Cuiabá
Nova diretoria da Bem-Estar Animal foca em acolhimento e transformação
Cuiabá
No dia 1º deste mês, Morgana Thereza Ens assumiu oficialmente a Diretoria de Bem-Estar Animal, trazendo com ela uma proposta sensível, acolhedora e transformadora para a causa animal em Cuiabá. Veterinária de formação pela UFMT, com especialização em anestesia, cirurgia e oncologia veterinária, além de experiência acadêmica e publicações científicas, Morgana alia conhecimento técnico à sensibilidade artística adquirida em sua trajetória nas artes.
Essa combinação de experiências contribui para que a profissional tenha um olhar inovador sobre a gestão pública da causa animal.
Entre as prioridades anunciadas para sua gestão, estão a automação dos atendimentos, a melhoria nos canais de denúncia e ouvidoria, e a reorganização da equipe de atendimento, garantindo mais agilidade, eficiência e sensibilidade nos serviços prestados. “Nosso foco é ouvir as pessoas e mostrar o que está sendo feito. O trabalho é grande, as castrações já foram iniciadas, os resgates e denúncias acontecem todos os dias, e queremos ampliar isso com dignidade e infraestrutura para os animais”, declarou Morgana.
Um dos passos fundamentais será a reestruturação da própria sede do Bem-Estar Animal, para atender a capital com mais qualidade. Outra ação estratégica será a ampliação de parcerias com clínicas particulares e instituições como a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), que é parceira e já colabora com atendimentos clínicos e castrações. A terceirização de atendimentos com empresas especializadas também está nos planos, como uma forma de dar resposta mais rápida e eficaz à população, otimizando o uso do recurso público.
Morgana destacou a busca por soluções para lares temporários, uma necessidade urgente ainda sem parceria fixa, mas que já conta com o apoio da ONG Lunaar (Luta e União de Amigos para Animais em Risco), conhecida por sua longa experiência com acolhimento e mediação em casos complexos de resgate animal. “Vamos alinhar boas ideias e construir soluções juntos, em benefício de todos: protetores, ONGs e, principalmente, dos animais”, disse ela.
O secretário municipal de Governo, Ananias Filho, reforçou o apoio institucional à nova diretoria e à proposta da nova diretora, destacando que será criado um protocolo oficial de acolhimento animal, com o envolvimento direto dos protetores. “Vamos mudar não apenas a gestão, mas a cultura do cuiabano em relação ao cuidado e respeito pelos nossos animais”, afirmou.
Segundo Morgana, o compromisso com a causa moverá as ações: “Não podemos olhar para a causa animal apenas de forma administrativa. Estamos lidando com vidas. O meu trabalho é técnico, mas também é guiado pela sensibilidade que eu trago da arte e da vivência com os animais. Essa mistura me ajuda a nunca esquecer que, por trás de cada protocolo, existe um ser vivo que precisa de acolhimento, respeito e dignidade”.
A expectativa é de que, sob sua liderança, a Diretoria de Bem-Estar Animal avance em políticas públicas mais integradas, sensíveis e eficazes, aproximando a gestão da população e fortalecendo os laços entre governo, sociedade civil e protetores.
PARCERIA
O secretário de Governo, Ananias Filho, ressaltou a contribuição e parceria da ONG Lunaar, com informações e a experiência que possui, para a construção do trabalho e serviço de atendimento, engajando todos os protetores no que diz respeito ao acolhimento e à saúde dos animais.
“É uma oportunidade de fornecer informações para tornar o processo de vocês mais claro, para a sociedade saber a quem recorrer e o que vocês, enquanto poder público, podem oferecer”, disse a presidente da Lunaar, Susielene Rodrigues Monteiro.
Susielene ressaltou que a ONG sempre apoiou a BEA, e não foi diferente desde que o prefeito Abilio Brunini assumiu o município. “Cientes das dificuldades de abrigamento e de espaço da BEA, a Lunaar, sempre que possível, recebeu animais. E no início deste ano acolhemos 15 felinos e 10 cães, a pedido das diretoras anteriores. Dentro da ONG, os espaços são separados, setorizados, têm isolamento para tudo, o que permite tratar os casos até que os animais se reabilitem e possam ser colocados em espaços comuns, onde estão os sadios”, explicou.
A expectativa, diante da abertura que a Bem-Estar Animal está proporcionando, é de que crie formas de melhoria no serviço prestado e seja transparente com a sociedade. “A sociedade precisa ter a quem recorrer. A gente não quer ser ONG, a gente não quer receber essa demanda diária. Se a sociedade tiver a quem recorrer, do poder público, não há necessidade de as ONGs existirem. A nossa ideia é que o poder público funcione, e estou aqui para ajudar, dar sugestões, contribuir com a nossa prática e vivência com abrigamento de animais”, disse Susielene.
