Cuiabá
Prefeitura de Cuiabá paga aposentados, pensionistas e injeta R$ 30 milhões na economia
Cuiabá
A Prefeitura de Cuiabá realiza nesta sexta-feira (24) o pagamento de aposentados e pensionistas do município, antecipando o calendário habitual, que ocorre no dia 25 de cada mês. A medida garante a liberação de mais de R$ 30 milhões, beneficiando diretamente cerca de 5,5 mil segurados e reforçando a circulação de recursos na economia local.
A iniciativa evidencia o trabalho da gestão do prefeito Abilio Brunini na condução responsável das finanças públicas, assegurando o repasse dos valores dentro de uma política de equilíbrio fiscal e respeito aos servidores da municipalidade.
Segundo o secretário do Cuiabá Prev, Fernando Jorge Mendes de Oliveira, a medida foi adotada para garantir que todos os beneficiários tenham acesso aos valores dentro do mesmo período útil, assegurando organização e previsibilidade no recebimento.
Além de garantir o direito dos segurados, o pagamento reforça o compromisso da administração municipal com a regularidade da folha previdenciária e a responsabilidade fiscal. O prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini, destacou que a medida busca assegurar previsibilidade e segurança para aposentados e pensionistas.
“A antecipação do pagamento é uma forma de garantir que todos os beneficiários tenham acesso ao recurso no mesmo período, com organização e respeito ao servidor. Isso também contribui para movimentar a economia e reforça o compromisso da gestão com a responsabilidade fiscal”, pontuou.
Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT
Cuiabá
Fiscalização encontra produtos vencidos em cantina de clube em Cuiabá
A Operação Alvará Regular: Férias Seguras interditou, na quarta-feira (17), a lanchonete de um clube em Cuiabá após identificação de falta de alvarás, produtos vencidos e diversas irregularidades sanitárias e de segurança.
A ação, realizada pela Prefeitura de Cuiabá em parceria com órgãos de fiscalização, ocorrerá todas as quartas, quintas e sextas-feiras, com o objetivo de prevenir acidentes e garantir a segurança dos frequentadores de clubes e balneários durante o período de férias escolares.
De acordo com a secretária de Ordem Pública, Juliana Palhares, a operação tem como foco orientar os estabelecimentos e assegurar a proteção dos consumidores. “Além de orientar, nosso objetivo é verificar as condições de segurança para quem frequenta esses locais. Nesta primeira inspeção coletiva, algumas irregularidades foram constatadas, e foi necessária a interdição da cantina devido à ausência das documentações mínimas exigidas, além da identificação de produtos vencidos e impróprios para consumo”, afirmou.
A Vigilância Sanitária encontrou equipamentos em desuso, utensílios e móveis fora dos padrões exigidos pela legislação, alimentos armazenados de forma inadequada, produtos vencidos e itens sem identificação ou procedência. Carnes, embutidos e bacon em situação irregular foram descartados imediatamente na presença do responsável pelo estabelecimento. O órgão concedeu prazo de 45 dias para que todas as irregularidades sejam sanadas, incluindo a obtenção do alvará sanitário e a adequação das condições de armazenamento e manipulação dos alimentos.
Já o Procon Municipal apreendeu 30 produtos com prazo de validade vencido, entre eles água sem gás, cervejas, bebidas do tipo gin-tônica, pacotes de banana frita e macarrão instantâneo. Também foram constatadas falhas na prestação de informações obrigatórias aos consumidores, como a ausência de tabela de preços, informações sobre formas de pagamento e orientações sobre os canais de defesa do consumidor.
A secretária-adjunta do Procon, Mariana Almeida Borges, informou que foram emitidos auto de constatação, auto de infração e auto de apreensão. “Detectamos irregularidades na cantina do clube, especialmente relacionadas a produtos vencidos e à falta de informações básicas ao consumidor”, destacou.
O Corpo de Bombeiros verificou que a edificação do clube, localizado no bairro Despraiado, não possuía os dispositivos preventivos mínimos contra incêndio e estava sem o alvará da corporação. Também foram identificadas estruturas provisórias montadas sem responsável técnico, extintores vencidos e a ausência de guarda-vidas ou salva-vidas habilitado para atuar na piscina do local. Foram emitidos termo de notificação e termo de advertência, com prazo de 90 dias para a regularização das pendências.
O Crea-MT informou que irá apurar se eventos realizados no espaço contaram com o acompanhamento de profissional legalmente habilitado. Caso não seja constatada a participação de engenheiro, arquiteto ou técnico responsável, os organizadores poderão ser notificados e autuados.
A equipe do conselho também apontou a ausência de acessibilidade para pessoas com deficiência física. O caso será analisado junto aos órgãos competentes para definição das medidas necessárias à adequação do espaço.
Coordenada pela Secretaria Municipal de Ordem Pública (Sorp), a Operação Alvará Regular: Férias Seguras reúne equipes do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT), Procon Municipal, Vigilância Sanitária, Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso (Crea-MT) e Secretaria Municipal de Segurança Pública. As fiscalizações seguem até o dia 3 de julho.
Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT
-
Cuiabá5 dias atrásPrefeito anuncia quatro telões para os próximos jogos da Seleção durante festa nos bairros
-
Várzea Grande4 dias atrásOperação Céu Azul apreende linha chilena com menores e reforça alerta sobre riscos do material cortante
-
Política1 dia atrásCâmara aprova MP sobre piso do frete e inclui anistia a multas por bloqueio de estradas; acompanhe
-
Esportes5 dias atrásBrasil empata apenas pela quarta vez em uma estreia de Copa do Mundo; veja histórico
-
Esportes6 dias atrásParque Novo Mato Grosso fará transmissão do jogo do Brasil contra o Marrocos
-
Política6 dias atrásComissão aprova proibição de leilão e penhora de espaços culturais tombados
-
Cuiabá6 dias atrásPrefeito reúne diretores e destaca investimentos, infraestrutura e acolhimento nas escolas
-
Política6 dias atrásComissão aprova proposta que reconhece certificação de bombeiro mergulhador











