Cuiabá
Projetos do Executivo que valorizam servidores são aprovados pela Câmara
Cuiabá
Três projetos encaminhados pelo Executivo Municipal foram aprovados pelos vereadores de Cuiabá na noite desta quinta-feira (19), durante sessão extraordinária da Câmara Municipal. As medidas representam conquistas consideradas divisoras de águas para os profissionais da educação infantil, especialmente para as categorias de TDI e CAD, além de atender a uma luta antiga da enfermagem com a redução do interstício para progressão na carreira.
Para garantir a aprovação das matérias, o prefeito Abilio Brunini foi pessoalmente à tribuna e pediu o apoio dos parlamentares, destacando o impacto direto das propostas na valorização profissional e na dignidade dos servidores públicos. Em seu discurso, o gestor contextualizou que as mudanças não se tratam apenas de ajustes administrativos, mas de correções históricas em carreiras que há anos aguardavam reconhecimento.
Um dos principais projetos aprovados trata da transformação dos cargos de Técnicos de Desenvolvimento Infantil em professores de ensino infantil. Com a mudança, os profissionais passam a ter reconhecimento pleno como docentes, com valorização salarial e direito à aposentadoria nos mesmos moldes dos professores do ensino fundamental. “Estamos fazendo uma mudança real de carreira. A partir de agora, deixa de existir TDI. Esses profissionais passam a ser reconhecidos como professores do ensino infantil, com dignidade, valorização e justiça”, afirmou o prefeito.
Outra conquista relevante foi a reestruturação das CADs, que deixam de ser denominadas apenas como cuidadoras e passam a ser Auxiliares de Desenvolvimento Infantil. Segundo Abilio, a medida reconhece o papel pedagógico dessas profissionais no apoio ao aprendizado de crianças com deficiência. “Elas não apenas cuidam, elas auxiliam no desenvolvimento e no processo educacional das nossas crianças. Esse reconhecimento é fundamental”, destacou.
Na área da saúde, os vereadores aprovaram a redução do interstício da enfermagem de três para dois anos, uma reivindicação antiga da categoria. A alteração permite progressão mais rápida na carreira para enfermeiros e técnicos de enfermagem. “É uma luta de anos. Muitos profissionais estavam perto de se aposentar sem conseguir progredir. Agora isso muda”, disse o prefeito.
Abilio ressaltou ainda que as aprovações ocorrem fora de período eleitoral e cumprem compromissos assumidos há anos. “Não é promessa de campanha. É compromisso sendo cumprido. São decisões que mudam a vida das pessoas e fortalecem o serviço público”, concluiu.
Com a aprovação dos projetos, as mudanças passam a valer a partir do próximo ano, consolidando um novo marco para as carreiras da educação infantil e da enfermagem em Cuiabá.
Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT
Cuiabá
Emeb Abdala José de Almeida encerra Semana dos Migrantes e Refugiados com apresentação de danças e ato ecológico
A Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) Abdala José de Almeida – reuniu nesta sexta-feira (28) as unidades das regiões Leste e Oeste, para o encerramento da 1ª Semana do Imigrante e do Refugiado de Várzea Grande. A iniciativa, promovida pela Secretaria de Educação Cultura, Esporte e Lazer (Smcel) – por meio do núcleo de programas e projetos – teve por objetivo debater e fortalecer as práticas pedagógicas de acolhimento e valorização da diversidade cultural nas escolas.
A titular da pasta, Maria Fernanda Figueiredo participou do evento e destacou a importância desses movimentos que só as escolas sabem promover, e o quanto isso transforma a vida das crianças, da comunidade e da sociedade. “Sob o tema “Semeando o Futuro” este evento coroou uma semana repleta de reflexões, atividades realizadas em sala de aula, exposições de trabalhos e apresentações culturais desenvolvidas pelos estudantes, e isso tudo é muito relevante porque nós precisamos entender que não temos divisões no mundo, ele é um só e de todos que habitam nele. Então todos os migrantes e refugiados compõem o mesmo espaço do nosso planeta, e é exatamente isso que a escola defende”, ressaltou.
