Cuiabá
Prefeito e secretários participam de promoções do CBMMT e celebram parcerias
Cuiabá
O prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini, reconheceu o trabalho do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) e reforçou o apoio às iniciativas que fortalecem a segurança da população, durante a cerimônia de promoção de novos coronéis, oficiais e praças da corporação, realizada na noite de terça-feira (2), na Arena Pantanal.
Abilio participou da abertura do evento, mas precisou se ausentar para cumprir outro compromisso oficial da Prefeitura. Ele foi representado pelos secretários Murilo Bianchini (Planejamento Estratégico) e Fernando Medeiros (Desenvolvimento Econômico, Trabalho, Turismo e Agricultura), além do secretário-adjunto de Defesa Civil, coronel BM Alessandro Borges.
O secretário-adjunto de Defesa Civil, coronel Alessandro Borges, destacou a importância da cerimônia para a corporação e para a capital mato-grossense. “A formatura de hoje celebra o Dia do Patrono e marca a promoção de oficiais e praças. Também simboliza a entrega de novas viaturas pelo Governo do Estado. O prefeito Abilio, que foi homenageado ontem junto com a primeira-dama Samantha, fez questão de vir prestigiar o Corpo de Bombeiros, reforçando essa parceria com a Prefeitura”, afirmou.
Borges, que acompanhou o anúncio de novos investimentos de R$ 9,7 milhões em equipamentos para a corporação feito pelo governador Mauro Mendes, destacou que a entrega das viaturas, incluindo quatro caminhões Auto Tanque, um veículo Auto Produtos Perigosos e nove motos de resgate, representa um importante reforço também para Cuiabá.
“As motos de resgate, junto aos militares formados, vão agilizar o atendimento em acidentes, tanto de moto quanto de carro. Isso complementa os serviços municipais, reduz sequelas e aumenta as chances de sobrevivência das vítimas. Já as viaturas de combate a incêndio vão reforçar a atuação na região metropolitana, impactando diretamente o dia a dia do cidadão cuiabano”, enfatizou o secretário.
Além do governador, participaram do evento o comandante-geral do CBMMT, coronel BM Flávio Glêdson Vieira Bezerra, secretários de Estado, deputados estaduais, vereadores, coronéis da corporação e familiares dos promovidos.
Parceria
Neste ano, a Prefeitura de Cuiabá e o Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) atuaram em parceria no projeto “Juntos por uma Cuiabá sem Queimadas”, alcançando uma redução de 90% nos focos de calor. No acumulado do ano, os focos caíram de 602 para 60.
A atuação conjunta consolidou o modelo integrado que transformou Cuiabá em referência no enfrentamento às queimadas em 2025. O projeto funcionou de forma completa, com ações de prevenção, preparação, operação e responsabilização, envolvendo a Empresa Cuiabana de Zeladoria e Serviços Urbanos (Limpurb), as secretarias de Infraestrutura e Obras, Educação, a Secretaria de Ordem Pública (Sorp) e o Corpo de Bombeiros.
De acordo com o comandante-geral, coronel BM Flávio Glêdson Bezerra, Cuiabá integrou plenamente o sistema estadual de proteção contra incêndios florestais e contribuiu para os índices recordes registrados no Estado, que alcançou redução de 80% em Mato Grosso e 95% no Pantanal, o menor nível de queimadas em 27 anos.
Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT
Cuiabá
Governo apresenta balanço de metas e investimentos na Assembleia Legislativa
A Assembleia Legislativa realizou audiência pública da Comissão de Orçamento e Fiscalização da Execução Orçamentária para apresentação das metas físicas do Governo do Estado relativas ao primeiro semestre de 2026.
A exposição do encontro foi organizada pela Secretaria de Planejamento e Gestão do Governo do Estado, a Seplag, e se refere a investimentos de todas as secretarias do Estado na gestão de Mato Grosso.
Nesse encontro, 17 secretarias e autarquias apresentaram um balanço de investimentos nas áreas, como segurança pública, por exemplo.
A titular da pasta, coronel Susane Tamanho, foi a primeira a fazer a exposição. Ela disse que muitas ações estão planejadas e executadas, incluindo a presença das eleições em segundo turno e mais segurança e prevenção para se evitar a violência no Estado.
“Muitas ações sendo planejadas. A gente tem agora o segundo turno das eleições, que é uma mobilização muito grande das forças de segurança. No primeiro turno, a gente teve 5.300 agentes envolvidos. Nós já estamos com ações desde o início do ano, planejadas, coordenadas, fortalecimento de regionais onde a gente vê possíveis avanços de criminalidade, com operações Território Livre, operações de fronteira”, descreveu a secretária.
E assim, cada secretaria foi apresentando seus resultados de investimentos. Isso porque, nessa fase do processo, não se fala em valores, mas de metas para o Estado.
E, por falar em metas, o secretário-adjunto de Planejamento e de Mato Grosso Digital, Sandro Brandão, comenta sobre as áreas de investimentos e o total, em porcentagem, concluídos até agora, isto faltando menos de três meses para terminar o ano.
“Nós já tivemos um desempenho de 71% do que foi previsto para o ano. Ou seja, no primeiro semestre a gente já extrapolou o que, em teoria, deveria ser 50%. Há uma expectativa muito grande de conseguir entregar tudo, inclusive extrapolar o que estava planejado aí para o ano de 2026”.
Apesar dos investimentos pesados do Governo do Estado, estimados em mais de 70%, sem terminar o exercício, o presidente da comissão, deputado Carlos Avallone (PSDB) reparou que falta reforçar investimentos em algumas áreas.
“A Defensoria Pública não poderia ser deixada ao lado, como está ficando. Então, nós já tentamos vários anos colocar isso como pauta principal e não temos conseguido. A Assembleia realmente precisa trabalhar melhor essa parceria com o governo para que isso possa acontecer”.
Para a Rádio Assembleia, Adão de Oliveira.
Fonte: ALMT – MT
-
Mato Grosso6 dias atrásTJMT barra eleição do SISMA e impõe multa diária à comissão
-
Coluna VIP MT3 dias atrásFestival Calypsoul Joelma – Cuiabá MT
-
Coluna VIP MT3 dias atrásExpo Caceres -MT Ditado Produções
-
Polícia7 dias atrásSerralheiro confessa ter matado professor e alega que sofria chantagem; PC aponta três envolvidos
-
Diamantino4 dias atrásAGIRF aplica R$ 1,79 milhão em multas à Águas de Diamantino por falhas na prestação dos serviços de água
-
Várzea Grande5 dias atrásMoradores do Pedra 90 recebem serviços gratuitos de saúde por meio de parceria entre Prefeitura de Cuiabá e Sesc
-
OAB7 dias atrásRepresentantes da OAB-MT participam como palestrantes do evento jurídico Desafios da Advocacia no Mundo Rural
-
Diamantino6 dias atrásPrefeitura de Diamantino torna público o resultado preliminar do Edital de Premiação Cultural 004/2026












