Cuiabá

Prefeito e primeira-dama lamentam perda de matriarca de Dante de Oliveira

Publicado em

Cuiabá

O prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini, e a primeira-dama, Samantha Iris, manifestam profundo pesar pelo falecimento de Maria Benedita Martins de Oliveira, ocorrido nesta segunda-feira (12), aos 104 anos, em Cuiabá.

Conhecida carinhosamente como Dona Maria, ela construiu uma trajetória marcada pela fé, pela dedicação à família e pelo compromisso com a cidadania. Mãe do ex-governador de Mato Grosso e ex-prefeito de Cuiabá Dante de Oliveira, foi uma das grandes referências morais e afetivas de uma família que deixou marcas profundas na história política e social do estado e do país.

Dona Maria acompanhou de perto a trajetória pública do filho Dante, autor da histórica emenda das *Diretas Já*, que se tornou símbolo da luta pela redemocratização do Brasil. Mesmo afirmando não gostar de política, nunca se omitiu quando se tratava de apoiar seus familiares e defender aquilo em que acreditava, exercendo até o fim o direito ao voto e o compromisso com a democracia.

Ao longo de mais de um século de vida, foi exemplo de coragem, perseverança e amor, reunindo gerações em torno de valores como união, respeito e responsabilidade com o próximo. Seu legado ultrapassa os laços familiares e se confunde com a própria história de Cuiabá, cidade onde viveu, criou seus filhos e se tornou uma figura querida e respeitada.

“Nos solidarizamos com todos os familiares e amigos neste momento de dor, especialmente com os descendentes de Dante de Oliveira, na certeza de que a memória, os ensinamentos e a força de Dona Maria continuarão vivos no coração de todos que tiveram o privilégio de conhecê-la”, destacou o prefeito Abilio Brunini.

A primeira-dama e vereadora Samantha Iris também enfatizou a grande perda para os cuiabanos e mato-grossenses. “Dona Maria era símbolo de fé, força feminina e mulher símbolo de luta. Ela certamente deixará grande saudade e exemplos de vida a todos nós”, disse.

A Prefeitura de Cuiabá se une à família Oliveira em luto, desejando conforto diante dessa perda irreparável.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Cuiabá

Governo apresenta balanço de metas e investimentos na Assembleia Legislativa

Publicados

em

A Assembleia Legislativa realizou audiência pública da Comissão de Orçamento e Fiscalização da Execução Orçamentária para apresentação das metas físicas do Governo do Estado relativas ao primeiro semestre de 2026.

A exposição do encontro foi organizada pela Secretaria de Planejamento e Gestão do Governo do Estado, a Seplag, e se refere a investimentos de todas as secretarias do Estado na gestão de Mato Grosso.

Nesse encontro, 17 secretarias e autarquias apresentaram um balanço de investimentos nas áreas, como segurança pública, por exemplo.

A titular da pasta, coronel Susane Tamanho, foi a primeira a fazer a exposição. Ela disse que muitas ações estão planejadas e executadas, incluindo a presença das eleições em segundo turno e mais segurança e prevenção para se evitar a violência no Estado.

“Muitas ações sendo planejadas. A gente tem agora o segundo turno das eleições, que é uma mobilização muito grande das forças de segurança. No primeiro turno, a gente teve 5.300 agentes envolvidos. Nós já estamos com ações desde o início do ano, planejadas, coordenadas, fortalecimento de regionais onde a gente vê possíveis avanços de criminalidade, com operações Território Livre, operações de fronteira”, descreveu a secretária.

E assim, cada secretaria foi apresentando seus resultados de investimentos. Isso porque, nessa fase do processo, não se fala em valores, mas de metas para o Estado.

E, por falar em metas, o secretário-adjunto de Planejamento e de Mato Grosso Digital, Sandro Brandão, comenta sobre as áreas de investimentos e o total, em porcentagem, concluídos até agora, isto faltando menos de três meses para terminar o ano.

“Nós já tivemos um desempenho de 71% do que foi previsto para o ano. Ou seja, no primeiro semestre a gente já extrapolou o que, em teoria, deveria ser 50%. Há uma expectativa muito grande de conseguir entregar tudo, inclusive extrapolar o que estava planejado aí para o ano de 2026”.

Apesar dos investimentos pesados do Governo do Estado, estimados em mais de 70%, sem terminar o exercício, o presidente da comissão, deputado Carlos Avallone (PSDB) reparou que falta reforçar investimentos em algumas áreas.

“A Defensoria Pública não poderia ser deixada ao lado, como está ficando. Então, nós já tentamos vários anos colocar isso como pauta principal e não temos conseguido. A Assembleia realmente precisa trabalhar melhor essa parceria com o governo para que isso possa acontecer”.

Para a Rádio Assembleia, Adão de Oliveira.

Fonte: ALMT – MT

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

ESPORTES

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA