Cuiabá
Prefeitura de Cuiabá inicia mutirão de cirurgias ortopédicas no HMC
Cuiabá
A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Empresa Cuiabana de Saúde Pública (ECSP), inicia nesta terça-feira (1º) um mutirão de cirurgias ortopédicas eletivas no Hospital Municipal de Cuiabá (HMC). A ação pretende reduzir a fila de espera de pacientes já avaliados e com indicação cirúrgica para procedimentos como prótese de quadril e artroscopia de ombro.
As cirurgias serão realizadas no decorrer da semana, com previsão de atender ao menos dois pacientes por dia. A iniciativa contempla pacientes acompanhados pelo ambulatório especializado do próprio HMC, que já passaram por triagem com ortopedistas e têm diagnóstico definido para a necessidade da intervenção cirúrgica.
“O foco desse mutirão são as cirurgias eletivas, ou seja, aquelas que não são de urgência, mas que impactam diretamente na qualidade de vida do paciente. Neste primeiro momento, vamos realizar artroscopias de ombro e implante de prótese de quadril. Já realizamos anteriormente cirurgias de reconstrução de ligamento do joelho, e agora estamos avançando para outras demandas igualmente importantes”, explica o médico cirurgião ortopédico Dr. Vitor Savério Spalatti, que coordena o Centro Cirúrgico do HMC.
A logística do mutirão foi organizada para garantir eficiência e segurança. A internação dos pacientes será feita no máximo um dia antes da cirurgia, ou no mesmo dia, e a previsão de alta é para o dia seguinte ao procedimento, garantindo agilidade no atendimento e rotatividade dos leitos.
“No caso das próteses de quadril, nossa meta é que o paciente já consiga se levantar e dar os primeiros passos com auxílio de andador e com o acompanhamento da equipe de fisioterapia ainda no primeiro dia após a cirurgia. Já nas artroscopias, que são procedimentos minimamente invasivos, o paciente recebe orientações detalhadas, por escrito e verbalmente, sobre os cuidados pós-operatórios, e é liberado com imobilização e suporte adequado”, detalha o Dr. Spalatti.
Mesmo com a intensificação das cirurgias eletivas, o atendimento às urgências ortopédicas seguirá normalmente, sem prejuízo ao fluxo regular do hospital.
“Ainda que esses pacientes não sejam casos de emergência, eles aguardam há bastante tempo por uma solução. São cirurgias que fazem diferença significativa na mobilidade, na dor e no bem-estar dessas pessoas. Por isso, estamos avançando nesse mutirão com responsabilidade, planejamento e respeito à fila de espera”, completa o médico.
A secretária municipal de Saúde, Dra. Lucia Helena Barboza Sampaio, destacou que este é mais um dos mutirões que vêm sendo realizados pela atual gestão para reduzir a fila de cirurgias eletivas em Cuiabá.
“Desde o início do ano, temos intensificado os esforços para avançar com mutirões em diversas especialidades. Esse movimento faz parte de um plano maior de reorganização da nossa rede cirúrgica, buscando devolver dignidade e qualidade de vida aos pacientes que esperam por esses procedimentos. Seguiremos com novos mutirões ao longo do semestre para continuar diminuindo a fila e atender com mais agilidade a população cuiabana”, afirmou a gestora.
A iniciativa reforça o compromisso da Prefeitura de Cuiabá em ampliar o acesso às cirurgias especializadas e fortalecer o atendimento no maior hospital público de Mato Grosso.
#PraCegoVer
A imagem ilustra a fachada do Hospital Municipal de Cuiabá. A unidade possui as cores verde e amarela.
Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT
Cuiabá
Leis sancionadas em Cuiabá criam Semana da Saúde da Mulher e denominam ginásio no Paiaguás
A Lei nº 7.650, de autoria do vereador Ranalli, institui a Semana Municipal da Saúde Integral da Mulher no calendário do município. A iniciativa terá caráter educativo, informativo e de conscientização social, com ações voltadas à promoção da saúde feminina.
A programação deverá abordar temas relacionados à prevenção de doenças e à promoção da saúde, além de ampliar o acesso a informações sobre saúde física, mental, sexual e reprodutiva. A legislação também prevê o incentivo a ações de enfrentamento à violência contra a mulher e à discussão de políticas públicas destinadas à saúde feminina.
A semana será realizada anualmente na semana do dia 8 de março, data em que é celebrado o Dia Internacional da Mulher. Durante o período, o Poder Público poderá desenvolver, em parceria com instituições públicas e privadas, campanhas de conscientização, palestras, seminários e outras atividades relacionadas aos objetivos previstos na lei.
A segunda medida é estabelecida pela Lei nº 7.651, também sancionada em 28 de setembro de 2026. De autoria do vereador T. Coronel Dias, a norma denomina de “Rainerio Gabriel Rohling” o ginásio poliesportivo localizado no bairro Residencial Paiaguás.
Com a nova denominação, o Poder Executivo Municipal deverá providenciar, por meio da secretaria responsável, a instalação de placas indicativas no local. A medida formaliza a identificação do equipamento público e orienta a adequação da sinalização do espaço.
As duas leis, sancionadas pelo prefeito Abilio Brunini, entram em vigor a partir da data de publicação e passam a integrar a legislação municipal de Cuiabá. Enquanto uma estabelece uma agenda anual de ações de informação e conscientização em saúde, a outra regulamenta a denominação de um equipamento esportivo do município.
-
Mato Grosso2 dias atrásDr. João quer ampliar transplantes em MT e coloca doação de órgãos entre prioridades de novo mandato
-
Política4 dias atrásJustiça barra censura de Riva e garante direito de Zé Medeiros expor decisão de Moraes que tirou seu tempo de propaganda
-
Mato Grosso3 dias atrásZé Medeiros pede apuração de suposto conflito de interesse de Moraes, Gilmar e Dino no caso Banco Master
-
Mato Grosso6 dias atrásPrefeitura abre auditoria para investigar pagamento irregular de iluminação em condomínios e descarta nova taxa
-
Política2 dias atrásLéo Bortolin reúne cerca de 1.500 pessoas em Primavera do Leste e reforça compromisso com a saúde de Mato Grosso
-
Mato Grosso3 dias atrásAbilio reafirma que Bolsonaro definiu Zé Medeiros como candidato ao Senado e aponta Mauro ou Galvan para segundo voto
-
Política1 dia atrásMedeiros cobra investigação do MP para suplente de Janaína Riva, suspeito de envolvimento com o PCC e investigado na CPMI do INSS
-
Política3 dias atrásLeitura e criatividade transformam atividades do ETA em momentos de diversão na EMEB Manoel João de Arruda











