Cuiabá

Há 200 anos Dom Pedro I previa criar um jardim botânico na região do Morro da Luz

Publicado em

Cuiabá

A Prefeitura de Cuiabá apresenta, no próximo dia 24, o documento que estabeleceu a criação do Jardim Botânico de Cuiabá. A proposta completa 200 anos e previa a instalação do Jardim Botânico no Morro da Luz, seguindo determinação do Imperador Dom Pedro I. Na data de 24 de setembro de 1825, ele enviou uma carta comunicando sua decisão. O sonho adormecido continua sendo um desafio até os dias atuais e pode florescer agora, no coração da Cidade Verde, incorporando a nova visão de futuro da capital mato-grossense.

Para comemorar o aniversário de dois séculos do fato, no dia 24 de setembro, às 9h, a Secretaria Municipal de Planejamento e Desenvolvimento Urbano promove a palestra “A Importância dos Jardins Botânicos para as Cidades”, ministrada pelo pesquisador do Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro, doutor em Biologia Vegetal, Dr. Claudio Nicoletti de Fraga. A programação acontecerá no auditório da sede da Energisa.

O evento é gratuito, mas condicionado à inscrição, devido às vagas limitadas à capacidade do auditório. Interessados devem se inscrever pelo QR Code ou pelo link abaixo:

https://www.even3.com.br/palestra-sobre-a-importancia-dos-jardins-botanicos-para-as-cidades-626321

#PraCegoVer

A foto que ilustra o texto exibe o Morro da Luz, localizado em região privilegiada da cidade, em época de florada dos ipês.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Cuiabá

Cuiabá mantém cenário estável para meningite e reforça importância da vacinação e do diagnóstico precoce

Publicados

em

A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), orienta a população sobre os cuidados relacionados à meningite e reforça que o município permanece em situação epidemiológica estável, sem evidências de surto da doença.

Em 2026, Cuiabá registrou 14 casos confirmados de meningite e três óbitos. O número de mortes permanece inalterado, sem novos registros. A Vigilância Epidemiológica destaca ainda que nenhum dos casos confirmados neste ano está relacionado à meningite meningocócica, uma das formas mais graves da doença.

A meningite é uma inflamação das membranas que revestem o cérebro e a medula espinhal, podendo ser causada por vírus, bactérias, fungos ou parasitas. Embora sua ocorrência seja considerada endêmica no Brasil, com registros esperados ao longo de todo o ano, a maior preocupação da saúde pública está relacionada às formas bacterianas, devido ao potencial de agravamento e transmissão.

A transmissão ocorre principalmente por meio de gotículas e secreções respiratórias, geralmente em situações de contato próximo e prolongado. Entre os sintomas mais comuns estão febre alta, dor de cabeça intensa, rigidez na nuca, vômitos, sonolência, sensibilidade à luz e alterações do estado mental. Em crianças pequenas, também podem ocorrer irritabilidade, recusa alimentar e alterações na moleira.

A Secretaria Municipal de Saúde alerta que a identificação precoce dos sintomas é fundamental para o tratamento adequado e para a redução do risco de complicações. Por isso, qualquer suspeita deve ser avaliada imediatamente por uma equipe de saúde.

A vacinação continua sendo a forma mais eficaz de prevenção contra os principais tipos de meningite bacteriana. Em Cuiabá, os imunizantes estão disponíveis nas 72 Unidades de Saúde da Família (USFs).

Pelo Sistema Único de Saúde (SUS), são ofertadas as vacinas meningocócica C (conjugada) e meningocócica ACWY (conjugada). O esquema vacinal prevê duas doses da meningocócica C, aplicadas aos 3 e 5 meses de idade. Já a meningocócica ACWY é administrada como reforço aos 12 meses e também está disponível para adolescentes de 11 a 14 anos. A vacina contra o sorogrupo B é oferecida apenas na rede privada.

A SMS reforça a importância de que pais, responsáveis, adolescentes, adultos e idosos mantenham o cartão de vacinação atualizado, seguindo as orientações do Ministério da Saúde por meio do Programa Nacional de Imunizações (PNI).

A Vigilância Epidemiológica mantém o monitoramento contínuo da doença na capital e reforça que o cenário atual não indica aumento de casos, crescimento no número de óbitos nem circulação de meningite meningocócica no município.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

ESPORTES

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA