Cuiabá
Carnaval de rua movimenta Cuiabá com festa na Praça da Mandioca e na Avenida Mato Grosso
Cuiabá
Os eventos carnavalescos voltaram a reunir moradores e visitantes em diferentes pontos de Cuiabá neste fim de semana, com destaque para a programação na Praça da Mandioca e os blocos na Avenida Mato Grosso. A festa reuniu jovens, famílias e trabalhadores em um ambiente marcado pela diversidade cultural e pelo clima de confraternização.
Na Avenida Mato Grosso, foliões acompanharam blocos tradicionais e novas iniciativas carnavalescas que levaram música, dança e lazer ao espaço público. Já na Praça da Mandioca, a movimentação foi intensa ao longo da noite, consolidando o local como um dos principais pontos de encontro do Carnaval cuiabano.
Entre os participantes, o sentimento predominante foi de alegria e oportunidade de lazer acessível. O auxiliar de cozinha Mateus Mamoré destacou que a festa representa também a chance de ocupar a cidade de forma diferente. “Sem isso, muita gente fica só no trajeto casa-trabalho. Assim dá para sair, participar, viver a cidade”, afirmou.
Para Helenice Teixeira, moradora do bairro Alvorada, o Carnaval deste ano permitiu a participação de mais famílias. “Tem gente que quer vir, mas não tem como pagar passagem para todo mundo. Essa iniciativa facilita muito”, disse.
Emanuel Valdemar Barbosa Filho, morador do CPA, contou que aproveitou a programação ao lado da esposa. “A gente trabalha a semana inteira. Qualquer ajuda é bem-vinda”, comentou.
Além do aspecto cultural e de lazer, a realização dos eventos também contribuiu para a movimentação econômica de ambulantes e comerciantes nas regiões da Praça da Mandioca e da Avenida Mato Grosso, impulsionando a economia local durante o período festivo.
No fim de semana de Carnaval, a Prefeitura de Cuiabá manteve presença ativa na organização dos eventos, com atuação das equipes de mobilidade urbana, reforço na orientação do trânsito e gratuidade no transporte coletivo para facilitar o deslocamento da população. Paralelamente, a Secretaria Municipal de Saúde realizou ações da campanha “Bora Combinar?”, com orientações preventivas e distribuição de insumos de saúde, fortalecendo o cuidado com a população durante a programação carnavalesca.
Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT
Cuiabá
Defesa Civil alerta para queda de temperatura e retorno do calor ao longo da semana
A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Defesa Civil Municipal, alerta para a mudança nas condições do tempo, com temperaturas mais amenas no início desta semana. Nesta segunda-feira (14), os termômetros registraram mínima de 17°C, enquanto a máxima deve chegar a aproximadamente 28°C.
A mudança começou entre o fim do sábado (12) e o domingo (13), quando Cuiabá registrou queda nas temperaturas e um clima mais fresco. Nesta segunda-feira, também foram observados períodos de neblina e uma garoa fina.
De acordo com a Defesa Civil, a tendência é de que as temperaturas voltem a subir gradualmente ao longo da semana. Na terça-feira (15), a previsão indica mínima de 19°C e máxima de 31°C. Já na quarta-feira (16), os termômetros devem variar entre 21°C e 36°C.
A partir daí, a expectativa é de elevação progressiva tanto das temperaturas mínimas quanto das máximas. Não há previsão de chuva para os próximos dias, mas podem ocorrer episódios de neblina, principalmente nas primeiras horas do dia.
A Defesa Civil orienta a população a ficar atenta às mudanças bruscas de temperatura e manter os cuidados necessários durante os períodos de maior calor, como reforçar a hidratação e evitar exposição prolongada ao sol nos horários de temperaturas mais elevadas.
Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT
-
Sinop5 dias atrásFesteja Sinop: Banho Assistido proporciona lazer e interação a idosos e PCDs no 1º dia de Festival de Praia no Cortado
-
Sinop5 dias atrásFesteja Sinop: Previ Sinop realiza Feira do Empreendedor e lança Sala de Inclusão Digital para aposentados
-
Sinop5 dias atrásFesteja Sinop: Festival de Praia segue neste domingo (6) e nesta segunda-feira (7) na Praia do Cortado
-
Sinop5 dias atrásFesteja Sinop: Segundo dia do 6º Torneio de Pesca reúne competidores na Praia do Cortado e revela vencedor da categoria barco
-
Sinop5 dias atrásFesteja Sinop segue hoje (7) com Festival de Praia, desfile, Marcha para Jesus e show de Maria Marçal
-
Mato Grosso3 dias atrásMOVIMENTAÇÃO POLÍTICA: Vandinho Patriota assume a terceira colocação no Novo e ainda faltam 23 dias para a eleição
-
Rondonópolis3 dias atrásAlessandra acusa adversário de “jogar baixo” e diz que candidatura incomoda por ameaça à disputa por cadeira na ALMT
-
Primavera do Leste5 dias atrásPrimavera do Leste recebe 11ª edição do Encontro de Carros Antigos neste fim de semana











