer e valorizar boas práticas de gestão pública para transformar a realidade dos municípios brasileiros e melhorar os serviços públicos prestados aos cidadãos.
O evento, realizado pelo Grupo Bandeirantes em parceira com o Instituto Aquila, este ano traz uma novidade. A premiação vai analisar os quatro anos de mandato dos prefeitos (2021/2024), comparando a evolução dos indicadores locais durante toda a gestão.
O prêmio será definido a partir de seis pilares da administração municipal: Governança, Eficiência Fiscal e Transparência; Educação: Saúde e Bem-estar; Infraestrutura e Mobilidade Urbana; Sustentabilidade, além de Desenvolvimento Socioeconômico e Ordem Pública.
Na etapa estadual, os municípios foram divididos pelo número de habitantes, sendo menor ou igual a 30 mil habitantes, entre 30 mil e 100 mil habitantes, e acima de 100 mil habitantes. Todas as cidades de Mato Grosso estão concorrendo à premiação. Os vencedores na fase estadual vão disputar a etapa nacional, em Brasília, no mês de julho.
O presidente da AMM, Leonardo Bortolin, convida os prefeitos a prestigiarem a premiação, que vai disseminar e valorizar a excelência na gestão pública. “Esse prêmio é muito importante nos contextos nacional e estadual por reconhecer e valorizar projetos exitosos em várias áreas da administração pública. Os prefeitos de Mato Grosso estão convidados a estarem conosco no dia 19 de junho para celebramos mais esse momento especial para os municípios que buscam inovar e melhorar as práticas de gestão e a prestação de serviço aos cidadãos”, assinala.
De acordo com os organizadores, a avaliação do Prêmio é baseada no IGMA (Índice de Gestão Municipal Aquila), uma plataforma desenvolvida para avaliar a gestão pública através do mapeamento técnico e científico de dados públicos. O objetivo do IGMA é melhorar a métrica do IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) e implementar os ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) da ONU nos municípios. Os 5.570 municípios brasileiros são automaticamente inscritos conforme a segmentação populacional.