A gestora destacou ainda que a secretaria de Educação, atende atualmente, cerca de 700 alunos de família de migrantes e que todos têm os mesmos direitos assegurados pelos brasileiros natos. “E é por isso que estamos aqui para dizer a vocês que são o futuro do país, que possam viver na prática, combatendo a desigualdade, lutando pelos seus direitos e entendendo que todas as pessoas têm direito ao mesmo céu, o mesmo sol e a mesma lua. Que o acolhimento de hoje seja com certeza a finalização de um trabalho desenvolvido em sala de aula do conteúdo, do planejamento e que hoje está culminando nessas apresentações”.
A coordenadora pedagógica Marilene Silva disse que esse movimento realizado pelas unidades escolares surpreendeu pela qualidade dos trabalhos desenvolvidos durante as apresentações. “Foram três dias de intensas programações. A escola Eunice César abriu o evento na quarta-feira, com apresentações de danças, poesia e artes, ontem os alunos da escola Alino Ferreira apresentaram a chegada dos migrantes no Brasil e hoje os alunos da escola Abdala apresentaram uma coreografia de danças e ato ecológico, com o plantio de mudas. Todos os eventos surpreenderam pela qualidade do enredo e pelo entusiasmo das crianças, todos estão de parabéns”.
Já a professora Zilda Braga, que integra o Núcleo de Programas e Projetos, destacou a participação de todas as unidades escolares envolvidas nessa programação. “A comunidade escolar se uniu para celebrar a riqueza que o intercâmbio de vivências traz para as salas de aula, reforçando o compromisso do município com uma educação inclusiva, humanizada e garantidora de direitos humanos”.
A diretora da Escola Abdala José de Almeida, Helena Fernandes, agradeceu a participação de toda a comunidade escolar e disse que a todas as unidades envolvidas na programação, se dedicaram para a realização do evento na promoção da cultura de paz, fortalecendo ações voltadas ao respeito, à inclusão e ao acolhimento.
Símbolo de resiliência
Assim como o ipê suporta o inverno rigoroso, a seca extrema e o solo muitas vezes árido para depois florescer com uma força que impressiona, o migrante enfrenta a saudade, a distância e as barreiras culturais sem perder a sua essência. E para marcar o evento “Semeando o Futuro”, a comunidade escolar realizou um ato ecológico com o plantio de três mudas de ipê, representando o legado do projeto pedagógico e o compromisso com o futuro sustentável para a comunidade.
A secretária de Educação, Maria Fernanda Figueiredo, fez o plantio de uma muda e destacou que tanto o ipê quanto o migrante guardam suas raízes profundas na terra de origem, mas têm a capacidade extraordinária de se adaptar e embelezar qualquer solo onde decidem recomeçar. “Quando tudo parece seco e difícil, o ipê e o migrante mostram que a verdadeira força vem de dentro, transformando o recomeço em uma explosão de cores, vida e esperança”, completou.
Galeria de Fotos (5 fotos)
-
Coluna VIP MT5 dias atrásExpo sul 2026 Rondonopolis
-
Mato Grosso6 dias atrásMax lidera corrida à Assembleia Legislativa; Lúdio, Beto, Samantha e Bortolin aparecem na sequência
-
Primavera do Leste5 dias atrásPrimavera do Leste promove ação de acolhimento e cidadania para pessoas em situação de rua – Prefeitura de Primavera do Leste Primavera do Leste
-
Várzea Grande5 dias atrásGuarda Municipal interdita trecho da avenida Artur Bernardes após caminhão enroscar em fiação e derrubar cabos energizados na via
-
Cuiabá2 dias atrásEmeb Abdala José de Almeida encerra Semana dos Migrantes e Refugiados com apresentação de danças e ato ecológico
-
Mato Grosso1 dia atrásJanaina Riva declara apoio a Léo Bortolin em Primavera do Leste e promete dobrar as emendas dele para a região
-
Mato Grosso1 dia atrás“Só voto o Orçamento se tiver garantido 100% de cobertura para o Hospital do Câncer de Mato Grosso”, garante Léo Bortolin
-
Cuiabá5 dias atrásMercadinho do ETA transforma matemática em aprendizado na prática e anima alunos da EMEB Manoel João de Arruda











