Cuiabá
Prefeito sanciona nove leis de vereadores e reforça valorização do parlamento cuiabano
Cuiabá
Em mais um gesto de valorização do Legislativo municipal, o prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini, sancionou, na tarde de terça-feira (15), nove leis de autoria dos vereadores da Câmara de Cuiabá. A cerimônia simbólica foi realizada na sala da presidência da Casa, com a presença de parlamentares de diferentes siglas, e marcou o reconhecimento da importância da produção legislativa para a cidade.
As novas legislações abrangem áreas como inclusão social, proteção animal, valorização da cultura, esporte e direitos das pessoas com deficiência. Durante o ato, Abilio reforçou seu compromisso com o Parlamento e o respeito às iniciativas que visam melhorar a qualidade de vida da população cuiabana. “Quando o projeto é bom e tem impacto positivo na vida das pessoas, fazemos questão de sancionar com orgulho. É nosso papel valorizar boas leis e prestigiar o trabalho sério que é feito aqui na Câmara”, declarou o prefeito.
Entre os projetos sancionados, destacam-se dois do vereador Rafael Ranalli, que tratam da obrigatoriedade de denúncia de maus-tratos por profissionais da área veterinária e da garantia de que crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) possam levar seus próprios alimentos às escolas.
A vereadora Katiuscia Manteli teve aprovadas propostas voltadas à integração geracional e à valorização da cultura local, com a inclusão da festa “O Melhor Arraiá de Cuiabá” no calendário oficial do município. Já a vereadora Baixinha Giraldelli celebrou a sanção do projeto que reconhece o aniversário do bairro Pedra 90 como data oficial da cidade.
Também foram sancionadas leis de autoria dos vereadores Ilde Taques, que cria o Centro de Amparo aos Idosos; Dilemário Alencar, que propõe a construção do “Monumento à Bíblia Sagrada”; e Rafael Yonekubo, que retornou ao Legislativo para acompanhar a sanção de projetos sobre esporte e cultura japonesa.
Com a medida, Abilio Brunini reforça a parceria entre Executivo e Legislativo, num gesto de reconhecimento à atuação parlamentar e ao fortalecimento da democracia local.
#PraCegoVer
A imagem principal mostra o prefeito ao centro, com os vereadores, cada um segurando uma lei sancionada em suas mãos.
Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT
Cuiabá
MPMT lamenta falecimento de procurador de Justiça
O Ministério Público do Estado de Mato Grosso manifesta profundo pesar pelo falecimento do Procurador de Justiça Jorge da Costa Lana, ocorrido nesta segunda-feira (7). Natural de Corumbá (MS), onde nasceu em 13 de maio de 1953, Jorge da Costa Lana construiu uma trajetória de destaque no Ministério Público de Mato Grosso, dedicando mais de quatro décadas à instituição. Em 2017, foi promovido ao cargo de Procurador de Justiça, pelo critério de antiguidade, passando a integrar a 15ª Procuradoria de Justiça Cível. Ao longo de sua carreira, atuou também por muitos anos na área criminal, contribuindo com seu conhecimento, experiência e dedicação para o fortalecimento da instituição e para a prestação jurisdicional à sociedade mato-grossense. O Procurador-Geral de Justiça, Rodrigo Fonseca Costa, lamentou profundamente a perda do colega. “ O Ministério Público de Mato Grosso perde hoje um membro de trajetória marcada pelo compromisso com a instituição, pela dedicação à Justiça e pelos relevantes serviços prestados à sociedade mato-grossense. Jorge da Costa Lana deixa um legado de trabalho, conhecimento e respeito entre seus pares. Neste momento de dor, expressamos nossa solidariedade aos familiares, amigos e colegas, desejando que encontrem conforto para enfrentar essa irreparável perda”, declarou. O Ministério Público de Mato Grosso se solidariza com os familiares, amigos e colegas do Procurador de Justiça Jorge da Costa Lana, agradecendo por sua dedicação e pelos relevantes serviços prestados ao longo de sua vida profissional. As informações sobre o local e o horário do velório e do sepultamento serão divulgadas oportunamente.
Fonte: Ministério Público MT – MT
-
Opinião5 dias atrásESTRUTURAS VIRAIS
-
OAB2 dias atrásParanatinga, Primavera, Poxoréu, Campo Verde e Rondonópolis recebem primeiras edições do projeto Conecta Advocacia
-
Sinop2 dias atrásFesteja Sinop: Banho Assistido proporciona lazer e interação a idosos e PCDs no 1º dia de Festival de Praia no Cortado
-
Sinop2 dias atrásFesteja Sinop: Festival de Praia segue neste domingo (6) e nesta segunda-feira (7) na Praia do Cortado
-
OAB3 dias atrásParanatinga, Primavera, Campo Verde e Rondonópolis recebem primeiras edições do projeto Conecta Advocacia
-
Política6 dias atrásSenado aprova MP do financiamento de veículos para motoristas de aplicativo e taxistas
-
Sinop18 horas atrásFesteja Sinop segue hoje (7) com Festival de Praia, desfile, Marcha para Jesus e show de Maria Marçal
-
Sinop16 horas atrásFesteja Sinop: Previ Sinop realiza Feira do Empreendedor e lança Sala de Inclusão Digital para aposentados











