Cuiabá
Documentário “No Coração de Cuiabá” estreia com sessão exclusiva e gratuita no Cine Teatro
Cuiabá
O Centro Histórico de Cuiabá ganha vida e poesia na tela grande com a estreia do documentário No Coração de Cuiabá, marcada para a próxima segunda-feira (22), às 19h30, no Cine Teatro Cuiabá. O filme conduz o público por um passeio afetivo e cultural pelas ruas, praças, igrejas e espaços boêmios que contam a história da capital mato-grossense.
Dirigido e roteirizado por Luiz Marchetti, o documentário integra o projeto turístico-cultural homônimo, que tem como objetivo valorizar a identidade local, fomentar a economia criativa e incentivar a ocupação do Centro Histórico com arte, música, gastronomia e intervenções urbanas.
Cinco rotas, muitas histórias
A narrativa audiovisual se organiza em torno de cinco rotas: Patrimônio Histórico, Praças e Espaços de Convivência, Artes e Intervenções Urbanas, Boêmia e Gastronomia e Rota da Fé.
Cada trajeto é explorado por meio de apresentações artísticas, depoimentos, performances de dança, música e teatro, além de registros da culinária cuiabana.
Entre as locações, estão marcos como o Museu da Imagem e do Som de Cuiabá (MISC), a Praça da Mandioca, a Praça Alencastro, a Escadaria do Beco Alto e o Morro do Bom Despacho. O filme mescla imagens de drone, poesia de Silva Freire e depoimentos de artistas para compor um mosaico da cultura cuiabana.
O documentário reúne dezenas de artistas e grupos locais selecionados por curadoria.
Entre os participantes estão o Coral Desvendar, o grupo Sasminina, a cantora Estela Ceregatti e Grupo, a banda Strauss, o coletivo Elas do Choro, o Duo ClariAr (Jessica Gubert e Paulo Mantovani), o pianista Dario Scherner (Piano Gente), a cantora Karola Nunes, o grupo Tradição Cuiabana do Coxipó, além de nomes como Thiago Maia e Banda, Imitáveis, Caio Espíndola, Pretta Jana, Ariston Custódio, Sophie, Bia Trindade e Cris Chaves e Banda.
Cada apresentação foi pensada para dialogar com os cenários do Centro Histórico, transformando o espaço urbano em palco e personagem.
O documentário foi realizado pelo Instituto Cordemato em parceria com o Governo do Estado de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Social (Sedec), com apoio institucional da Assembleia Legislativa de Mato Grosso e colaboração técnica do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), Prefeitura de Cuiabá, Centro Audiovisual Luiz Marchetti e Muxirum Cuiabano.
Serviço
-
O que: Estreia do documentário No Coração de Cuiabá
-
Quando: Segunda-feira, 22, às 19h30
-
Onde: Cine Teatro Cuiabá
-
Entrada gratuita
Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT
Cuiabá
Craques da Natureza: veja onde e quando participar da produção de mudas em Cuiabá
A produção de mudas, etapa que dá início à arborização urbana de Cuiabá, será o foco da última edição da campanha Craques da Natureza: Plantou, Colou, promovida pela Prefeitura de Cuiabá. A atividade será realizada neste domingo (19).
A ação inicia a partir das 8h, no Horto Florestal Tote Garcia, crianças e famílias poderão aprender, na prática, como nasce uma árvore que futuramente será plantada em ruas, praças e parques da capital.
Diferentemente das edições anteriores, que mobilizaram a população para o plantio de árvores em diferentes bairros da cidade, desta vez os participantes acompanharão todas as etapas da produção de mudas.
A atividade inclui o preparo da terra, o plantio de sementes de espécies nativas e frutíferas, a primeira irrigação e o acondicionamento das mudas na estufa, onde permanecerão durante o desenvolvimento.
O Horto Florestal preparou estrutura para a produção de aproximadamente mil mudas durante a ação.
Como incentivo à participação, cada criança acompanhada por um responsável que produzir uma muda receberá um pacote de figurinhas do álbum da Copa do Mundo. A distribuição será exclusiva para as crianças participantes da atividade.
Além da experiência educativa, a Prefeitura também fará a doação de mudas para moradores interessados em arborizar quintais, calçadas e outros espaços. A ação busca ampliar a participação da população na preservação ambiental e aumentar a cobertura vegetal da cidade.
O diretor de Planejamento Ambiental da Secretaria Municipal de Planejamento e Desenvolvimento Urbano, Fábio Moura, destaca que a escolha do Horto Florestal para encerrar a campanha permite mostrar à população onde começa todo o trabalho de arborização da capital.
“Convidamos toda a população para participar conosco, a partir das 8h, no Horto Florestal, na Rua Antônio Dorileo, em frente ao Parque Zé Bolo Flô. Além de produzir uma muda e receber figurinhas, cada família poderá levar uma muda para casa e contribuir com a arborização de Cuiabá”, disse.
O Horto Florestal Tote Garcia concentra a produção das mudas utilizadas pela Prefeitura, além do acompanhamento técnico, da irrigação e da manutenção das árvores implantadas nas vias públicas.
O Horto Florestal fica na Rua Antônio Dorileo, nº 495, em frente ao Parque Zé Bolo Flô, e funcionará excepcionalmente neste domingo para receber os participantes da última edição da campanha.
Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT
-
Várzea Grande3 dias atrásPolícia Federal investiga grupo suspeito de fraudes com crédito consignado e cumpre 13 mandados
-
Política4 dias atrásAumento de penas para furto e roubo de combustíveis segue para a CCJ
-
Política1 dia atrásRegulamentação de ‘filtro de relevância’ para recursos ao STJ vai à sanção
-
Coluna VIP MT5 dias atrásMurilo huff ao vivao na 58 expoagro
-
Política2 dias atrásComissão da Câmara aprova projeto que declara nulo casamento de menores de 16 anos de idade
-
Mato Grosso5 dias atrásVITÓRIA PARA O COMÉRCIO; Após articulação de Dr. João, Sefaz amplia para 24 horas prazo de cancelamento de NF-e e CT-e em Mato Grosso
-
Cuiabá5 dias atrásEx-chefe de gabinete de Katiuscia Mantelli assume Secretaria de Cultura; Secom segue sem comando
-
Várzea Grande7 dias atrásSPA Terapêutico Darlene Marques abre as portas com foco em saúde e qualidade de vida













