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Quatro escolas municipais de educação básica de Várzea Grande foram agraciadas na terceira edição do Prêmio Alfabetiza MT, uma iniciativa do Governo do Estado de Mato Grosso. O prêmio totalizou R$ 184.864,54 em recursos financeiros para as escolas vencedoras, que são: EMEB Nair de Oliveira Correia, EMEB Euraide de Paula, EMEB Professora Líbia da Costa Rondon e EMEB Armindo de Arruda Campos.
Além das escolas, o aluno Michel de Almeida da EMEB Júlio Correia foi premiado pelo seu desempenho excepcional em proficiência; e a professora Vânia Arruda, da EMEB Antônio Gomes da Cruz, foi reconhecida por seu ensino com equidade.
O secretário de Educação, Cultura, Esportes e Lazer, Silvio Fidélis, falou da satisfação de celebrar o sucesso das escolas municipais, aluno e professora, no Prêmio Alfabetiza MT. “Este reconhecimento é fruto do empenho e dedicação de nossos professores, alunos e de toda a equipe pedagógica. Nosso compromisso com a educação de qualidade se reflete nos investimentos que temos realizado em formação continuada, aquisição de materiais didáticos e na melhoria das condições de ensino. A premiação é um marco que nos motiva a continuar trabalhando com ainda mais afinco para garantir que todas as crianças de Várzea Grande tenham acesso à alfabetização na idade certa, fortalecendo assim o futuro da nossa cidade”, disse.
Fidélis explicou que o Programa Alfabetiza MT visa fortalecer a colaboração entre estado e municípios, com ênfase na alfabetização das crianças até o 2º ano do Ensino Fundamental. O programa requer uma estrutura de gestão robusta, criação de instrumentos legais e a assinatura de um termo de cooperação técnica pelo governo do Estado e prefeitos, assegurando às crianças o direito à alfabetização na idade correta.
“O programa busca transformar o contexto educacional, especialmente na fase de alfabetização. Seus objetivos incluem o fortalecimento da gestão escolar, capacitação dos docentes, avaliação do desempenho dos estudantes e geração de incentivos às escolas. O Alfabetiza MT promove a alfabetização dos alunos do 2º ano por meio de formação de professores e uso de material didático complementar (MD), que apoia o processo de alfabetização. Os alunos participam de avaliações contínuas ao longo do ano, culminando em uma avaliação somativa entre outubro e novembro. Com base nos resultados dessas avaliações, as escolas que se destacam em categorias como equidade, desempenho e crescimento são premiadas”, detalhou.
Segundo dados da Seduc-MT, ao todo 200 escolas são selecionadas para receber apoio, com 100 dessas escolas atuando como mentoras para aquelas com menores resultados, promovendo um intercâmbio de boas práticas e melhorias.
O prêmio é destinado ao suporte pedagógico das escolas, podendo ser utilizado para a formação de professores, aquisição de materiais didáticos e outras necessidades pedagógicas. Cada escola elabora um plano de ação que, após aprovação, é implementado com o acompanhamento contínuo de uma equipe da CEUP (Coordenação de Educação do Ensino Fundamental), assegurando a correta aplicação dos recursos e a prestação de contas.