Cuiabá
Câmara de Cuiabá tem quatro pedidos de CPI em tramitação e uma comissão constituída
Cuiabá
Camile Souza | SECOM Câmara Municipal de Cuiabá
Quatro pedidos de instauração de comissão parlamentar de inquérito (CPI) tramitam atualmente na Câmara Municipal de Cuiabá. As proposições estão previstas para serem lidas durante a sessão ordinária desta terça-feira (10), em conformidade com o Regimento Interno da Casa, e têm como finalidade a apuração de fatos relacionados à administração pública municipal.
Um dos requerimentos trata da investigação sobre a contratação e execução sistemática de despesas sem o prévio e indispensável empenho junto à Prefeitura de Cuiabá, no período compreendido entre os anos de 2019 a 2024. A proposta foi protocolada pelo vereador Demilson Nogueira (Progressistas) e busca apurar possíveis irregularidades na gestão orçamentária do município.
Outro pedido de CPI, de autoria do vereador Ilde Taques (PSB), pretende investigar termos de ajustamento de conduta (TACs) firmados pela administração municipal, bem como operações de compra consideradas onerosas aos cofres públicos.
Também está em tramitação requerimento que propõe a instauração de CPI para apurar o possível descumprimento do artigo 212, da Constituição Federal, que determina a aplicação mínima de 25% da receita resultante de impostos no setor de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino (MDE). A investigação abrange os exercícios de 2023 e 2024 e inclui, ainda, a apuração de eventual uso indevido de recursos do Fundo Único Municipal de Educação de Cuiabá (Funed) para finalidades diversas das previstas em lei.
Há, ainda, pedido de CPI de autoria do vereador Dilemário Alencar (União Brasil), que propõe investigar a gestão, a aplicação de recursos e os critérios de concessão de crédito do programa Cuiabanco, iniciativa municipal voltada ao fomento da atividade econômica.
Além dos requerimentos que ainda tramitam na Casa, já foi constituída a Comissão Parlamentar de Inquérito responsável por investigar a empresa que administra o estacionamento rotativo de Cuiabá, a CS Mobi, após aprovação em plenário. A comissão é presidida pelo vereador Tenente-coronel Dias (Cidadania), e os trabalhos devem começar em breve.
Todos os pedidos protocolados na Câmara Municipal passarão por análise quanto ao atendimento dos requisitos legais e regimentais. Caso sejam considerados aptos, será publicada a respectiva resolução para constituição e instalação das comissões, conforme previsto no Regimento Interno da Casa.
Fonte: Câmara de Cuiabá – MT
Cuiabá
Abilio nomeia “Japonês da Federal” na Secretaria Municipal de Governo
O prefeito Abilio Brunini (PL) fez uma mudança no seu staff e nomeou o “Japonês da Federal“, Newton Hidenori Ishii, para ser o novo secretário-adjunto de Governo da Capital. A nomeação foi oficializada pelo Ato GP nº 381/2026 e tem validade a partir desta segunda-feira, 2 de março de 2026.
Ishii, que ganhou notoriedade nacional durante a Operação Lava Jato, atuará diretamente na Secretaria Municipal de Governo. Entre suas principais funções estão o auxílio na articulação institucional por meio de compliance, buscando dar maior eficiência técnica e administrativa à gestão.
Abilio destacou que o convite foi aceito para reforçar o cumprimento de normas e regras dentro da administração pública.
“Newton é uma figura conhecida, experiente e inteligente. Fiz o convite para que ele atue na prefeitura pelo período em que estiver em Cuiabá, e ele aceitou. Agora ele vai fortalecer nossa gestão, com capacitação de colaboradores para o cumprimento de normas e regras na gestão pública”, ressalta o prefeito Abilio.
-
Cuiabá3 dias atrásUnimed Cuiabá reforça compromisso social e amplia serviços de saúde no Multiação 2026
-
Mato Grosso4 dias atrásContas de governo do ex-prefeito Fábio Faria são aprovadas pelo TCE/MT
-
Linha direta3 dias atrásCâmara Municipal de Várzea Grande oferece curso preparatório para processo seletivo
-
Cuiabá3 dias atrásAbilio nomeia “Japonês da Federal” na Secretaria Municipal de Governo
-
Entretenimento6 dias atrásVivi Noronha ganha pedido de namoro surpresa na madrugada: ‘Anel gigante’
-
Rondonópolis7 dias atrásPrefeitura de Rondonópolis gera oportunidades para jovens em nova fase do Meu Primeiro Trampo
-
Mato Grosso1 dia atrásDr. João representará assembleias legislativas do país em conferência nacional sobre hanseníase no Rio de Janeiro
-
Polícia3 dias atrásPM abre procedimento para identificar policiais acusados de estuprar adolescente em MT






