Cuiabá
Prefeito recebe alunos e dialoga sobre transparência de forma lúdica em Cuiabá
Cuiabá
A manhã desta terça-feira (5) foi marcada por aprendizado e aproximação entre poder público e estudantes em Cuiabá. O prefeito Abilio Brunini recepcionou cerca de 50 alunos do 4º e 5º anos da Emeb Madre Marta Cerutti em seu gabinete, durante a abertura da Semana da Transparência Pública, promovida pela Controladoria Geral do Município.
De forma lúdica e acessível, o prefeito conversou com as crianças sobre como funciona a gestão pública e a importância da transparência no uso dos recursos. Utilizando exemplos do cotidiano, como o custo de materiais escolares e da merenda, ele explicou que o dinheiro público vem dos impostos pagos pela população e deve ser bem administrado.
“Administrar a cidade é como cuidar do seu próprio dinheiro. A gente precisa saber quanto custam as coisas para decidir onde investir e garantir que tudo seja feito da melhor forma possível”, destacou o prefeito.
Durante a atividade, os estudantes também foram incentivados a participar ativamente do controle social. “Se vocês aprenderem desde agora o que é transparência e como o dinheiro público deve ser usado, poderão ajudar a melhorar a cidade e até ocupar cargos importantes no futuro”, completou.
O ouvidor-geral do município, Wesley Bucco, reforçou o papel das crianças como agentes multiplicadores da cidadania e da fiscalização. “Vocês serão patrulheiros da transparência. Vão observar se a merenda está chegando, se a escola está bem cuidada, se tudo está funcionando como deveria. O dinheiro público é de todos nós e precisa ser bem aplicado”, afirmou.
A abertura contou ainda com a presença do vereador Marcrean Santos, além de secretários municipais e representantes de diversas pastas envolvidas na iniciativa.
A programação da Semana da Transparência Pública segue nos próximos dias, ampliando o alcance do projeto. Na quarta-feira (6), as atividades acontecem no Hotel Fazenda Mato Grosso, no Coxipó, com 80 estudantes da Emeb Dr. Fábio Firmino Leite no período da manhã (8h às 10h30) e outros 80 alunos da Emeb Padre Raimundo Pombo à tarde (14h às 16h30).
Já na quinta-feira (7), também no Hotel Fazenda Mato Grosso, participam 80 estudantes da Emebc Hebert de Souza pela manhã (8h às 10h30) e 80 alunos da Emeb Rita Caldas Castrillon no período da tarde (14h às 16h30).
Ao todo, 370 crianças devem participar da iniciativa, que tem como objetivo fortalecer a educação cidadã desde a infância, incentivando valores como ética, responsabilidade e participação social.
Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT
Cuiabá
Emeb Abdala José de Almeida encerra Semana dos Migrantes e Refugiados com apresentação de danças e ato ecológico
A Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) Abdala José de Almeida – reuniu nesta sexta-feira (28) as unidades das regiões Leste e Oeste, para o encerramento da 1ª Semana do Imigrante e do Refugiado de Várzea Grande. A iniciativa, promovida pela Secretaria de Educação Cultura, Esporte e Lazer (Smcel) – por meio do núcleo de programas e projetos – teve por objetivo debater e fortalecer as práticas pedagógicas de acolhimento e valorização da diversidade cultural nas escolas.
A titular da pasta, Maria Fernanda Figueiredo participou do evento e destacou a importância desses movimentos que só as escolas sabem promover, e o quanto isso transforma a vida das crianças, da comunidade e da sociedade. “Sob o tema “Semeando o Futuro” este evento coroou uma semana repleta de reflexões, atividades realizadas em sala de aula, exposições de trabalhos e apresentações culturais desenvolvidas pelos estudantes, e isso tudo é muito relevante porque nós precisamos entender que não temos divisões no mundo, ele é um só e de todos que habitam nele. Então todos os migrantes e refugiados compõem o mesmo espaço do nosso planeta, e é exatamente isso que a escola defende”, ressaltou.
