Cuiabá
Michelly Alencar faz balanço do primeiro ano da gestão Abílio Brunini
Cuiabá
Débora Inácio | Assessoria de imprensa da vereadora Michelly Alencar
A vereadora Michelly Alencar (União Brasil) apresentou, nesta semana, durante uma entrevista a um veículo de comunicação local, um balanço dos 12 primeiros meses da gestão do prefeito Abílio Brunini (PL) e classificou o período como positivo, apesar dos desafios enfrentados no início do mandato. Segundo ela, a atual administração encontrou a Prefeitura de Cuiabá em situação crítica, com problemas em praticamente todas as áreas, mas conseguiu reorganizar parte da estrutura municipal e iniciar a entrega de melhorias à população.
De acordo com a parlamentar, a gestão começou o ano com dívidas acumuladas, salários atrasados, 13º e férias pendentes, além de serviços essenciais em colapso.
“A cidade estava com a infraestrutura comprometida, escolas depredadas, postos de saúde sem medicamentos e ruas esburacadas. Era um cenário de desordem administrativa”, afirmou.
Mesmo com o orçamento limitado, Michelly destacou que houve avanços significativos na educação, com a entrega de uniformes e materiais didáticos de melhor qualidade, além do reforço em ações para elevar o desempenho do município nos índices de alfabetização. Diversas escolas passaram por reformas estruturais, como troca de telhados, banheiros, pintura e revitalização de parquinhos. Ela lembrou ainda que, no início do ano, o estado precário das unidades escolares chegou a atrasar o início do calendário letivo.
Outro ponto citado foi a recuperação dos espaços esportivos. Campinhos e quadras, antes deteriorados ou até mesmo ocupados por facções criminosas, passaram por manutenção, receberam nova iluminação e limpeza, e integram um programa de revitalização que deve fechar o ano com 23 quadras totalmente reformadas.
Na saúde, a vereadora ressaltou a regularização da distribuição de medicamentos, que antes apresentava grande falta de itens básicos e essenciais, como dipirona e losartana. Ela também apontou a recomposição de profissionais nas unidades e a aquisição simultânea de medicamentos, que evitou novos desabastecimentos.
Outro avanço destacado foi a retomada da substituição da iluminação pública por lâmpadas de LED, travada na gestão anterior por falta de certidões necessárias para convênios.
“Após a regularização, a cidade começou a receber a iluminação moderna em bairros e avenidas”, afirmou.
A área de infraestrutura também apresentou progressos. Segundo Michelly, cerca de 70% da cidade foi contemplada com o programa de tapa-buracos. “Ainda não resolvemos tudo, mas saímos de uma situação caótica que colocava em risco motoristas e motociclistas”, observou.
A vereadora também citou os avanços no Centro Médico Infantil, que passou por vistoria técnica, recebeu equipamentos e começou a contratação de profissionais. A promessa é que a unidade comece a atender ainda este ano. Para ela, entregar uma obra desse porte no primeiro ano de gestão, após a situação encontrada, representa “um marco significativo”.
Michelly destacou ainda o andamento do programa de casas populares, que concluiu o cadastro das famílias e deve ser lançado em breve.
Ao final, a parlamentar afirmou que o primeiro ano foi marcado pela reorganização e reconstrução da estrutura administrativa do município.
“Com a casa arrumada, a expectativa é de que 2026 traga resultados ainda mais amplos. A gestão já demonstrou que está no caminho certo após um período de grande caos”, concluiu.
Fonte: Câmara de Cuiabá – MT
Cuiabá
Emeb Abdala José de Almeida encerra Semana dos Migrantes e Refugiados com apresentação de danças e ato ecológico
A Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) Abdala José de Almeida – reuniu nesta sexta-feira (28) as unidades das regiões Leste e Oeste, para o encerramento da 1ª Semana do Imigrante e do Refugiado de Várzea Grande. A iniciativa, promovida pela Secretaria de Educação Cultura, Esporte e Lazer (Smcel) – por meio do núcleo de programas e projetos – teve por objetivo debater e fortalecer as práticas pedagógicas de acolhimento e valorização da diversidade cultural nas escolas.
A titular da pasta, Maria Fernanda Figueiredo participou do evento e destacou a importância desses movimentos que só as escolas sabem promover, e o quanto isso transforma a vida das crianças, da comunidade e da sociedade. “Sob o tema “Semeando o Futuro” este evento coroou uma semana repleta de reflexões, atividades realizadas em sala de aula, exposições de trabalhos e apresentações culturais desenvolvidas pelos estudantes, e isso tudo é muito relevante porque nós precisamos entender que não temos divisões no mundo, ele é um só e de todos que habitam nele. Então todos os migrantes e refugiados compõem o mesmo espaço do nosso planeta, e é exatamente isso que a escola defende”, ressaltou.
