“Somos, como advogados, os primeiros juízes da causa, somos pacificadores sociais, somos, principalmente, ferramentas, instrumentos da concretude plena do exercício da cidadania. Isso é ser indispensável. Hoje, encerra o ciclo acadêmico e começa o ciclo de serem indispensáveis à administração da justiça”, afirmou o diretor-tesoureiro da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Mato Grosso (OAB-MT), Helmut Daltro, ao acolher os novos profissionais que receberam seu certificado na terça-feira (05), em solenidade realizada no auditório da OAB-MT.
Em uma cerimônia prestigiada por dezenas de representantes da advocacia mato-grossense, além de familiares e amigos, foram entregues certificados para oito estagiários e 28 novos advogados e advogadas.
Como oradora da turma, a advogada Renata Silva de Paula destacou toda a caminhada de dificuldades e conquistas que os novos profissionais vivenciaram desde que decidiram pelo Direito, agradeceu familiares e amigos que foram suporte e encorajamento e lembrou a responsabilidade que todos assumem após o juramento feito momentos antes de receberem o número da sua inscrição profissional.
O juramento foi feito pelo advogado Ricardo de Souza Freitas.
Pedro Verão, conselheiro estadual da OAB-MT, desejou boas-vindas aos novos profissionais. “Sejam bem-vindos a casa da democracia, a casa de vocês, e participem da Ordem”. Em nome da Comissão da Jovem Advocacia, Crislaine Marques de Jesus, enfatizou a importância do respeito às prerrogativas. E, como representante da Caixa de Assistência dos Advogados (CAA), a secretária-geral adjunta da CAA, Jamile Clara, falou sobre os serviços oferecidos pela Caixa para toda a advocacia.
Ainda durante a solenidade, o diretor-tesoureiro da OAB-MT, Helmut Daltro, em nome de toda a diretoria da Seccional, convidou ao palco o advogado Paulo Grisoste e fez um desagravo público, se solidarizando com o profissional que foi vítima de violência, no exercício da profissão, através de ofensas feitas por um prefeito do interior do estado. “Isso é inaceitável e a OAB-MT nunca aceitou e não aceitará. Vamos a fundo contra esse violador de prerrogativas. Não se cala a OAB-MT, não se cala a advocacia”, ressaltou.
O dispositivo da solenidade de entrega de certidões foi composto pelo diretor-tesoureiro da OAB-MT, Helmut Daltro; os membros da comissão da Jovem Advocacia, Carlos Eduardo Guerra Kneip Rosa e Crislaine Marques de Jesus; a secretária-geral adjunta da Caixa de Assistência dos Advogados, Jamile Clara; os conselheiros estaduais da OAB-MT Hígara Moura, Fernanda Brandão, Pedro Verão e Luiz Alberto Derzi; o diretor pedagógico da Escola Superior da Advocacia (ESA/MT), Douglas Ibarra; o advogado Felipe Maia, do Tribunal de Defesa das Prerrogativas (TDP); o presidente da Comissão do Agronegócio, Rodrigo Bressane; e o presidente da Associação Nacional da Advocacia Criminal (Anacrim), Rodrigo Marinho.
—
Judite Rosa
Assessoria de Imprensa OAB-MT
imprensaoabmt@gmail.com
Instagram @oabmatogrosso