Cuiabá
Prefeitura de Cuiabá inaugura praça no Jardim Passaredo
Cuiabá
A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Empresa Cuiabana de Zeladoria e Serviços Urbanos (Limpurb), inaugura nesta quinta-feira (11), às 20h, a Praça Poliesportiva Cristiano Justino Feo Roza, conhecida como Praça do Passaredo. A solenidade contará com a presença do prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini, além de autoridades municipais e moradores da região.
Localizada na Rua F, no bairro Jardim Passaredo, região Sul da capital, a praça passou por uma revitalização completa executada pela Limpurb. O espaço agora conta com parque infantil, campo society, bancos, iluminação em LED, paisagismo renovado e acessibilidade total, incluindo rampas, escadas com guarda-corpo em inox e piso tátil.
Os investimentos em acessibilidade e na construção da praça foram viabilizados com recursos da 15ª Promotoria de Justiça de Defesa do Meio Ambiente, sob a condução da promotora Ana Luiza Avila Peterlini de Souza.
O projeto também inclui o plantio de 40 árvores frutíferas, tornando a Praça do Passaredo uma das áreas públicas com maior diversidade de espécies frutíferas implantadas pela Prefeitura — uma iniciativa que valoriza o bem-estar, a sombra, o conforto térmico e a relação da comunidade com o meio ambiente.
A entrega do novo espaço soma-se às ações realizadas pela Prefeitura de Cuiabá no bairro ao longo deste ano. Em junho, a Secretaria Municipal de Cultura promoveu o evento “Dia Passaredo”, marcando a reabertura oficial do Complexo Multiuso do Jardim Passaredo. O evento contou com uma ampla programação cultural, esportiva, de lazer e prestação de serviços essenciais.
O Complexo, que ficou cerca de seis meses fechado durante a transição de gestão, voltou a ser administrado pela Secretaria de Cultura após ter sido cedido temporariamente pela Secretaria Municipal de Educação. Moradores do Passaredo e de outros cinco bairros do entorno, São Francisco, Tijucal, Recanto do Sol, Jardim dos Ipês e Osmar Cabral, participaram gratuitamente das atividades.
Com a inauguração da Praça Poliesportiva Cristiano Justino Feo Roza, a Prefeitura reforça seu compromisso com a revitalização dos espaços públicos, sustentabilidade urbana, convivência comunitária e qualidade de vida na região Sul.
Serviço
Inauguração da Praça Poliesportiva Cristiano Justino Feo Roza (Praça do Passaredo)
Quando: Quinta-feira, 11 de dezembro de 2025
Horário: 20h
Local: Rua F, bairro Jardim Passaredo – Região Sul de Cuiabá
Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT
Cuiabá
Parceria entre Estado e Prefeitura mira 10 mil moradias e reforço na segurança
O prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini, e o governador de Mato Grosso, Otaviano Pivetta, fecharam duas parcerias estratégicas na tarde desta segunda-feira (20), durante reunião realizada no Palácio Paiaguás, voltadas ao fortalecimento da segurança pública e ao avanço da política habitacional na capital.
O encontro consolidou a atuação conjunta entre Estado e município, com a definição de equipes técnicas que irão estruturar e acelerar soluções nas duas áreas prioritárias. Na habitação, o principal compromisso firmado é viabilizar a construção de até 10 mil unidades habitacionais em Cuiabá, com foco na população de menor renda e na redução do déficit estimado em cerca de 44 mil moradias.
A estratégia prevê modelos complementares, como a ampliação de parcerias com a iniciativa privada, uso de áreas públicas e estímulo a programas de loteamento urbanizado, permitindo que famílias tenham acesso ao terreno e a subsídios para construção da casa própria. A iniciativa também busca reduzir ocupações irregulares e garantir mais dignidade às famílias cuiabanas.
“Estamos unindo esforços para enfrentar um dos maiores desafios da cidade, que é o déficit habitacional. Com o apoio do Governo do Estado, queremos garantir a construção de 10 mil unidades e ampliar o acesso à moradia digna para a nossa população”, afirmou o prefeito Abilio Brunini.
Segurança Pública
Na área de segurança pública, a parceria prevê o reforço do policiamento nos bairros, ampliação da presença das forças de segurança e integração de ações entre Estado e município. Entre as medidas discutidas estão a expansão da atividade delegada, o fortalecimento do monitoramento por câmeras e a estruturação da Guarda Municipal, com apoio estadual.
“O trabalho integrado com a Prefeitura de Cuiabá é fundamental para avançarmos de forma concreta. Nosso objetivo é melhorar a segurança nos bairros e, ao mesmo tempo, garantir políticas habitacionais que impactem diretamente na qualidade de vida da população”, destacou o governador Otaviano Pivetta.
Também participaram da reunião secretários estaduais, representantes municipais e vereadores. A coordenação dos trabalhos ficará sob responsabilidade de equipes técnicas conjuntas, que deverão apresentar propostas e encaminhamentos nos próximos dias, garantindo agilidade na execução das ações definidas.
Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT
-
Cuiabá1 dia atrásAna Karla consolida protagonismo na Secom com entregas e impacto direto em Cuiabá
-
Coluna VIP MT5 dias atrásAniversario de Cuiabá 307 anos
-
Cuiabá7 dias atrásCabaré com Leonardo e Bruno & Marrone é adiado em Cuiabá
-
Cuiabá6 dias atrásAbilio propõe empréstimo de R$ 111,6 milhões por 10 anos
-
Mato Grosso7 dias atrásDr. João dá início a capacitação inédita sobre hanseníase para agentes de saúde na ALMT
-
Mato Grosso1 dia atrásPrimavera do Leste vive ciclo histórico de investimentos sob gestão Sérgio Machnic
-
Cuiabá3 dias atrásBeleza, sofisticação e boas energias: o papel doscristais na iluminação
-
Mato Grosso7 dias atrásPrefeito Cláudio Ferreira anuncia investimento de R$ 2 bilhões da COFCO em Rondonópolis