A gestora destacou ainda que a secretaria de Educação, atende atualmente, cerca de 700 alunos de família de migrantes e que todos têm os mesmos direitos assegurados pelos brasileiros natos. “E é por isso que estamos aqui para dizer a vocês que são o futuro do país, que possam viver na prática, combatendo a desigualdade, lutando pelos seus direitos e entendendo que todas as pessoas têm direito ao mesmo céu, o mesmo sol e a mesma lua. Que o acolhimento de hoje seja com certeza a finalização de um trabalho desenvolvido em sala de aula do conteúdo, do planejamento e que hoje está culminando nessas apresentações”.
A coordenadora pedagógica Marilene Silva disse que esse movimento realizado pelas unidades escolares surpreendeu pela qualidade dos trabalhos desenvolvidos durante as apresentações. “Foram três dias de intensas programações. A escola Eunice César abriu o evento na quarta-feira, com apresentações de danças, poesia e artes, ontem os alunos da escola Alino Ferreira apresentaram a chegada dos migrantes no Brasil e hoje os alunos da escola Abdala apresentaram uma coreografia de danças e ato ecológico, com o plantio de mudas. Todos os eventos surpreenderam pela qualidade do enredo e pelo entusiasmo das crianças, todos estão de parabéns”.
Já a professora Zilda Braga, que integra o Núcleo de Programas e Projetos, destacou a participação de todas as unidades escolares envolvidas nessa programação. “A comunidade escolar se uniu para celebrar a riqueza que o intercâmbio de vivências traz para as salas de aula, reforçando o compromisso do município com uma educação inclusiva, humanizada e garantidora de direitos humanos”.
A diretora da Escola Abdala José de Almeida, Helena Fernandes, agradeceu a participação de toda a comunidade escolar e disse que a todas as unidades envolvidas na programação, se dedicaram para a realização do evento na promoção da cultura de paz, fortalecendo ações voltadas ao respeito, à inclusão e ao acolhimento.
Símbolo de resiliência
Assim como o ipê suporta o inverno rigoroso, a seca extrema e o solo muitas vezes árido para depois florescer com uma força que impressiona, o migrante enfrenta a saudade, a distância e as barreiras culturais sem perder a sua essência. E para marcar o evento “Semeando o Futuro”, a comunidade escolar realizou um ato ecológico com o plantio de três mudas de ipê, representando o legado do projeto pedagógico e o compromisso com o futuro sustentável para a comunidade.
A secretária de Educação, Maria Fernanda Figueiredo, fez o plantio de uma muda e destacou que tanto o ipê quanto o migrante guardam suas raízes profundas na terra de origem, mas têm a capacidade extraordinária de se adaptar e embelezar qualquer solo onde decidem recomeçar. “Quando tudo parece seco e difícil, o ipê e o migrante mostram que a verdadeira força vem de dentro, transformando o recomeço em uma explosão de cores, vida e esperança”, completou.
Galeria de Fotos (5 fotos)
-
Coluna VIP MT5 dias atrásExpo sul 2026 Rondonopolis
-
Mato Grosso5 dias atrásMax lidera corrida à Assembleia Legislativa; Lúdio, Beto, Samantha e Bortolin aparecem na sequência
-
Primavera do Leste5 dias atrásPrimavera do Leste promove ação de acolhimento e cidadania para pessoas em situação de rua – Prefeitura de Primavera do Leste Primavera do Leste
-
Várzea Grande5 dias atrásGuarda Municipal interdita trecho da avenida Artur Bernardes após caminhão enroscar em fiação e derrubar cabos energizados na via
-
Cuiabá2 dias atrásEmeb Abdala José de Almeida encerra Semana dos Migrantes e Refugiados com apresentação de danças e ato ecológico
-
Mato Grosso1 dia atrásJanaina Riva declara apoio a Léo Bortolin em Primavera do Leste e promete dobrar as emendas dele para a região
-
Cuiabá5 dias atrásMercadinho do ETA transforma matemática em aprendizado na prática e anima alunos da EMEB Manoel João de Arruda
-
Cuiabá2 dias atrásEducação publica Edital de chamada pública para aquisição de alimentos produzidos pela agricultura familiar