A gestora destacou ainda que a secretaria de Educação, atende atualmente, cerca de 700 alunos de família de migrantes e que todos têm os mesmos direitos assegurados pelos brasileiros natos. “E é por isso que estamos aqui para dizer a vocês que são o futuro do país, que possam viver na prática, combatendo a desigualdade, lutando pelos seus direitos e entendendo que todas as pessoas têm direito ao mesmo céu, o mesmo sol e a mesma lua. Que o acolhimento de hoje seja com certeza a finalização de um trabalho desenvolvido em sala de aula do conteúdo, do planejamento e que hoje está culminando nessas apresentações”.
A coordenadora pedagógica Marilene Silva disse que esse movimento realizado pelas unidades escolares surpreendeu pela qualidade dos trabalhos desenvolvidos durante as apresentações. “Foram três dias de intensas programações. A escola Eunice César abriu o evento na quarta-feira, com apresentações de danças, poesia e artes, ontem os alunos da escola Alino Ferreira apresentaram a chegada dos migrantes no Brasil e hoje os alunos da escola Abdala apresentaram uma coreografia de danças e ato ecológico, com o plantio de mudas. Todos os eventos surpreenderam pela qualidade do enredo e pelo entusiasmo das crianças, todos estão de parabéns”.
Já a professora Zilda Braga, que integra o Núcleo de Programas e Projetos, destacou a participação de todas as unidades escolares envolvidas nessa programação. “A comunidade escolar se uniu para celebrar a riqueza que o intercâmbio de vivências traz para as salas de aula, reforçando o compromisso do município com uma educação inclusiva, humanizada e garantidora de direitos humanos”.
A diretora da Escola Abdala José de Almeida, Helena Fernandes, agradeceu a participação de toda a comunidade escolar e disse que a todas as unidades envolvidas na programação, se dedicaram para a realização do evento na promoção da cultura de paz, fortalecendo ações voltadas ao respeito, à inclusão e ao acolhimento.
Símbolo de resiliência
Assim como o ipê suporta o inverno rigoroso, a seca extrema e o solo muitas vezes árido para depois florescer com uma força que impressiona, o migrante enfrenta a saudade, a distância e as barreiras culturais sem perder a sua essência. E para marcar o evento “Semeando o Futuro”, a comunidade escolar realizou um ato ecológico com o plantio de três mudas de ipê, representando o legado do projeto pedagógico e o compromisso com o futuro sustentável para a comunidade.
A secretária de Educação, Maria Fernanda Figueiredo, fez o plantio de uma muda e destacou que tanto o ipê quanto o migrante guardam suas raízes profundas na terra de origem, mas têm a capacidade extraordinária de se adaptar e embelezar qualquer solo onde decidem recomeçar. “Quando tudo parece seco e difícil, o ipê e o migrante mostram que a verdadeira força vem de dentro, transformando o recomeço em uma explosão de cores, vida e esperança”, completou.
Galeria de Fotos (5 fotos)
-
Coluna VIP MT5 dias atrásExpo sul 2026 Rondonopolis
-
Mato Grosso6 dias atrásMax lidera corrida à Assembleia Legislativa; Lúdio, Beto, Samantha e Bortolin aparecem na sequência
-
Primavera do Leste5 dias atrásPrimavera do Leste promove ação de acolhimento e cidadania para pessoas em situação de rua – Prefeitura de Primavera do Leste Primavera do Leste
-
Várzea Grande5 dias atrásGuarda Municipal interdita trecho da avenida Artur Bernardes após caminhão enroscar em fiação e derrubar cabos energizados na via
-
Cuiabá2 dias atrásEmeb Abdala José de Almeida encerra Semana dos Migrantes e Refugiados com apresentação de danças e ato ecológico
-
Mato Grosso1 dia atrásJanaina Riva declara apoio a Léo Bortolin em Primavera do Leste e promete dobrar as emendas dele para a região
-
Cuiabá5 dias atrásMercadinho do ETA transforma matemática em aprendizado na prática e anima alunos da EMEB Manoel João de Arruda
-
Cuiabá2 dias atrásEducação publica Edital de chamada pública para aquisição de alimentos produzidos pela agricultura familiar











