Cuiabá
Equipes de tapa-buraco atendem 12 bairros em todas as regiões de Cuiabá
Cuiabá
A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Obras, intensificou na segunda-feira (25) e nesta terça-feira (26) a operação tapa-buraco em todas as quatro regiões da capital. Ao todo, 12 bairros recebem simultaneamente os serviços de recuperação da malha asfáltica.
Na região Oeste, a operação contempla os bairros Residencial Tropical Ville, Coophamil, Residencial São Benedito, Cidade Alta, Jardim Ubatã, José Pinto, Porto, Novo Terceiro e Cidade Verde.
No Norte, o bairro CPA III recebe os reparos. Já na região Leste, as equipes atuam no Shangri-la, enquanto no Sul, os trabalhos se concentram no Jardim Pauliceia.
De acordo com levantamento da pasta, somente em 2025 já foram recuperadas cerca de 1.200 ruas e avenidas, totalizando 63.507 buracos tapados em 72 bairros. Para a execução, foram utilizadas aproximadamente 19,8 mil toneladas de massa asfáltica.
O serviço segue um protocolo técnico que inclui a limpeza da via com motobomba ou caminhão-pipa para remoção da umidade, seguida da aplicação do concreto betuminoso usinado a quente (CBUq), material conhecido pela resistência e durabilidade. Após isso, ocorre o rastelamento e compactação com rolo compactador, garantindo nivelamento e acabamento adequados.
Durante os trabalhos, medidas de segurança são adotadas para reduzir os impactos no trânsito. Quando necessário, a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob) organiza desvios e realiza a sinalização de rotas alternativas, a fim de manter a fluidez do tráfego.
O secretário de Obras, Reginaldo Teixeira, destacou o compromisso da gestão em garantir a trafegabilidade das vias.
“Nosso trabalho é permanente e segue um cronograma que contempla todas as regiões da cidade. A operação tapa-buraco não é apenas uma ação emergencial, mas uma medida essencial para melhorar a mobilidade urbana, reduzir acidentes e garantir mais segurança e conforto à população que depende diariamente dessas vias”, afirmou.
A população pode solicitar a operação tapa-buraco e outros serviços de infraestrutura pelo canal ZapObras no número (65) 99216-0484, enviando fotos e informações do local. Também é possível registrar a demanda pelo Portal de Serviços, preenchendo formulário com endereço e descrição detalhada do problema.
#PraCegoVer
A imagem mostra as equipes da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Obras realizando a operação tapa-buraco.
Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT
Cuiabá
Assembleia Legislativa retoma sessões com aprovação de 28 projetos em plenário
Com quatro pedidos de vista, um projeto de lei retirado da pauta, um arquivado e 28 projetos aprovados, as duas sessões ordinárias realizadas nesta quarta-feira (12) marcaram a retomada dos trabalhos legislativos em plenário da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), após o recesso parlamentar. A próxima reunião será dia 19 de agosto, a partir das 9hs.
Entre as matérias aprovadas, está, em primeira votação, o Projeto de Lei nº 693/2026, de autoria do Poder Executivo, aposto a Mensagem nº 91/2026, que autoriza o governo, por intermédio do Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso (Detran-MT), a celebrar convênio, termo de cooperação, termo de adesão ou instrumento congênere com a Associação Nacional dos Detrans (AND).
E o Projeto de Lei nº 2.061/2023, que dispõe sobre o uso do nome afetivo nos cadastros das instituições escolares, de saúde, cultura e lazer por crianças e adolescentes sob guarda provisória, durante o processo de adoção.
Além disso, também foram aprovados os projetos de Lei nº 1420/2024, que institui o Selo Produto Mato-grossense e estabelece outras providências; o 1952/25 que dispõe sobre a Política Estadual de Geologia, Mineração e Transformação Mineral, institui o Sistema Estadual de Geologia e Recursos Minerais e o Conselho Estadual de Geologia e Recursos Minerais, e adota outras providências.
O PL 1075/2025 que institui a Política Estadual de Apoio às Costureiras, Alfaiates e Coletivos de Moda Popular, voltada à valorização, capacitação, formalização e fortalecimento da cadeia têxtil de Mato Grosso. E o 806/2026 que dispõe sobre medidas de acessibilidade para pessoas surdas ou com deficiência auditiva em concursos públicos.
Também estão aprovados os projetos de lei: 489/2026, 548/2024, 1813/2024, 734/2025, 1727/2025, o PLC 53/2026, em 2ª votação, que altera a Lei nº 6.176, de 18 de janeiro de 1993, que dispõe sobre a organização e funcionamento dos Juizados Especiais Cíveis e Criminais no âmbito do Poder Judiciário do Estado de Mato Grosso e dá outras providências, para alterar a composição do Conselho de Supervisão dos Juizados Especiais e dá outras providências, de autoria do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT).
Com parecer contrário foi arquivado o PL 786/2024 que dispõe sobre a necessidade de pontos de recarga para veículos elétricos e híbridos, em estacionamentos privados de uso coletivo, e em estacionamentos e vias públicas no âmbito do Estado de Mato Grosso.
Fonte: ALMT – MT
-
Cuiabá7 dias atrásMDB homologa candidatura da delegada Jannira Laranjeira à Assembleia Legislativa de Mato Grosso
-
Mato Grosso4 dias atrásZé Neto & Cristiano e Murilo Huff reúnem mais de 80 mil pessoas na Exposul 2026
-
Mato Grosso7 dias atrásVereador de Rondonópolis, Ibrahim Zaher é confirmado como 2º suplente de Janaína Riva ao Senado
-
Primavera do Leste5 dias atrásDia dos Pais: Procon de Primavera do Leste alerta sobre golpes, falsas promoções e compras por impulso
-
Polícia5 dias atrásSaiba quem é o empresário preso por desviar quase 200 toneladas de soja em MT
-
Mato Grosso6 dias atrásPF investiga suposto desvio de R$ 308 milhões em MT: ex-governador Mauro Mendes é alvo
-
Mato Grosso4 dias atrásPresidentes de entidades visitam a 52ª Exposul e exaltam a organização do evento
-
Mato Grosso3 dias atrásCláudio impulsiona a maior Exposul de todos os tempos com público de 90 mil pessoas











