Cuiabá
Limpurb retira cinco toneladas de lixo em 40 minutos após desfile de 7 de Setembro
Cuiabá
A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Empresa Cuiabana de Zeladoria e Serviços Urbanos (Limpurb), concluiu em tempo recorde a limpeza da região central da capital após o Desfile Cívico-Militar de 7 de Setembro. Em apenas 40 minutos, cinco toneladas de lixo foram recolhidas da Avenida Getúlio Vargas, Rua Cândido Mariano e vias adjacentes, devolvendo a normalidade ao Centro Histórico.
O evento, que celebrou os 203 anos da Independência do Brasil, reuniu mais de oito mil pessoas e resgatou uma tradição histórica da cidade, com o retorno do desfile ao traçado original.
No sábado (6), um efetivo de 100 trabalhadores já havia realizado a preparação da área, incluindo a limpeza da Avenida Getúlio Vargas, Avenida da Prainha, Rua Cândido Mariano, praças e pontos de ônibus. A ação contou com varrição, capinagem, roçagem e lavagem com caminhão-pipa.
No domingo, a partir das 5h30 da manhã, 60 servidores iniciaram os trabalhos de higienização das vias por onde passariam as tropas, fanfarras e grupos civis. Assim que a solenidade foi encerrada, a equipe entrou novamente em ação, concluindo a limpeza até as 11h da manhã. O esforço foi reconhecido pelo público, que aplaudiu os trabalhadores durante a execução do serviço.
“O trabalho da Limpurb vai muito além da coleta diária. Em eventos grandiosos como esse, precisamos garantir que a população celebre em um espaço limpo e organizado, e que a cidade volte rapidamente à sua rotina. Esse empenho das equipes mostra o compromisso da Prefeitura com o cuidado e a valorização de Cuiabá”, destacou o diretor-geral da Limpurb, Felipe Wellaton.
O desfile teve participação marcante de escolas municipais e estaduais, alunas do Programa Siminina, fanfarras como a Batak (EMEB Ana Teresa Arcos Krause) e a Banda de Percussão Marcial com Escaletas (EMEB Francisca Figueiredo Arruda Martins). Instituições federais de ensino, organizações civis, como os Desbravadores, a Associação Leste Mato-Grossense da IASD, o Grupo Escoteiro do Ar Centro América e o Motoclube Insanos também marcaram presença.
Na ala militar, desfilaram a Marinha do Brasil, o Exército, a Aeronáutica, a Polícia Rodoviária Federal (PRF), a Polícia Militar, o Corpo de Bombeiros Militar, a Polícia Judiciária Civil e a Cavalaria da PM. A programação ainda contou com a Umadecre e o tradicional Grupo Pereira, que celebra 63 anos de história.
Cuiabá
Prefeitura de Cuiabá planta 150 mudas de árvores no bairro Pedra 90
A Prefeitura de Cuiabá plantou 150 mudas de árvores na Avenida Sebastião Gomes Guimarães, no bairro Pedra 90, nesta sexta-feira (16). A ação integra o Projeto Verde em Ação, que tem como objetivo ampliar a arborização urbana, contribuir para a redução do calor e melhorar a qualidade ambiental dos espaços públicos da capital.
O plantio foi realizado pelo município, por meio do Horto Florestal e da Empresa Cuiabana de Zeladoria e Serviços Urbanos (Limpurb), em parceria com o Programa Verde Novo e o Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso (TCE-MT).
Com a ação desta sexta-feira, o Projeto Verde em Ação chega a 890 mudas plantadas nas últimas quatro semanas. Antes do plantio no Pedra 90, a iniciativa contabilizava 740 mudas.
O diretor de Planejamento Ambiental da Secretaria Municipal de Planejamento e Desenvolvimento Urbano, Fábio Moura, destacou a importância da participação dos moradores na conservação das árvores e pediu a colaboração da comunidade para garantir o desenvolvimento das mudas.
“Gostaria de pedir também à população, às casas aqui em volta, que nos ajudem a manter essas mudas. Se houver algum dano, procurem a Secretaria, procurem o Horto Florestal, que a equipe vem até o local para fazer a substituição. Temos que garantir a sobrevivência das árvores”, afirmou.
A arborização urbana contribui para amenizar os efeitos das altas temperaturas, melhorar as condições ambientais e ampliar as áreas verdes destinadas à convivência da população.
A continuidade do projeto busca expandir a cobertura vegetal em diferentes regiões de Cuiabá e incentivar o cuidado coletivo com os espaços públicos.
Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT
-
Coluna VIP MT5 dias atrásFestival Calypsoul Joelma – Cuiabá MT
-
Coluna VIP MT5 dias atrásExpo Caceres -MT Ditado Produções
-
Diamantino6 dias atrásAGIRF aplica R$ 1,79 milhão em multas à Águas de Diamantino por falhas na prestação dos serviços de água
-
Polícia4 dias atrásOperação mira influenciadora digital de VG por jogos ilegais e lavagem e bloqueia R$ 102 milhões
-
Várzea Grande7 dias atrásMoradores do Pedra 90 recebem serviços gratuitos de saúde por meio de parceria entre Prefeitura de Cuiabá e Sesc
-
Diamantino7 dias atrásDiamantino realiza Semana das Crianças na Biblioteca-Parque e atende mais de 160 alunos da rede municipal
-
Política4 dias atrásCasa 22 será inaugurada hoje em Cuiabá para mobilizar apoio a Flávio Bolsonaro
-
Opinião18 horas atrásAssistência social, habitação e oportunidades: uma agenda para enfrentar a pobreza












