Cuiabá

Prevenção às queimadas é tema relevante na Tribuna Livre

Publicado em

Cuiabá

Ana Cláudia Guimarães – assessoria Vereador T. Coronel Dias

O período das chuvas se encerrou e, com isso, a população e os órgãos responsáveis começam a se preocupar com a chegada da seca. É notória a relevância que se deve dar ao tema, levando em consideração os índices de umidade que Cuiabá atinge nos meses em que o clima é predominantemente seco, tornando-se um ambiente propício ao grande número de queimadas e à dificuldade de seu controle.

Pensando na prevenção de grandes eventos ambientais nesse período e em informar a população, o vereador T. Coronel Dias (Cidadania) convidou o secretário-adjunto da Defesa Civil, Coronel Alessandro Borges Ferreira, para participar da Tribuna Livre desta terça-feira, 3, e falar sobre as ações que serão executadas e as que já estão sendo cumpridas pelo órgão em Cuiabá.

Por isso, em prol desse enfrentamento, a Defesa Civil está realizando um trabalho articulado com as secretarias de Ordem Pública, de Obras e a Limpurb para a execução dessas ações, além da orientação às lideranças de diversas regiões da capital. “Já fizemos reuniões com líderes comunitários de algumas regiões para mostrar a importância das ações da própria população na prevenção”, ressaltou o secretário.&nbsp

Neste período do ano, é notório a baixa umidade e muitas partículas em suspensão, com elas, surgem muitas doenças respiratórias, principalmente em crianças e idosos.&nbsp

“Temos que trabalhar fortemente na prevenção, porque é ela que vai nortear o combate às queimadas urbanas e, consequentemente, contribuir para a redução da fumaça e para a melhoria da qualidade de vida do cidadão cuiabano”, frisou o secretário, com foco em gerar menor impacto na saúde da população.

Para Dias, proponente da tribuna, Cuiabá vinha deixando essa atividade relevante em segundo plano. Com a nomeação do coronel, os trabalhos da Defesa Civil voltaram a ter protagonismo.&nbsp

“Agora, retomamos com afinco as ações para essas duas situações que afligem nossa capital: as queimadas e as enchentes. Inclusive, ressalto a importância do reforço na equipe de brigadistas, para que o trabalho do órgão seja ainda mais efetivo”, concluiu o vereador.

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Cuiabá

USF Dr. Fábio inicia atendimentos e será inaugurada oficialmente nesta sexta-feira

Publicados

em

A Unidade de Saúde da Família (USF) Dr. Fábio já está funcionando desde esta segunda-feira (19), em Cuiabá. O anúncio foi feito pelo prefeito Abílio Brunini, que destacou que a unidade começou a atender a população antes da inauguração oficial, marcada para sexta-feira (23), às 9h30.

“Já abrimos e botamos para funcionar o posto de saúde do Doutor Fábio. Não está inaugurado, nós vamos inaugurar na sexta, mas já está aberto. Nós não vamos ficar esperando inaugurar para botar para funcionar. Muita gente precisando do posto de saúde e o posto de saúde lá pronto, vamos deixar parado?”, declarou o prefeito.

A USF atende moradores do bairro Doutor Fábio e de comunidades adjacentes, em uma região com população estimada em aproximadamente 16 mil pessoas. A estrutura conta com consultório odontológico e equipes de Saúde da Família, compostas por médicos, enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem, cirurgiões-dentistas, profissionais de saúde bucal e agentes comunitários de saúde.

Os serviços de revitalização incluíram melhorias na estrutura física, com novos materiais, cadeiras e equipamentos, visando oferecer melhores condições de trabalho aos profissionais e mais conforto aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).

A entrega faz parte das ações da Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e da Secretaria Adjunta de Atenção Primária, para fortalecer a rede municipal de saúde e melhorar a infraestrutura das unidades que atendem a população.

Além da USF Dr. Fábio, outras unidades também passam por intervenções, como a USF Santa Amália/Jardim Araçá. Somente em 2026, a gestão municipal já entregou as Unidades de Saúde da Família Jardim Passaredo, Pedregal, Praeiro e Araés.

A Atenção Primária é considerada a principal porta de entrada do SUS e desempenha papel fundamental na prevenção de doenças, na promoção da saúde e no acompanhamento contínuo dos usuários.

SERVIÇO

Assunto: Inauguração oficial da Unidade de Saúde da Família Dr. Fábio
Quando: Sexta-feira, 23 de outubro de 2026
Horário: 9h30
Local: USF Dr. Fábio, região Leste de Cuiabá
Endereço: Endereço: Rua Sapezal, s/n – Bairro Doutor Fábio Leite

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

ESPORTES

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA