Consultora financeira explica sobre a nova liberação de empréstimo para quem é beneficiário do BPC
Se você já foi assistir a algum espetáculo da 18ª edição do Festival de Teatro Velha Joana, deve ter reparado que ao lado do palco, um rapaz utiliza a Língua Brasileira de Sinais (Libras) para comunicar por meio de gestos, expressões faciais e corporais o que é encenado pelos atores no Teatro Municipal de Primavera do Leste.
Este ano o Velha Joana, que teve início na última sexta-feira (8) e vai até o dia 17 de novembro, passa a oferecer três tipos de iniciativas inclusivas. “Teremos trabalhos dedicados para crianças que estão dentro do espectro autista, pessoas que têm deficiência auditiva e audiodescrição para pessoas com deficiência visual. Estamos fortalecendo muito a acessibilidade dentro dos projetos do Teatro Faces”, comemorou o secretário de Cultura, Lazer e Juventude, Wanderson Lana.
“Durante todo o ano tivemos várias formações, tivemos também uma formação em acessibilidade para espetáculos de teatro e essa é a primeira vez que o Festival conta com intérprete de Libras em tempo real”, celebrou a atriz e servidora da Secult, Edilene Rodriguez, que conta que a iniciativa é possibilitada através da parceria com o Projeto Faces em Flores, edital Funarte Retomada, do Ministério da Cultura.
Oficina de Libras
Além dos espetáculos inclusivos, a programação da 18ª edição conta ainda com a oficina “A Libras como ferramenta de inclusão cultural”, que vai acontecer no próximo sábado (16) no Centro Cultural Profª Evangeline de Alcântara, ao lado do Teatro Municipal.
Serão quatro horas de imersão na temática, que tem início às 8h e vai até as 12h. A oficina será gratuita e ministrada pelo professor doutor da Universidade Federal de Jataí, Túlio Adriano Alves Gontijo. É ele quem faz a mediação comunicacional entre os espetáculos apresentados e as pessoas com deficiência auditiva durante o Festival.
Para garantir a oportunidade de participar é preciso se inscrever antecipadamente. Basta entrar em contato pelo número de telefone (66) 9 9995 2206 e falar com Thalia. Serão disponibilizadas apenas 20 vagas. Participe!
O Velha Joana
A realização do Festival Velha Joana se dá através da Associação Cultural Teatro Faces, da Prefeitura Municipal de Primavera do Leste através da Secretaria de Cultura, Turismo, Lazer e Juventude (SECULT) e do Governo do Estado de Mato Grosso por meio da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (SECEL). E conta ainda com o apoio do Ponto Faces de Cultura e produção conjunta dos três grupos de teatro de Primavera do Leste: Teatro Faces, Faces Jovem e Primitivos.
A programação completa do 18º Velha Joana, que encerra dia 17 de novembro, pode ser acessada pelo endereço: https://festivalvelhajoana.com/programacao2024/ ou através do Instagram @velhajoanafestival