Cuiabá

Mais de 200 profissionais do transporte coletivo recebem treinamento contra assédio sexual

Publicado em

Cuiabá

Motoristas, monitores, promotores e fiscais que atuam diariamente na linha de frente do transporte coletivo de Cuiabá, Várzea Grande e do intermunicipal participaram de um treinamento voltado à prevenção e ao combate ao assédio sexual no transporte coletivo de Cuiabá e Várzea Grande. O objetivo principal do evento, realizado na terça-feira (31), foi conscientizar e capacitar profissionais do setor para lidar com situações de risco, promovendo um ambiente mais seguro e respeitoso para os passageiros. O evento contou com o apoio da Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana e Segurança Pública, da Secretaria Municipal da Mulher e do Núcleo da Primeira-dama, e aconteceu no auditório do Sest Senat Cuiabá, com a presença de mais de 200 participantes. Cerca de 230 mil pessoas são atendidas diariamente nessa modalidade de transporte, em 130 linhas, o que reforça a necessidade de profissionais cada vez mais capacitados para o atendimento.

Promovido pela Associação Mato-grossense dos Transportadores Urbanos (AMTU), o evento contou com o apoio da Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana e Segurança Pública, da Secretaria Municipal da Mulher e do Núcleo da Primeira-dama. O encontro aconteceu no auditório do Sest Senat Cuiabá, com a presença de mais de 200 participantes.

Na abertura, foi exibido o vídeo da campanha “Brasil é Coletivo”, que destaca a importância do transporte público para a mobilidade urbana, inclusão social e qualidade de vida. Em seguida, ocorreu a abertura oficial, reforçando o papel do transporte coletivo como um espaço de convivência que deve garantir segurança, dignidade e respeito a todos os usuários. Diversas autoridades e representantes de instituições ligadas ao transporte e à gestão pública estiveram presentes e ressaltaram a importância da iniciativa e do trabalho conjunto para melhorar a segurança no sistema.

Palestras também foram ministradas por especialistas convidados, que abordaram várias temáticas dentro da proposta, como, por exemplo, como identificar e agir em casos de assédio e importunação sexual, além de tratar da conscientização sobre a exploração sexual de crianças e adolescentes.

“Hoje damos um passo importante para fortalecer a segurança e o respeito dentro do nosso transporte coletivo. O conhecimento conscientiza e reforça nosso compromisso com a dignidade dos passageiros e com a construção de uma mobilidade urbana mais inclusiva, consciente e acolhedora para todos. Ter essa sensibilidade de trazer essa discussão em um momento tão importante como este tem que ser destacado, porque é muito especial e tão delicado para nós”, frisou a secretária municipal de Mobilidade Urbana e Segurança Pública, coronel Francyanne Lacerda.

A secretária municipal da Mulher, tenente-coronel Hadassah Suzannah, também acompanhou a programação e ressaltou: “O transporte público não é só um meio de ir e vir, é um espaço onde a vida acontece, onde pessoas se encontram, trabalham, estudam e seguem seus caminhos. Por isso, ele precisa ser, acima de tudo, um ambiente seguro, acolhedor e humano. Essa iniciativa mostra que estamos comprometidos com a dignidade de cada passageiro e com a construção de uma mobilidade urbana mais consciente, inclusiva e respeitosa para todos. O respeito pelo outro está em todo lugar”.

Hadassah pontuou que, às vezes, pode parecer difícil agir, mas não estão sozinhos e não devem se abster. “Os senhores precisam entender que essa cultura que, infelizmente, existe no Brasil (de assédio e desrespeito) precisa ser extinta, e todos são convocados para essa conscientização. Parabéns pelo evento”, disse.

Segundo o diretor da Associação Mato-grossense dos Transportadores Urbanos (AMTU), Luiz Claudio Soares, apesar do baixo registro de ocorrências de importunação sexual no transporte coletivo de Cuiabá e Várzea Grande, a entidade tem atuado de forma contínua na prevenção, com capacitação dos profissionais para lidar com essas situações, campanhas educativas, cartilhas informativas, adesivos dentro dos ônibus com QR Code para orientação e denúncia, além do cumprimento da Lei da Parada Segura.

“Ações como a ocorrida nesta data fazem parte de um esforço contínuo para aprimorar o transporte público, por meio de campanhas educativas, capacitações e políticas de proteção aos usuários em parceria com o poder público. Trata-se de uma responsabilidade que é de todos nós”, frisou o diretor.

Também estiveram presentes o diretor da unidade Sest Senat Cuiabá, Ricardo Azevedo; o representante da Agência de Regulação dos Serviços Públicos Delegados do Estado de Mato Grosso (AGER-MT), Neimar Dantas; o secretário de Serviços Públicos e Mobilidade Urbana de Várzea Grande, Gerson Scarton; e as secretárias da Mulher e da Semob.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Cuiabá

Expoagro de entrada gratuita atrai fãs de diversas cidades e fortalece Cuiabá como Capital do Agronegócio

Publicados

em

Ao reunir milhares de pessoas de diversas cidades de Mato Grosso em uma noite de entrada gratuita, a 58ª Expoagro reforçou Cuiabá como Capital do Agronegócio e grande polo de eventos do Estado. Ao som de “O Dia em que Saí de Casa”, o cantor Zezé Di Camargo abriu o show e embalou o público já no início da madrugada desta sexta-feira (17). A música integra o repertório do artista e atravessa gerações. Também ficará marcada na lembrança de muitos que viajaram por horas, cruzando estradas até chegar à capital mato-grossense para ver o ídolo. Com o mesmo objetivo, admiradores de Mariana Fagundes não mediram esforços para ouvir as canções da cantora em uma oportunidade única, de portões abertos e entrada gratuita, proporcionada com o apoio da Prefeitura de Cuiabá. A iniciativa ampliou a participação do público, que superlotou o espaço.

