Cuiabá

Cerca de 250 mulheres recebem certificado de conclusão de cursos no segundo semestre do ano

Publicado em

Cuiabá

A Secretaria Municipal da Mulher celebrou, com 247 mulheres, a entrega de certificados de conclusão de 16 especialidades de cursos realizados em parceria com o Senac, exclusivamente para mulheres. O montante corresponde apenas ao ofertado no 2º semestre deste ano e contou com a presença de boa parte das formandas e de seus respectivos familiares e amigos. A 2ª Cerimônia de Entrega de Certificados ocorreu na Faculdade Fasipe, na segunda-feira (15).

“É momento para celebrar esse importante passo que cada uma está dando. É também uma forma de essa mulher dizer para a família que ela não parou, que está aqui, que, enquanto Deus lhe der vida, vai buscar aprendizado, crescimento e conhecer pessoas. Porque força interior é o que as impulsiona, e sabemos o quanto”, frisou a secretária da Mulher, coronel Hadassah Suzannah.

Durante a cerimônia, houve emoção, alegria e comemoração pela conquista. São mulheres que, mesmo com os afazeres de casa pertinentes à realidade pessoal, se esforçaram na busca pela capacitação, rompendo desafios. “Hoje, mais que um diploma, vocês vieram celebrar o dia a dia do passinho de um degrau que vocês avançaram na vida. Teve gente que já era empreendedora quando começou o curso, outras iniciaram sem saber o que iam fazer. Nós, mulheres, temos que valorizar o nosso esforço”, pontuou.

E incentivou: “Onde chegamos e como chegamos é só um detalhe. Cada uma fez por uma necessidade, não porque lhe faltava o que fazer em casa, porque nós, mulheres, somos as que cuidam de tudo dentro do lar. E, na maioria das vezes, superamos a nós mesmas para aproveitarmos as oportunidades. Parabéns a cada uma, e continuem no processo de conquistas”.

“Muitas mulheres, diante da dificuldade em romper o ciclo de violência, pensam em desistir. Eu digo: venham fazer curso, venham conhecer a Secretaria da Mulher. São cursos maravilhosos, eu gostei muito do curso que fiz. Venham participar com a gente”, disse uma das participantes.

Na Secretaria da Mulher, o atendimento vai além de cursos de capacitação. Há curso de defesa pessoal, feiras para comercialização dos produtos produzidos por mulheres, acolhimento psicológico e oportunidade de emprego.

De acordo com a diretora de Empreendedorismo, Empregabilidade e Qualificação da Secretaria da Mulher, Bruna Rangel Andreatta, os cursos ofertados pela Secretaria, em parceria com o Senac, vão muito além da formação técnica. “Eles representam independência econômica, fortalecimento da autoestima e, para muitas mulheres, a chance real de transformar a própria história e a de suas famílias. A rotina das mulheres é desafiadora. Muitas conciliam casa, filhos, trabalho e ainda encontram forças para estudar. Cada certificado entregue nesta data simboliza um degrau a mais vencido, um passo firme rumo à autonomia e ao protagonismo feminino”, pontuou a diretora, agradecendo o apoio das integrantes da sua equipe, Viviane Amorim, Myrtes Jordão, Jaqueline Curvo e Caroline Bastos.

Os cursos são disponibilizados para as mulheres em geral. Para essa certificação, incluem-se as participantes dos seguintes cursos:

Panificação e Confeitaria
Limpeza de Pele
Marketing em Mídias Digitais e Redes Sociais
Qualidade no Atendimento
Massagista
Assistente de Recursos Humanos
Tranças
Assistente Financeiro
Cabeleireiro
Manicure e Pedicure
Unhas de Gel
Design de Sobrancelhas com Henna
Secretariado Gerencial
Salgadeira
Assistente Administrativo
Recepcionista

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Cuiabá

Ilde Taques intensifica articulação para disputar presidência da Câmara de Cuiabá

Publicados

em

O vereador Ilde Taques (Podemos) afirmou nesta quinta-feira (16) que continua em articulação para viabilizar sua candidatura à Mesa Diretora da Câmara de Cuiabá. Segundo ele, o momento é de intensificar o diálogo com os demais vereadores, independentemente de posicionamento político, com o objetivo de consolidar apoios até a votação.

Taques ressaltou que o processo depende de construção coletiva e que a definição passa, necessariamente, pela capacidade de articulação dentro da Casa.

“É um processo eleitoral, como todos os outros. Até o dia da eleição, a gente tem que trabalhar o voto. São 27 vereadores; independentemente de base ou posição independente, todos votam. E a gente, até o dia 25, vai continuar trabalhando esse voto dos pares”, afirmou.

Ilde também detalhou a composição da chapa que vem sendo construída, reunindo parlamentares de diferentes partidos. A vereadora Paula Calil (PL) foi convidada para assumir a primeira secretaria, enquanto Eduardo Magalhães (Republicanos) deve ficar com a vice-presidência e Michelly Alencar (União) com a segunda vice-presidência.

“Nós estamos definindo apenas uma vaga de segundo secretário. Hoje nós temos a cabeça de chapa com Ilde, presidente. A vereadora Paula foi convidada para ser primeira secretária. O vereador Eduardo Magalhães, como vice-presidente. E a vereadora Michelly como segunda vice-presidente”, explicou

Ao comentar a possibilidade de mudança no regimento interno que permitiria reeleições consecutivas, o vereador demonstrou preocupação com os impactos para a democracia.

“Isso seria um retrocesso para a Câmara Municipal de Cuiabá. Se isso acontecer, o presidente pode ficar seis anos no poder, se perpetuando. Isso é muito ruim para a democracia e para o cidadão cuiabano. Imaginem só seis anos com o mesmo presidente. Eu não acredito que isso vá acontecer”, concluiu.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

ESPORTES

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA