Cuiabá
Prefeitura realiza 4º Fórum Municipal de Inclusão e Acessibilidade com foco no esporte
Cuiabá
A Prefeitura de Cuiabá realiza, no próximo dia 22 de maio, o 4º Fórum Municipal de Inclusão e Acessibilidade 2026, com o tema “Esporte como Ferramenta de Inclusão e Transformação Social em Cuiabá”. O evento será realizado a partir das 13h30, no auditório da Universidade de Cuiabá, unidade Beira Rio.
O fórum é promovido pela Secretaria Adjunta de Inclusão e reunirá representantes do poder público, sociedade civil, profissionais da área esportiva, pessoas com deficiência e instituições parceiras para discutir o papel do esporte na promoção da inclusão, acessibilidade, autonomia e qualidade de vida da população PCD.
A proposta é ampliar o debate sobre políticas públicas inclusivas por meio do esporte, destacando iniciativas que promovam participação social, desenvolvimento humano e combate às barreiras enfrentadas pelas pessoas com deficiência.
O prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini, e o secretário-adjunto de Inclusão, Andrico Xavier, assinam o convite oficial do evento.
O Fórum Municipal de Inclusão e Acessibilidade vem consolidando uma agenda permanente de diálogo e construção coletiva em Cuiabá, abordando temas ligados à acessibilidade, mobilidade urbana, educação, saúde e garantia de direitos das pessoas com deficiência.
Serviço
Evento: 4º Fórum Municipal de Inclusão e Acessibilidade 2026
Tema: “Esporte como Ferramenta de Inclusão e Transformação Social em Cuiabá”
Data: 22 de maio
Horário: 13h30
Local: Auditório da Universidade de Cuiabá – Unidade Beira Rio.
Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT
Cuiabá
Cuiabá sanciona leis que reconhecem santuário e Cruz do Papa como patrimônios municipais
A Prefeitura de Cuiabá sancionou, nessa sexta-feira (16), duas leis que reconhecem o Santuário Eucarístico São João Paulo II e o local onde o pontífice celebrou uma missa em 1991 como patrimônios do município.
As medidas foram oficializadas durante a solenidade em comemoração aos 35 anos da visita do papa à capital e buscam preservar a memória histórica, cultural e religiosa do espaço.
A Lei nº 7.660, de 16 de outubro de 2026, reconhece o santuário como patrimônio cultural e religioso de Cuiabá e declara patrimônio cultural imaterial as celebrações, peregrinações, procissões e demais manifestações de fé realizadas no local.
Já a Lei nº 7.661, da mesma data, declara patrimônio histórico e cultural de relevância religiosa a área onde São João Paulo II celebrou a missa em 16 de outubro de 1991, delimitada em um raio aproximado de 60 metros a partir do ponto onde foi instalado o altar.
As duas leis são de autoria do vereador Tenente-Coronel Dias e têm caráter declaratório e honorífico. O objetivo é valorizar a importância histórica do local e contribuir para a preservação das tradições religiosas ligadas à visita do pontífice.
Durante a solenidade, o prefeito Abilio Brunini destacou a importância de manter viva a memória de São João Paulo II e de investir na estrutura do espaço para ampliar o acesso dos fiéis e visitantes.
“Quero contribuir para fortalecer esse espaço. A Prefeitura está aqui para servir à comunidade e à nossa população, e vamos continuar trabalhando para que esse local seja cada vez mais valorizado”, afirmou.
O vereador Tenente-Coronel Dias, autor das duas leis, ressaltou a importância do reconhecimento oficial para a preservação da história religiosa de Cuiabá e da memória da passagem de São João Paulo II pela capital.
“Esse reconhecimento é uma forma de valorizar a história de Cuiabá e preservar um espaço que representa a fé de tantas pessoas. A visita de São João Paulo II marcou a cidade, e essas leis ajudam a manter viva essa memória para as próximas gerações”, destacou.
Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT
-
Coluna VIP MT5 dias atrásFestival Calypsoul Joelma – Cuiabá MT
-
Coluna VIP MT5 dias atrásExpo Caceres -MT Ditado Produções
-
Diamantino7 dias atrásAGIRF aplica R$ 1,79 milhão em multas à Águas de Diamantino por falhas na prestação dos serviços de água
-
Polícia4 dias atrásOperação mira influenciadora digital de VG por jogos ilegais e lavagem e bloqueia R$ 102 milhões
-
Diamantino7 dias atrásDiamantino realiza Semana das Crianças na Biblioteca-Parque e atende mais de 160 alunos da rede municipal
-
Opinião23 horas atrásAssistência social, habitação e oportunidades: uma agenda para enfrentar a pobreza
-
Política4 dias atrásCasa 22 será inaugurada hoje em Cuiabá para mobilizar apoio a Flávio Bolsonaro
-
OAB3 dias atrásOAB-MT se reúne com Governo e requer prioridade na conclusão da reforma de parlatórios no Centro de Detenção Provisória de Lucas do Rio Verde