Ressalta-se que a Lunaar não recebe ajuda da prefeitura. Os animais citados foram recebidos como doação, portanto, estão sob a tutela da ONG e não do município. “Não tem nada em troca, estamos recebendo até o nosso limite, e quando pudermos vamos receber, e quando não der, vamos negar. E é assim que a gente ajuda a coisa a funcionar. Cada um fazendo a sua parte. Então, hoje a gente consegue ajudar dessa forma, e você, protetora, você, ONG, de que forma consegue ajudar a Diretoria de Bem-Estar Animal a desafogar ou realizar mais resgates?”, frisou a presidente da Lunaar.
#PraCegoVer
A imagem mostra o momento da reunião realizada na sala do secretário de Governo, Ananias Filho, com a diretora da Bem-Estar Animal e a presidente da ONG Lunaar.
Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT
Cuiabá
Governo apresenta balanço de metas e investimentos na Assembleia Legislativa
A Assembleia Legislativa realizou audiência pública da Comissão de Orçamento e Fiscalização da Execução Orçamentária para apresentação das metas físicas do Governo do Estado relativas ao primeiro semestre de 2026.
A exposição do encontro foi organizada pela Secretaria de Planejamento e Gestão do Governo do Estado, a Seplag, e se refere a investimentos de todas as secretarias do Estado na gestão de Mato Grosso.
Nesse encontro, 17 secretarias e autarquias apresentaram um balanço de investimentos nas áreas, como segurança pública, por exemplo.
A titular da pasta, coronel Susane Tamanho, foi a primeira a fazer a exposição. Ela disse que muitas ações estão planejadas e executadas, incluindo a presença das eleições em segundo turno e mais segurança e prevenção para se evitar a violência no Estado.
“Muitas ações sendo planejadas. A gente tem agora o segundo turno das eleições, que é uma mobilização muito grande das forças de segurança. No primeiro turno, a gente teve 5.300 agentes envolvidos. Nós já estamos com ações desde o início do ano, planejadas, coordenadas, fortalecimento de regionais onde a gente vê possíveis avanços de criminalidade, com operações Território Livre, operações de fronteira”, descreveu a secretária.
E assim, cada secretaria foi apresentando seus resultados de investimentos. Isso porque, nessa fase do processo, não se fala em valores, mas de metas para o Estado.
E, por falar em metas, o secretário-adjunto de Planejamento e de Mato Grosso Digital, Sandro Brandão, comenta sobre as áreas de investimentos e o total, em porcentagem, concluídos até agora, isto faltando menos de três meses para terminar o ano.
“Nós já tivemos um desempenho de 71% do que foi previsto para o ano. Ou seja, no primeiro semestre a gente já extrapolou o que, em teoria, deveria ser 50%. Há uma expectativa muito grande de conseguir entregar tudo, inclusive extrapolar o que estava planejado aí para o ano de 2026”.
Apesar dos investimentos pesados do Governo do Estado, estimados em mais de 70%, sem terminar o exercício, o presidente da comissão, deputado Carlos Avallone (PSDB) reparou que falta reforçar investimentos em algumas áreas.
“A Defensoria Pública não poderia ser deixada ao lado, como está ficando. Então, nós já tentamos vários anos colocar isso como pauta principal e não temos conseguido. A Assembleia realmente precisa trabalhar melhor essa parceria com o governo para que isso possa acontecer”.
Para a Rádio Assembleia, Adão de Oliveira.
Fonte: ALMT – MT
-
Mato Grosso6 dias atrásTJMT barra eleição do SISMA e impõe multa diária à comissão
-
Coluna VIP MT2 dias atrásFestival Calypsoul Joelma – Cuiabá MT
-
Coluna VIP MT2 dias atrásExpo Caceres -MT Ditado Produções
-
Polícia6 dias atrásSerralheiro confessa ter matado professor e alega que sofria chantagem; PC aponta três envolvidos
-
Diamantino4 dias atrásAGIRF aplica R$ 1,79 milhão em multas à Águas de Diamantino por falhas na prestação dos serviços de água
-
OAB6 dias atrásRepresentantes da OAB-MT participam como palestrantes do evento jurídico Desafios da Advocacia no Mundo Rural
-
Várzea Grande4 dias atrásMoradores do Pedra 90 recebem serviços gratuitos de saúde por meio de parceria entre Prefeitura de Cuiabá e Sesc
-
Diamantino6 dias atrásPrefeitura de Diamantino torna público o resultado preliminar do Edital de Premiação Cultural 004/2026












