Cuiabá

Prefeitura de Cuiabá certifica 60 mulheres do Mercado do Porto e Shopping Orla

Publicado em

Cuiabá

Mais de 60 mulheres permissionárias do Mercado do Porto e do Shopping Orla receberam, na manhã desta segunda-feira (7), os certificados de conclusão do curso de capacitação promovido pela Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Turismo e Desenvolvimento Econômico, em parceria com o Instituto Inca (Inclusão, Cidadania e Ação).

Durante cinco semanas, as empreendedoras participaram de uma jornada de aprendizado que incluiu palestras e atividades práticas sobre gestão financeira, embelezamento de produtos, montagem de vitrines e, especialmente, o uso de redes sociais para alavancar os negócios. A capacitação também contou com acompanhamento direto nas bancas, permitindo que as empreendedoras aplicassem os conhecimentos de forma imediata.

De acordo com a chefe de gabinete da Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico, Maryana Paixão, o curso teve um impacto direto na forma como essas mulheres expõem seus produtos e se relacionam com o público. “Foram dias muito produtivos, de muito aprendizado. Elas aprenderam a montar as bancas de maneira mais atrativa, a lidar com redes sociais, como escrever de forma estratégica para chamar a atenção dos clientes. A quinta semana foi dedicada à avaliação prática, banca por banca. Eu acompanhei de perto e vi o quanto elas evoluíram”, afirmou.

A permissionária Lessane Oliveira Santos, que trabalha com películas e acessórios para celular no Shopping Orla, relatou a transformação em sua forma de vender. “Aprendi a divulgar meus produtos, fazer vídeos para o Instagram, algo que eu não sabia fazer. O atendimento no curso foi maravilhoso. Tenho certeza de que agora vou alcançar mais clientes. Estou muito satisfeita e espero que venham mais cursos como este.”

A presidente do Instituto Inca, Cybele Bussiki, se emocionou ao ver a evolução das alunas. “Estou encantada com o resultado. No primeiro dia, muitas vieram tímidas, e hoje vejo mulheres seguras, sorrindo. Isso mostra que o conhecimento também transforma a autoestima. Esse, para mim, foi o projeto mais acertado de todos que realizamos. Existia uma necessidade real de orientação técnica, e elas acolheram tudo com dedicação. A transformação foi visível.”

Responsável pela destinação de recursos via emenda parlamentar, o ex-deputado federal Dr. Leonardo também participou da entrega dos certificados e reforçou o compromisso com a liberdade econômica das mulheres. “Quando eu estava no mandato, pensei: não adianta só aprovar leis mais rígidas contra a violência doméstica. É preciso dar ferramentas para que essas mulheres conquistem independência financeira. E esse projeto mostra que estamos no caminho certo”, declarou.

#PraCegoVer

A imagem mostra as mulheres permissionárias do Mercado do Porto e do Shopping Orla que receberam os certificados no Museu do Rio e as equipes da Prefeitura de Cuiabá e do Instituto Inca envolvidas na capacitação.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Cuiabá

Prefeitura de Cuiabá reconstrói Ceic Sebastião Tolomeu e beneficia 214 crianças

Publicados

em

A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Educação, concluiu a reforma geral com ampliação, praticamente uma reconstrução, do Centro de Educação Infantil Cuiabano (Ceic) Sebastião Tolomeu, localizado no bairro Santa Isabel. Com investimento de recursos próprios de aproximadamente R$ 1,2 milhão, a obra beneficia 214 crianças de zero a 4 anos de idade, que são atendidas em tempo integral no berçário, maternal e Jardins I e II, em um ambiente moderno, aconchegante e acolhedor. A unidade funciona das 6h às 18h.

A nova estrutura dispõe de salas para coordenação, direção e secretaria, além de quatro salas destinadas às atividades pedagógicas das crianças. O espaço também conta com cozinha ampla, refeitório, despensa, dependência para armazenamento de materiais de limpeza, banheiros, área coberta para recreação e parquinho infantil. Boa parte dos ambientes recebeu mobiliário novo, proporcionando mais conforto e melhores condições para o desenvolvimento das atividades diárias.

A reconstrução atende a uma antiga reivindicação da comunidade escolar, que anteriormente ocupava um espaço considerado inadequado para o atendimento infantil. Entre os problemas enfrentados estavam as dificuldades relacionadas ao esgoto, as condições precárias do berçário e o espaço reduzido da cozinha. Além disso, não havia lactário para as crianças do berçário. Agora, há lactários dentro das salas do berçário, sem a necessidade de sair para buscar os alimentos.

Para a diretora da unidade, Heliziane da Silva Casqueiro do Nascimento, a transformação representa uma mudança significativa para todos que atuam ou dependem do local.

“É uma mudança incomparável. Agora, as crianças têm novas salas, banheiros, refeitório, brinquedos, tudo novo, além de novos espaços para brincar. A transformação é visível por todo lado. O Ceic Sebastião Tolomeu passa a oferecer melhores condições de acolhimento, cuidado e desenvolvimento para as crianças, e mais qualidade e conforto para toda a comunidade escolar. Dá orgulho de dizer que trabalhamos no local”, frisou.

Para o secretário municipal de Educação, Reginaldo Teixeira, existem 78 unidades em situação estrutural complicada, e a equipe de infraestrutura da SME está concentrando esforços para melhorar essas condições. “Não dá para imaginar por que permaneceram tanto tempo sem manutenção, chega a ser vergonhoso. Já estive pessoalmente em quase 40 unidades, todas precisando de alguma coisa. Vamos descentralizar os recursos para que os gestores possam realizar os reparos e manutenções mais simples, para não chegar ao ponto de necessitar de intervenções severas. Este é o foco, melhorar a estrutura das unidades para oferecer uma educação de qualidade. Ambiente também diz respeito à melhoria da aprendizagem porque todos desempenham suas funções motivados”, destacou.

No berçário, estão crianças de zero a 1 ano; no maternal, crianças de 1 a 2 anos de idade; e nos Jardins I e II, crianças acima de 2 anos e de 3 a 4 anos, respectivamente.

Para atender a todas, a unidade conta com quatro salas novas do Ceic Sebastião Tolomeu, destinadas ao berçário e ao maternal, e quatro salas anexas à Emeb Maria Eunice, destinadas às crianças maiores.

Nesse caso, são utilizadas apenas as salas da Emeb, enquanto as demais atividades são realizadas nas novas dependências do Ceic Sebastião Tolomeu, beneficiando todas as 214 crianças, que utilizam o refeitório, os banheiros e os espaços recreativos, além de receberem alimentação no local.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

ESPORTES

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA