Consultora financeira explica sobre a nova liberação de empréstimo para quem é beneficiário do BPC
A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou que a partir deste domingo (1º) a conta de energia no Brasil ficará mais cara. Após três anos, a empresa acionou a bandeira vermelha 2, gerando uma cobrança extra na conta de luz.
A bandeira vermelha patamar dois é acionada sempre que os reservatórios de água estão abaixo do limite, tornando necessário o uso das usinas termelétricas. Setembro tem previsão de chuvas abaixo da meta, piorando a situação de seca no país.
Assim, a expectativa de afluência nos reservatórios das hidrelétricas do país é de cerca de 50% abaixo da média, tornando necessário então o acionamento das termelétricas.
– Esse cenário de escassez de chuvas, somado ao mês com temperaturas superiores à média histórica em todo o país, faz com que as termelétricas, com energia mais cara que hidrelétricas, passem a operar mais. Portanto, os fatores que acionaram a bandeira vermelha patamar 2 foram o GSF (risco hidrológico) e o aumento do Preço de Liquidação de Diferenças (PLD) – explicou a Aneel.
Na prática, a conta de energia terá acréscimo de R$ 7,877 a cada 100 kWh (quilowatts-hora) consumidos. A bandeira vermelha 2 não é acionada desde o fim de agosto de 2021.