Cuiabá
Prefeito anuncia inauguração do Centro Médico Infantil no Dia das Crianças
Cuiabá
O prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini, visitou nesta quinta-feira (21) as obras do novo Centro Médico Infantil (CMI) e anunciou que a inauguração oficial acontecerá no próximo dia 12 de outubro, Dia das Crianças. Durante a solenidade, o gestor também fará uma homenagem especial a Antonny Gabriel de Souza Gomes de Moraes, de 12 anos, que faleceu em março deste ano em decorrência de complicações de um aneurisma cerebral. Apaixonado por futebol e sonhador em se tornar jogador profissional, o garoto emocionou a cidade com sua história. Na época, Abilio e a primeira-dama, Samantha Iris, prestaram solidariedade à família e lamentaram profundamente a perda.
Com mais de 83,5% das obras concluídas, o novo CMI será a maior unidade de atendimento pediátrico do Estado, projetada para revolucionar a saúde infantil em Mato Grosso. A estrutura terá capacidade para internar até 150 crianças simultaneamente e contará com sete consultórios pediátricos abertos 24 horas por dia, todos os dias da semana, além de exames de imagem como ultrassom, raio X, ressonância magnética e tomografia.
Também estão previstas três salas de emergência vermelha, amarela e verde, cada uma com 10 leitos. Haverá ainda uma sala de medicação com 10 poltronas, garantindo estrutura moderna e especializada.
Segundo Abilio, a entrega do centro será um marco histórico para Cuiabá. “Esse será o maior hospital infantil público do Estado e um dos maiores do país. Um local exclusivo para crianças, com atendimento porta aberta e pronto para acolher nossas famílias. Estamos mudando a realidade da pediatria em Mato Grosso”, declarou.
A previsão é que, após a conclusão da obra, seja realizada a instalação dos equipamentos de última geração, garantindo pleno funcionamento já na data marcada. O novo CMI ocupará parte do antigo Pronto-Socorro Municipal e se tornará referência em atendimento pediátrico na capital.
Com a entrega no Dia das Crianças e a homenagem a Antonny, a Prefeitura reforça a importância de cuidar do presente e do futuro das novas gerações cuiabanas.
Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT
Cuiabá
Assembleia Legislativa retoma sessões com aprovação de 28 projetos em plenário
Com quatro pedidos de vista, um projeto de lei retirado da pauta, um arquivado e 28 projetos aprovados, as duas sessões ordinárias realizadas nesta quarta-feira (12) marcaram a retomada dos trabalhos legislativos em plenário da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), após o recesso parlamentar. A próxima reunião será dia 19 de agosto, a partir das 9hs.
Entre as matérias aprovadas, está, em primeira votação, o Projeto de Lei nº 693/2026, de autoria do Poder Executivo, aposto a Mensagem nº 91/2026, que autoriza o governo, por intermédio do Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso (Detran-MT), a celebrar convênio, termo de cooperação, termo de adesão ou instrumento congênere com a Associação Nacional dos Detrans (AND).
E o Projeto de Lei nº 2.061/2023, que dispõe sobre o uso do nome afetivo nos cadastros das instituições escolares, de saúde, cultura e lazer por crianças e adolescentes sob guarda provisória, durante o processo de adoção.
Além disso, também foram aprovados os projetos de Lei nº 1420/2024, que institui o Selo Produto Mato-grossense e estabelece outras providências; o 1952/25 que dispõe sobre a Política Estadual de Geologia, Mineração e Transformação Mineral, institui o Sistema Estadual de Geologia e Recursos Minerais e o Conselho Estadual de Geologia e Recursos Minerais, e adota outras providências.
O PL 1075/2025 que institui a Política Estadual de Apoio às Costureiras, Alfaiates e Coletivos de Moda Popular, voltada à valorização, capacitação, formalização e fortalecimento da cadeia têxtil de Mato Grosso. E o 806/2026 que dispõe sobre medidas de acessibilidade para pessoas surdas ou com deficiência auditiva em concursos públicos.
Também estão aprovados os projetos de lei: 489/2026, 548/2024, 1813/2024, 734/2025, 1727/2025, o PLC 53/2026, em 2ª votação, que altera a Lei nº 6.176, de 18 de janeiro de 1993, que dispõe sobre a organização e funcionamento dos Juizados Especiais Cíveis e Criminais no âmbito do Poder Judiciário do Estado de Mato Grosso e dá outras providências, para alterar a composição do Conselho de Supervisão dos Juizados Especiais e dá outras providências, de autoria do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT).
Com parecer contrário foi arquivado o PL 786/2024 que dispõe sobre a necessidade de pontos de recarga para veículos elétricos e híbridos, em estacionamentos privados de uso coletivo, e em estacionamentos e vias públicas no âmbito do Estado de Mato Grosso.
Fonte: ALMT – MT
-
Cuiabá7 dias atrásMDB homologa candidatura da delegada Jannira Laranjeira à Assembleia Legislativa de Mato Grosso
-
Mato Grosso4 dias atrásZé Neto & Cristiano e Murilo Huff reúnem mais de 80 mil pessoas na Exposul 2026
-
Mato Grosso7 dias atrásVereador de Rondonópolis, Ibrahim Zaher é confirmado como 2º suplente de Janaína Riva ao Senado
-
Primavera do Leste5 dias atrásDia dos Pais: Procon de Primavera do Leste alerta sobre golpes, falsas promoções e compras por impulso
-
Polícia5 dias atrásSaiba quem é o empresário preso por desviar quase 200 toneladas de soja em MT
-
Mato Grosso6 dias atrásPF investiga suposto desvio de R$ 308 milhões em MT: ex-governador Mauro Mendes é alvo
-
Mato Grosso4 dias atrásPresidentes de entidades visitam a 52ª Exposul e exaltam a organização do evento
-
Mato Grosso3 dias atrásCláudio impulsiona a maior Exposul de todos os tempos com público de 90 mil pessoas











