Cuiabá
Prefeitura de Cuiabá resgata tradição esportiva com o retorno do UniCuia
Cuiabá
Após mais de 13 anos, Cuiabá volta a celebrar uma de suas maiores tradições esportivas. A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Smel), anuncia o retorno dos Jogos Abertos Cuiabanos – UniCuia, que terão início no dia 8 de novembro de 2025.
A competição marca uma nova fase no incentivo ao esporte amador e profissional na capital. Com modalidades de futsal, handebol, basquetebol e voleibol, o UniCuia será disputado em diversas unidades esportivas do município e reunirá atletas de ambos os sexos, sem limite de idade.
As inscrições já estão abertas. Para se inscrever clique aqui.
Organizado em parceria com as federações esportivas de cada modalidade, o evento contará com arbitragem profissional, garantindo qualidade técnica e credibilidade às disputas. As regras e regulamentos serão divulgados por meio dos boletins e congressos técnicos oficiais.
De acordo com o secretário municipal de Esporte e Lazer, Jefferson Neves, o retorno do UniCuia representa o resgate de uma tradição esportiva e o fortalecimento das políticas públicas voltadas à prática esportiva em todas as idades.
“A proposta de restabelecer o UniCuia, depois de mais de 13 anos desde sua última edição, é resgatar uma tradição importante do esporte cuiabano. Queremos retomar uma cultura de competições voltadas ao público adulto, valorizando os atletas que já não fazem parte das categorias de base, mas que continuam ativos e comprometidos com o esporte. Além disso, o UniCuia será o ponto de partida para a formação da Seleção Cuiabana que representará a capital nos Jogos Abertos Estaduais ainda neste ano”, destacou o secretário.
Para o secretário-adjunto da Smel, Otávio Rodrigo, a iniciativa vai além da competição. “Os jogos abertos, além dos seus objetivos principais, promovem benefícios que vão muito além das quadras. São uma ferramenta de desenvolvimento pessoal, emocional e social, que contribui para a formação integral dos participantes”, afirmou.
O UniCuia também marca o encerramento do calendário esportivo municipal, reunindo atletas de diferentes gerações e abrindo caminho para novas iniciativas da Prefeitura, como os Jogos Master e os Jogos da Terceira Idade, previstos para os próximos anos.
Com o retorno dos Jogos Abertos Cuiabanos, a Prefeitura de Cuiabá reforça seu compromisso com o esporte como instrumento de integração, cidadania e qualidade de vida.
#PraCegoVer
A imagem que acompanha a matéria mostra um evento esportivo realizado pela Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Smel) em meados do ano.
Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT
Cuiabá
Prefeitura e Iphan articulam parceria para destravar obras no Centro Histórico
O diálogo entre a Prefeitura de Cuiabá e o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), que já vinha sendo conduzido com a superintendência estadual, agora ganha encaminhamento em nível nacional. Neste sábado (18), representantes do Iphan estiveram no gabinete do prefeito Abilio Brunini, junto com o secretário municipal de Planejamento e Desenvolvimento Urbano, José Afonso Portocarrero, para discutir uma parceria voltada à desburocratização de reformas e intervenções no Centro Histórico da capital.
No mesmo dia também foi realizada a entrega do casarão restaurado na Praça do Rosário, no Centro Norte de Cuiabá, marcando o retorno da família ao imóvel e um avanço nas ações de preservação do patrimônio histórico. Durante o encontro institucional, o prefeito Abilio Brunini destacou a importância da cooperação entre os entes públicos para viabilizar a revitalização da região central.
“O nosso sonho é transformar o Centro Histórico em um espaço novamente frequentado pela cuiabania e pelos turistas, onde a vida, a cultura e o lazer voltem aos becos e ruas da capital velha. Para isso, precisamos da colaboração de todos os entes, buscando soluções conjuntas e mais agilidade nos processos para garantir as intervenções necessárias”, afirmou.
Casarão restaurado integra ações de revitalização
A edificação entregue, localizada na Praça do Rosário, nº 65, havia sido atingida por um incêndio em 2018, que destruiu a cobertura e comprometeu a estrutura interna. Desde então, o imóvel entrou em processo de deterioração, com perda de paredes e agravamento das condições de habitabilidade.
A reconstrução foi viabilizada por meio do Canteiro Modelo de Conservação de Cuiabá (CMCC), projeto de extensão da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), em parceria com o Iphan, dentro do Programa Conviver.
As obras ocorreram entre agosto de 2025 e abril de 2026 e envolveram oficinas, mutirões e atividades práticas que mobilizaram mais de 100 participantes, entre estudantes, profissionais e membros da comunidade. A iniciativa integra ações de assistência técnica voltadas a habitações de interesse social em áreas urbanas tombadas.
Coordenadora do Canteiro Modelo de Conservação, a professora doutora Luciana Pelaes Mascaro destacou que o projeto busca atender famílias de baixa renda que enfrentam dificuldades para manter imóveis históricos, além de contribuir para a permanência da população no centro da cidade.
“Conseguimos recurso para fazer a recuperação de habitações para pessoas com renda de até três salários mínimos, que têm dificuldade de manter esses imóveis tombados. A principal importância é ajudar essas famílias e fixar moradores no centro, o que contribui para uma cidade mais compacta, dinâmica e segura, fortalecendo o comércio e as relações urbanas”, informou.
O secretário municipal José Afonso Portocarrero ressaltou o apoio da Prefeitura de Cuiabá à iniciativa e a expectativa de ampliação do projeto para outros imóveis do centro histórico.
“A prefeitura tem conhecimento do projeto e fica muito contente com essa iniciativa do Iphan com a Universidade Federal. Estamos apoiando no que for necessário. A gente espera que essa proposta se expanda, porque há uma área grande do centro histórico com casarões em processo de abandono, e a ideia é ampliar a quantidade de imóveis atendidos”, contextualizou.
Já o presidente do Iphan, Deyvesson Israel Alves Gusmão, enfatizou o papel da participação social na preservação do patrimônio e os impactos do programa na revitalização dos centros históricos.
“O programa Conviver nasce da necessidade de interlocução do poder público com a sociedade na conservação de áreas históricas. A preservação só é efetiva com participação social, e o principal resultado é um centro histórico vivo, com pessoas morando e vivendo nesses espaços. A recuperação desses imóveis é voltada para famílias de baixa renda e contribui para o desenvolvimento social, econômico, estimula o turismo e fortalece a cidadania”, pontuou.
Além de devolver o imóvel à família, a entrega reforça a importância da preservação do patrimônio cultural e das relações comunitárias no entorno da Igreja de Nossa Senhora do Rosário e Capela de São Benedito, um dos principais marcos históricos e religiosos de Cuiabá.
Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT
-
Cuiabá5 dias atrásCabaré com Leonardo e Bruno & Marrone é adiado em Cuiabá
-
Coluna VIP MT3 dias atrásAniversario de Cuiabá 307 anos
-
Mato Grosso5 dias atrásDr. João dá início a capacitação inédita sobre hanseníase para agentes de saúde na ALMT
-
Cuiabá4 dias atrásAbilio propõe empréstimo de R$ 111,6 milhões por 10 anos
-
Rondonópolis6 dias atrásAlessandra Ferreira transforma assistência social e vira vitrine política em Rondonópolis
-
Cuiabá13 horas atrásBeleza, sofisticação e boas energias: o papel doscristais na iluminação
-
Mato Grosso5 dias atrásPrefeito Cláudio Ferreira anuncia investimento de R$ 2 bilhões da COFCO em Rondonópolis
-
Cuiabá7 dias atrás200 Simininas vibram com futebol feminino na Arena Pantanal





