Cuiabá
Feira no Centro é marcada por música e a retomada das ruas históricas de Cuiabá
Cuiabá
Sob um sol de 40 graus e um calor humano ainda mais intenso, as ruas do centro histórico de Cuiabá voltaram a pulsar vida neste sábado (11), em mais uma edição da Feira do Centro. A cada acorde do grupo Choro de Rua ou batida dos Lambadeiros de Elite, o público se deixava levar pelo som, pela alegria e pela redescoberta dos espaços que, por tanto tempo, estiveram esquecidos.
A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria de Cultura e da de Turismo, vem insistindo em devolver às ruas históricas o brilho de outros tempos. A iniciativa da Feira no Centro, agora realizada no Calçadão da Galdino Pimentel, transformou o sábado em um encontro de música, gastronomia, livros, artesanato e boas conversas. “O Choro de Rua é um movimento voluntário de músicos profissionais e amadores que amam o choro brasileiro e acreditam que ele deve estar nas praças, nas ruas, no coração das cidades”, contou Andréu Moraes, representante do grupo, entre acordes de flauta e aplausos animados.
O público respondia com sorrisos. “Eu trabalho no centro e me surpreendi quando cheguei. Achei lindo ver o movimento, o som, os livros na calçada. Isso muda completamente a percepção de quem caminha por aqui”, disse Tamires Soares, mestranda em Geografia pela UFMT.
Os lojistas também perceberam o impacto. “O movimento hoje está bem acima do normal. Desde que começou esse projeto, a rua vem ganhando mais vida e novos públicos. Hoje a venda melhorou, e a gente vê gente curiosa entrando nas lojas”, contou Rafael Marlos, proprietário de uma loja de moda.
Para o secretário de Cultura, Jhonny Everson, o esforço é conjunto: “Temos buscado parceiros culturais que acreditam nesse processo de revitalização. A ideia é transformar o centro em um palco permanente de arte e convivência.” Já o secretário de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Agricultura, Fernando Medeiros, reforçou o papel da iniciativa: “Queremos que as pessoas redescubram o centro, valorizem o comércio local e se sintam parte dessa história.”
E, entre os acordes de chorinho, o som dos passos e o burburinho das conversas, a sensação era de recomeço. O centro histórico de Cuiabá respira novamente, quente, vivo e cheio de vida, como a própria alma cuiabana.
Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT
Cuiabá
Prefeitura acelera obras e prevê entrega de oito quadras esportivas em Cuiabá
A Prefeitura de Cuiabá prevê concluir, nos próximos dias, a revitalização de oito quadras esportivas e de pelo menos duas quadras de areia em diferentes regiões da Capital. As obras são realizadas pela Secretaria Municipal de Esporte e Lazer.
Entre os espaços que recebem intervenções está a quadra do bairro Bela Vista, que já passou pela revitalização do gradil, das muretas, da iluminação e das traves. Atualmente, o local está na etapa de pintura, que antecede a conclusão dos trabalhos.
No Parque da Família, as equipes já executaram as muretas que delimitam o espaço. A próxima etapa inclui a terraplanagem, a colocação de areia e a instalação do gradil, preparando o local para receber atividades esportivas e de lazer.
De acordo com o secretário municipal de Esporte e Lazer, Mateus Barbosa, o cronograma de obras segue em ritmo acelerado e contempla diferentes modalidades e espaços de convivência.
“As obras da Secretaria de Esporte continuam em pleno vapor. Nos próximos dias, temos como previsão a conclusão de oito quadras revitalizadas, pelo menos duas quadras de areia concluídas e, na sequência, a retomada das obras do Maracascalho, bem como a construção de uma quadra de areia no bairro”, afirmou.
O secretário destacou ainda que a revitalização dos equipamentos públicos faz parte da estratégia da Prefeitura para ampliar o acesso da população ao esporte. “Continuamos firmes no fomento ao esporte, por entender que o esporte é uma grande ferramenta de transformação e inclusão social”, completou.
Além do Bela Vista e do Parque da Família, as intervenções também contemplam o bairro Terra Nova, dentro do conjunto de ações de recuperação e melhoria dos espaços esportivos da Capital.
Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT
-
OAB6 dias atrásParanatinga, Primavera, Poxoréu, Campo Verde e Rondonópolis recebem primeiras edições do projeto Conecta Advocacia
-
Sinop1 dia atrásFesteja Sinop: Banho Assistido proporciona lazer e interação a idosos e PCDs no 1º dia de Festival de Praia no Cortado
-
Sinop1 dia atrásFesteja Sinop: Previ Sinop realiza Feira do Empreendedor e lança Sala de Inclusão Digital para aposentados
-
Sinop1 dia atrásFesteja Sinop: Festival de Praia segue neste domingo (6) e nesta segunda-feira (7) na Praia do Cortado
-
Sinop1 dia atrásFesteja Sinop: Segundo dia do 6º Torneio de Pesca reúne competidores na Praia do Cortado e revela vencedor da categoria barco
-
OAB6 dias atrásParanatinga, Primavera, Campo Verde e Rondonópolis recebem primeiras edições do projeto Conecta Advocacia
-
Sinop1 dia atrásFesteja Sinop segue hoje (7) com Festival de Praia, desfile, Marcha para Jesus e show de Maria Marçal
-
Política7 dias atrásCongresso estará fechado para visitação neste fim de semana e feriado











