Cuiabá
Prefeitura de Cuiabá certifica 60 mulheres do Mercado do Porto e Shopping Orla
Cuiabá
Mais de 60 mulheres permissionárias do Mercado do Porto e do Shopping Orla receberam, na manhã desta segunda-feira (7), os certificados de conclusão do curso de capacitação promovido pela Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Turismo e Desenvolvimento Econômico, em parceria com o Instituto Inca (Inclusão, Cidadania e Ação).
Durante cinco semanas, as empreendedoras participaram de uma jornada de aprendizado que incluiu palestras e atividades práticas sobre gestão financeira, embelezamento de produtos, montagem de vitrines e, especialmente, o uso de redes sociais para alavancar os negócios. A capacitação também contou com acompanhamento direto nas bancas, permitindo que as empreendedoras aplicassem os conhecimentos de forma imediata.
De acordo com a chefe de gabinete da Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico, Maryana Paixão, o curso teve um impacto direto na forma como essas mulheres expõem seus produtos e se relacionam com o público. “Foram dias muito produtivos, de muito aprendizado. Elas aprenderam a montar as bancas de maneira mais atrativa, a lidar com redes sociais, como escrever de forma estratégica para chamar a atenção dos clientes. A quinta semana foi dedicada à avaliação prática, banca por banca. Eu acompanhei de perto e vi o quanto elas evoluíram”, afirmou.
A permissionária Lessane Oliveira Santos, que trabalha com películas e acessórios para celular no Shopping Orla, relatou a transformação em sua forma de vender. “Aprendi a divulgar meus produtos, fazer vídeos para o Instagram, algo que eu não sabia fazer. O atendimento no curso foi maravilhoso. Tenho certeza de que agora vou alcançar mais clientes. Estou muito satisfeita e espero que venham mais cursos como este.”
A presidente do Instituto Inca, Cybele Bussiki, se emocionou ao ver a evolução das alunas. “Estou encantada com o resultado. No primeiro dia, muitas vieram tímidas, e hoje vejo mulheres seguras, sorrindo. Isso mostra que o conhecimento também transforma a autoestima. Esse, para mim, foi o projeto mais acertado de todos que realizamos. Existia uma necessidade real de orientação técnica, e elas acolheram tudo com dedicação. A transformação foi visível.”
Responsável pela destinação de recursos via emenda parlamentar, o ex-deputado federal Dr. Leonardo também participou da entrega dos certificados e reforçou o compromisso com a liberdade econômica das mulheres. “Quando eu estava no mandato, pensei: não adianta só aprovar leis mais rígidas contra a violência doméstica. É preciso dar ferramentas para que essas mulheres conquistem independência financeira. E esse projeto mostra que estamos no caminho certo”, declarou.
#PraCegoVer
A imagem mostra as mulheres permissionárias do Mercado do Porto e do Shopping Orla que receberam os certificados no Museu do Rio e as equipes da Prefeitura de Cuiabá e do Instituto Inca envolvidas na capacitação.
Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT
Cuiabá
Comissão cobra poder público sobre infraestrutura nos bairros Silvanópolis e Paraisópolis
Vinícius Ferreira | SECOM Câmara Municipal de Cuiabá
Na manhã desta quinta-feira (6), a Comissão de Regularização Fundiária da Câmara Municipal de Cuiabá cobrou do poder público e das empresas responsáveis, medidas urgentes para resolver os problemas de infraestrutura enfrentados pelos moradores dos bairros Silvanópolis e Paraisópolis, na capital.
Para o presidente da comissão, vereador Sargento Joelson (PSB), as duas comunidades sofrem há meses com a falta de abastecimento de água e com a ausência de iluminação pública, mesmo com os moradores pagando a taxa nas contas de energia.
“Não temos água em nada no Silvanópolis nem no Paraisópolis. A energia está instalada, mas não há iluminação pública, e esses moradores já estão há cerca de 18 meses pagando pela taxa de iluminação sem ter o serviço”, destacou.
O parlamentar informou ainda que os moradores realizaram recentemente uma mobilização pacífica e planejam um novo ato para a próxima semana, com o fechamento da rodovia Emanuel Pinheiro.
“Eles querem que os motoristas passem dentro da comunidade e vejam de perto as condições em que vivem. O nosso papel é justamente dar visibilidade a essa situação e cobrar providências”, afirmou.
O vereador também explicou que o impasse na regularização fundiária das áreas está relacionado à posição do Ministério Público, que questiona a legalidade da ocupação, alegando que parte do terreno é composta por áreas de nascente. Na oportunidade, Joelson ressaltou que o local pertence ao governo e já há legislação estadual desde 2012 que prevê a regularização.
“O Ministério Público alega que há famílias em áreas de preservação, mas não existe estudo técnico que comprove isso. Nós vamos cobrar que esse levantamento seja feito com urgência. Se for necessário retirar alguém, que se diga quem deve sair e quem pode permanecer, porque estamos falando de cerca de duas mil famílias, e o MP fala em apenas 50 em situação irregular”, disse.
Além de Joelson, participaram do encontro os vereadores Cezinha Nascimento (União Brasil), vice-presidente da comissão, e o membro titular Macrean Santos (MDB).
-
Coluna VIP MT3 dias atrásCe Ta Doido Cuiabá
-
Coluna VIP MT3 dias atrásBruno e Davi Musiva
-
Linha direta3 dias atrás“Facções matam todo dia e ninguém é convocado”, diz Mauro sobre solicitações do STF ao governador do RJ
-
Entretenimento6 dias atrásCristiano Ronaldo presenteia filho com Lamborghini de R$ 1,6 milhão: ‘Presentão’
-
Primavera do Leste2 dias atrásNota Oficial: 6º caso confirmado de Sarampo em Primavera do Leste
-
Polícia3 dias atrásCV usa “jacaré do tráfico” para torturar rivais e sumir com corpos
-
Cuiabá23 horas atrásElas Lideram reúne vereadoras e mulheres do MDB em encontro estadual
-
Cuiabá2 dias atrásCooperados alcançam assinaturas suficientes para Assembleia Extraordinária que pode destituir diretoria da Unimed