A jovem Sâmila Sampaio, de Rondonópolis, compareceu com a amiga Amanda Souza e outros conhecidos exclusivamente para assistir ao show de Zezé Di Camargo. “Eu sou muito fã dele, já assisti ao show em outras oportunidades. Mas é sempre um espetáculo e, ainda melhor, gratuito”, frisou.

Isadora relatou que a ansiedade estava a mil, pois era a primeira vez que assistia a um show do cantor. “Minha música preferida é Irmão da Lua, embora todas as músicas dele sejam emocionantes, de tocar o coração. E, assim, de graça, é um presente para nós”, afirmou.

Andreia Limonzi saiu de Alta Floresta para trazer as filhas gêmeas Isadora Almeida e Eloisa Almeida. “Tudo para fazer o gosto delas, que amam o Zezé. E eu também aproveito, porque não tem como não gostar das músicas na voz dele”, destacou.

A prima das gêmeas, Beatriz Cerqueira, do bairro Cidade Alta, em Cuiabá, acompanhou a família na noite que ficou marcada para elas.

Enquanto isso, o público seguia cantando uma música após a outra, sem se importar com o avançar da madrugada.

“Qual a expectativa para os shows do Zezé? As melhores, sempre. Já estive presente quando ele se apresentou em Chapada dos Guimarães, além de outros. Conheço as músicas antigas e acompanho as atuais, que são sempre uma novidade agradável”, explicou Widnny Nathália Amorim, moradora do bairro Primeiro de Março, em Cuiabá, que estava acompanhada da amiga Isis Fernanda Vardasca, do Coxipó. Isis, por sua vez, vivenciava a experiência pela primeira vez.

O carinho dos fãs vai ao encontro do sentimento que Zezé Di Camargo demonstra por Mato Grosso ao destacar, em diversas entrevistas, a importância do Estado para a economia do país e para a produção de alimentos que abastecem diversos países.

Antes do show nacional de Zezé Di Camargo, a cantora Mariana Fagundes animou o público para a alegria dos seguidores que vieram especialmente para acompanhá-la.

“Conheci a Mariana Fagundes em 2021, quando tive a oportunidade de trabalhar na equipe de som de um show dela em Cáceres. Hoje vim à Expoagro só para vê-la. Ela é uma pessoa extremamente capacitada, tem uma voz encantadora e, acima de tudo, é muito humilde e humana. Por isso cresceu tanto profissionalmente”, afirmou Eledilson Toralles de Souza.

Desta vez, Eledilson levou a esposa, Mayra Ferreira de Souza, para ver de perto a cantora. O casal deixou os filhos com os avós para aproveitar a noite.

“No sábado vamos voltar para trazer as crianças e aproveitar os brinquedos”, disse Mayra.

O repertório de Mariana Fagundes reuniu diversas canções, trechos de outros sucessos e um testemunho pessoal de vida. Entre as interpretações, músicas do cenário gospel e religioso, como Porque Ele Vive, gravada por diversos artistas, e Nossa Senhora, do padre Antônio Maria. Também houve Peão Apaixonado, de Rio Negro e Solimões, e trechos de Morango do Nordeste, do Karametade.

“Incrível, ela vai de um gênero musical ao outro sem perder a graciosidade”, pontuou uma fã, identificada como Maria Eduarda.

O prefeito Abilio Brunini e a primeira-dama Samantha Iris também visitaram a Expoagro e destacaram o grande público presente, que reflete diretamente na geração de emprego e renda para muitas famílias.

Outros serviços

Além de garantir o acesso gratuito ao evento, a Prefeitura de Cuiabá, parceira da Expoagro 2026, mantém um estande institucional com diversos serviços públicos por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e Inclusão, da Secretaria Municipal da Mulher, com o projeto Cuiabá Acolhe Mulheres, e do Procon Municipal.

Na área da saúde, a Vigilância Epidemiológica, a Vigilância Sanitária e o Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde monitoram possíveis emergências em saúde pública e fiscalizam as condições de alimentação.

Também são oferecidas orientações sobre o Serviço de Inspeção Municipal (SIM), vinculado à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho, Turismo e Agricultura, relacionadas à regularização de produtos de origem animal.

O público também pode visitar a Feira Cultura, Sabor e Arte, organizada pela Secretaria Municipal de Cultura, onde artesãos e pequenos produtores comercializam e divulgam seus produtos.

As secretarias municipais de Mobilidade Urbana e Segurança Pública, além da Empresa Cuiabana de Zeladoria e Serviços Urbanos (Limpurb), também atuam no evento para oferecer um ambiente seguro e acolhedor ao público.

Programação

Thiaguinho e o Grupo Kamisa 10 se apresentam nesta sexta-feira (17). No sábado (18), será a vez de Wesley Safadão.

Além dos shows, o público também pode aproveitar as atrações gastronômicas da Expoagro.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

ESPORTES

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA