Cuiabá

Secretária de Saúde realiza visitas técnicas em unidades da região sul de Cuiabá

Publicado em

Cuiabá

A secretária municipal de Saúde de Cuiabá, Danielle Carmona, realizou nesta segunda-feira (5) e terça-feira (6) uma série de visitas técnicas a unidades de saúde da região sul da capital. A ação teve como objetivo vistoriar a estrutura das unidades, avaliar o funcionamento dos serviços e identificar necessidades de melhorias, além de permitir que a gestão acompanhe de perto a realidade do atendimento prestado à população.

Na segunda-feira (5), a agenda incluiu a Unidade de Saúde da Família (USF) do Pedra 90 e a Policlínica do Pedra 90. A visita contou com a presença do secretário-adjunto de Atenção Secundária, Odair Mendonça, da secretária-adjunta de Atenção Especializada, Najla Brito, além da vereadora Baixinha Geraldelli, que acompanhou as vistorias.

Já na terça-feira (6), a secretária deu sequência às visitas técnicas, desta vez acompanhada da secretária-adjunta de Atenção Primária, Cinara Brito. Foram vistoriadas as USFs São Gonçalo, Jardim Passaredo, Tijucal, Novo Milênio, São João Del Rey, Jardim Fortaleza e Santa Laura, sendo estas duas últimas unidades conjugadas, que atendem mais de um bairro da região.

A USF São Gonçalo, uma das unidades visitadas, foi inaugurada em 2023, durante o período de intervenção na saúde municipal, quando Danielle Carmona atuava como interventora à frente da pasta. Já a USF Jardim Passaredo iniciou suas atividades em 29 de dezembro de 2025 e também passou por avaliação técnica para garantir o pleno funcionamento dos serviços.

Durante as visitas, a secretária percorreu as dependências das unidades, conversou com profissionais de saúde e verificou questões relacionadas à estrutura física, aos fluxos de atendimento e às condições gerais de funcionamento.

Segundo a secretária municipal de Saúde, estar presente nas unidades é fundamental para uma gestão mais eficiente. “A gente precisa sair do gabinete e ver de perto como as coisas estão funcionando. É aqui, na ponta, que conseguimos identificar os problemas reais, ouvir os servidores e a população e, a partir disso, tomar decisões mais assertivas para melhorar o atendimento. Nosso objetivo é fortalecer a rede e garantir um serviço cada vez mais digno para quem depende do SUS”, destacou Danielle Carmona.

A Secretaria Municipal de Saúde segue com o cronograma de vistorias técnicas em diversas regiões da capital, como parte da estratégia de gestão para aprimorar a qualidade dos serviços e assegurar melhores condições de atendimento aos usuários do SUS em Cuiabá.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Cuiabá

Audiência pública da LDO 2027 no IFMT reforça participação da juventude no futuro de Várzea Grande

Publicados

em

A Prefeitura de Várzea Grande realizou, nesta sexta-feira (14.08), audiência pública para discussão do Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2027, no Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) – Campus Várzea Grande. A iniciativa levou o debate sobre o planejamento e as prioridades do município para o ambiente acadêmico, aproximando estudantes, jovens e professores da construção dos instrumentos de planejamento público.

A prefeita Flávia Moretti destacou a realização da audiência no IFMT como uma iniciativa inovadora da gestão, com o objetivo de ampliar a transparência e incentivar a participação da sociedade, principalmente da juventude, na construção dos instrumentos de planejamento do município.

“É uma inovação que nós fizemos na nossa gestão, para poder mostrar realmente tanto a transparência quanto a participação pública na LDO. Como aqui são alunos, a academia é uma forma de gerar conhecimento e compartilhar conhecimento. Além disso, estamos construindo uma Várzea Grande para o futuro, e eles podem ser futuros prefeitos, vereadores, deputados ou ocupar outros cargos políticos”, afirmou a prefeita.

Segundo Flávia, a escolha do ambiente acadêmico também proporciona aos estudantes a oportunidade de conhecer, na prática, a realidade administrativa e os números de Várzea Grande. A participação dos jovens é considerada importante por envolver futuros profissionais que poderão atuar na gestão pública.

“É uma forma de mostrar para os alunos de Gestão Pública e outros alunos também, para conhecerem um pouquinho a realidade do município em que vivem e estudam, aqui em Várzea Grande”, explicou.

A prefeita ressaltou ainda a importância da participação dos estudantes e professores no debate sobre as necessidades do município e no conhecimento das informações relacionadas ao planejamento e ao orçamento público.

“Dar oportunidade para eles debaterem a realidade do município, conhecerem os números de Várzea Grande, que são os futuros gestores, é pensar no futuro de Várzea Grande. É uma oportunidade, uma inovação da nossa gestão, uma decisão da prefeita e, com certeza, já deu resultado positivo para os alunos e para o Executivo do município”, afirmou.

O diretor-geral do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT) – Campus Várzea Grande, João Bosco Lima Beraldo, parabenizou a ação da Prefeitura.

“Isso mostra o compromisso de Várzea Grande com a educação, com os jovens e com os várzea-grandenses. Estou muito feliz com a ação. Com certeza, o IFMT estará de portas abertas para mais audiências públicas e discussões importantes para nosso município”, declarou.

A aluna Sthefanny Cristiny, de 17 anos, moradora do bairro Parque Atlântico, destacou que a audiência pública foi uma oportunidade de aprendizado e aproximação com a administração municipal.

“Eu fiquei muito satisfeita em participar desta audiência. Agradeço à prefeita pela oportunidade, pois aprendi e tirei muitas dúvidas sobre como funciona um pouco a Prefeitura de Várzea Grande”, contou.

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

ESPORTES

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA